ERA Imobiliária
ERA Imobiliária Marca Recomendada
ERA Portugal
  • A marca integra o maior operador mundial de franchising imobiliário. Em Portugal, contamos com mais de 200 agências de norte a sul do país e ilhas, com equipas dedicadas a trabalhar a vizinhança.

• Avenida Ilha da Madeira 35F, 4ºB
    1400-203 Lisboa, Portugal
  • qualidade@era.pt

ERA Imobiliária - Burla no site da ERA Imobiliária

Sofia Viegas
Sofia Viegas apresentou a reclamação
30 de janeiro 2017

Venho por este meio alertar para uma situação muito grave:

A ERA está a permitir que burlões coloquem no seu site anúncios falsos, e que os dados dos potenciais interessados em comprar/arrendar um imóvel sejam cedidos a terceiros.
Ao pesquisar por um determinado imóvel, e solicitar um pedido de contacto via site (supostamente à ERA), está na realidade a fazer um pedido de contacto a um privado, que fica a partir desse momento com os nossos dados. Esses dados são fornecidos directamente à pessoa que colocou um anúncio no site da ERA!
Esses burlões contactaram-me por e-mail (ver mails em anexo), o que achei estranho visto eu ter contactado a ERA (achava eu), já que recebi uma resposta automática da ERA a validar o meu pedido de informação.
Ao fazer uma pesquisa na internet pelas fotografias do imóvel percebi que se trata de uma burla, porque as mesmas fotografias apareciam em diversos anúncios de imóveis noutras cidades!! No entanto os meus contactos (e-mail e telefone) já estão na posse dessa pessoa.
Este tipo de situação tira qualquer credibilidade da ERA e leva a que alguém que procure casa NÃO recorra a esta imobiliária, porque nunca sabe a quem na realidade está a facultar os seus dados.

A ERA está a facilitar burlas de transferências indevidas de dinheiro para a contas bancárias de burlões, achando que na realidade que se está a sinalizar um imóvel.

Mais grave é caso alguém agende uma visita a um destes imóveis (falsos), e à sua espera esteja uma qualquer pessoa de má fé que a assalte, ou pior.

A ERA está abrir espaço para que estes tipos de situações aconteçam, levando a que as pessoas se sintam (falsamente) seguras por procurar imóveis no site da ERA, quando na realidade podem estar a cair numa burla.

Página onde se pode ver o anúncio (apartamento no Bonfim com renda 390euros/mês): * PROIBIDO *://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:rLOhNWh5lWkJ:www.era.pt/imoveis/default.aspx?pg=1&o=2&t=1&a=&dd=13&cc=12&ff=&z=&cp=&nq=0&p=&ar=&ca=00000000&ct=0000∨=41&idioma=pt+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk≷=pt

Em anexo envio:

- resposta automática da ERA ao pedido de contacto feito no formulário do site da ERA
- e-mail do burlão que me contactou via e-mail, após eu ter solicitado informações sobre o dito imóvel, através do formulário do site da ERA

Sem outro assunto

Sofia Viegas

Data de ocorrência: 30 de janeiro 2017
ERA Imobiliária
25 de maio 2023

Informamos que o processo se encontra encerrado.

Obrigada.
ERA Portugal.