Centro de Beleza e Bem-Estar

Equilibrium - Péssimo atendimento

Paula Cristina Pires Tavares
Paula Tavares apresentou a reclamação
3 de julho 2014

Venho por este meio dar conhecimento a todos os clientes ou potenciais clientes do centro de beleza Equilibrium (Rua Pinheiro Chagas, em Lisboa) da péssima experiência que tive neste centro de estética e expor as razões pelas quais registei uma queixa (já enviada à ASAE) no livro de reclamações do Equilibrium e porque irei pedir a devolução do valor do voucher à Odisseias.

A reclamação foi também enviada à Odisseias, para que fiquem com real noção do péssimo serviço que o parceiro Equilibrium presta aos seus clientes e para que saibam, desde já, que mesmo que o Equilibrium tenha descontado o voucher (porque me exigiram que o enviasse no dia em que me confirmaram a marcação, uma semana antes, tendo ficado com acesso a todos os dados, incluindo PIN e restantes códigos... sinceramente, espero que pelo menos sejam honestos e não o façam porque o serviço não foi prestado, pelo que não têm qualquer direito de cobrá-lo!).

Em suma: estava marcada para dia 30/06, às 18:30, com um voucher Odisseias para manicure e pedicure (tempo estimado: 1 hora e meia). Cheguei 10 minutos antes da hora marcada, entreguei o voucher em papel (que me foi solicitado na "recepção", apesar de eu já o ter enviado por mail, há uma semana) e indicaram-me que seria atendida pela Isabel (pessoa que estava a trabalhar mesmo atrás de mim e que reagiu logo muito mal, gritando de forma pouco educada que está "farta de fazer vouchers"). Não gostei, logo para começar a atitude foi muito pouco correcta! Não me interessa se a manicure gosta ou não gosta de "fazer vouchers", se está "farta" ou se quer sair antes das 20:00, marcaram-me para as 18:30 e só esperava sair do Equilibrium depois ser atendida a tempo e horas e de ter as mãos e os pés bem arranjados.

Posto isto, pediram-me que aguardasse porque a D. Isabel estava a terminar de atender uma senhora... esperei pacientemente e em silêncio, mesmo atrás da D. Isabel e das suas clientes, 45 minutos (repito, 45 minutos!!!!). Nesse tempo, vi a D. Isabel terminar, com toda a calma, de atender a senhora que já lá estava quando cheguei, a seguir atendeu a filha (que comentaram as duas pessoas que estavam no balcão, não estava marcada) e deu para tudo... para brincar, conversar de tudo e mais alguma coisa, rir, mostrar fotografias, produtos para unhas (que não foram sequer aplicados, foi mesmo só para conversar e passar o tempo)... nestes 45 minutos, de olhares intrusivos e expressões pouco simpáticas por parte das duas clientes, a D. Isabel olhou várias vezes para trás (para mim), teceu comentários com as duas clientes, sem sequer me dirigir uma palavra, uma justificação pelo atraso, ou um pedido de desculpas... e eu aguardei!

É claro que 45 minutos depois, já sendo 19:15 (a manicure+pedicure tinha uma duração prevista de 1 hora e meia) e depois de assistir a toda aquela falta de respeito, apenas me restou levantar-me, pedir à "recepcionista" o meu voucher em papel e o livro de reclamações, onde registei uma queixa, que já foi enviada à ASAE. Realço que a cliente que estava antes de mim (não sei para quem, nem para que serviço) saiu do Equilibrium também após ter registado uma queixa no livro de reclamações, o que, a par do "mau aspecto" do salão e da maioria das pessoas que lá estavam a trabalhar, da falta de educação com que fui recebida pela manicure e de toda falta de profissionalismo e correcção que presenciei nos 45 minutos que lá estive, me fez ficar muito mal impressionada com este cabeleireiro / centro de estética. Correcta, apenas a pessoa que ficou na "recepção" até à hora em que saí e que foi realmente educada, pedindo-me desculpas (Depois de, inclusivamente, ter chamado à atenção à D. Isabel, por mais de uma vez, para o facto eu estar há tanto tempo à espera... alertas a que a manicure respondeu com maus modos e indiferença).

Quando me levantei para pedir o voucher e o livro de reclamações, a cliente que estava a ser atendida pela D. Isabel (filha da cliente anterior, que esteve mais de 30 minutos na conversa com a manicure, sem marcação, enquanto esta fingia que lhe tratava das unhas) levantou-se, para, alegadamente, eu ser atendida. Claro que me recusei, àquela hora já não queria fazer nada (até porque com a má vontade e falta de educação demonstrada pela manicure, desde o primeiro minuto, obviamente que não esperava sequer ser minimamente bem atendida) e a recepcionista ainda tentou demover-me e propor-me que marcasse para outro dia (fazendo uma extensão do voucher à sua responsabilidade, uma vez que o prazo terminava nesse dia). Com tão má impressão do Equilibrium, com sérias dúvidas quanto a condições de higiene, não quero sequer pensar em aí voltar, muito menos com a D. Isabel como manicure / pedicure, pelo que recusei e fiz mesmo a reclamação.

Reparei que o livro de reclamações está bastante preenchido, o que não indica nada de positivo sobre este estabelecimento. Reparei que os clientes são tratados de forma pouco correcta, quer presencialmente, quer por telefone (nos 45 minutos que aí estive assiste a vários telefonemas). Reparei que a linguagem usada pelas profissionais é muito pouco correcta, sobretudo quando na presença de clientes, além de que têm um aspecto pouco cuidado / limpo.

Não gostei daquilo que vi no Equilibrium, não voltarei, não cheguei a ser cliente nem serei e pretendo, por todos os meios ao meu dispor, partilhar esta minha experiência com todos aqueles que possam, por desconhecimento, vir a considerar o Equilibrium para algum tipo de serviço de cabeleireiro, estética ou massagem.

Lamento que um espaço destes esteja aberto no centro de Lisboa, que seja promovido por uma entidade com a Odisseias (de quem sempre tive muito boa opinião e cujos parceiros a quem comprei vouchers nunca me defraudaram) e face a tantas críticas negativas que vejo na internet e tantas reclamações feitas ao Equilibrium, julgo que deveriam seriamente ponderar a decisão de excluí-lo como parceiro, porque além de ser um péssimo serviço para os clientes, denigre a imagem da própria Odisseias.

À ASAE, exigirei a competente vistoria ao que se passou, ao espaço e à empresa e sugerirei mesmo que, nas condições actuais, este estabelecimento não reúne as condições elementares para que, como cabeleireiro e centro de estética que dizem que são, possam continuar em funcionamento. Além do profissionalismo e competência técnica (que não vi), exigem-se condições de higiene (que não existem), boa apresentação (que deixa muito a desejar), postura correcta, responsabilidade, respeito pelo cliente e boa educação (tudo manifestamente ausente...). No mínimo!

Data de ocorrência: 3 de julho 2014