ERA Imobiliária
ERA Imobiliária Marca Recomendada
ERA Portugal
  • A marca integra o maior operador mundial de franchising imobiliário. Em Portugal, contamos com mais de 200 agências de norte a sul do país e ilhas, com equipas dedicadas a trabalhar a vizinhança.

• Avenida Ilha da Madeira 35F, 4ºB
    1400-203 Lisboa, Portugal
  • qualidade@era.pt

ERA Imobiliária - Mau Serviço Prestado e Conflito de Interesses

Tiago José Lourenço Almeida
Tiago Almeida apresentou a reclamação
27 de agosto 2017

No dia 11 de Julho eu e a minha namorada dirigimo-nos à Era – Antas com o objetivo de recorrer aos seus serviços para adquirir um imóvel. Na pesquisa feita pela comercial que nos recebeu, foi-nos apresentado um imóvel que gostámos, um apartamento T3 situado na Rua Prof. Fernando Magano - Porto, o qual foi angariado por outra loja Era, a Era – Pinheiro Manso.

Visitámos o imóvel dia 22 de Julho de 2017. No dia seguinte, 23 de Julho, apresentámos uma proposta de compra do imóvel pelo valor total pedido, tendo-nos sido confirmado que foi a primeira proposta que receberam e que o imóvel estava reservado para nós.

Referimos por diversas vezes que iríamos recorrer a financiamento bancário. Por esse motivo, só estaríamos dispostos a assinar um contrato de promessa de compra e venda com pagamento de sinal, caso este pagamento fosse efetuado a partir do dia do resultado da avaliação do imóvel pelo banco, pois mediante a avaliação obteríamos ou não o financiamento bancário da quantia necessária e o valor de sinal exigido era avultado.

Inicialmente, foi-nos dito que os proprietários teriam aceitado essa condição. Tal informação foi-nos desdita poucos dias depois, começando uma enorme sequência de informações e afirmações contraditórias, com os comerciais da Era – Pinheiro Manso, como únicos pontos de contacto com os proprietários do imóvel, a dizer e desdizer condições dos proprietários à comercial que nos acompanhava. Descontentes com a situação, informámos que não iríamos seguir com o negócio caso a única condição que impusemos não fosse aceite.

Nesse momento, foi-nos confirmado que afinal os proprietários até estariam dispostos a seguir diretamente para a escritura, mas que para isso, seria necessário o preenchimento de uma ficha de reserva e um cheque de caução no valor de 2500€, condição à qual acedemos prontamente. Foi-nos confirmada novamente a reserva do imóvel, juntamente com um pedido para avançarmos o mais rapidamente possível junto do banco para a obtenção do crédito e avaliação do imóvel.

Uma vez que somos pessoas sérias e que pensávamos estar a lidar com verdadeiros profissionais do ramo, também idóneos e de palavra, avançámos com o processo no banco. Processo que envolve negociações, pressões para atingir valores e para avançar o mais rapidamente possível com a avaliação, recolha de documentos, abertura de novas contas, tendo para isso sido necessário ausentar-nos dos nossos trabalhos.

No dia em que íamos assinar o contrato de crédito com o banco, e dado que a referida ficha de reserva ainda não nos tinha sido devolvida com a respetiva assinatura dos proprietários, como prometido, voltámos ao contacto com a comercial que, para nosso espanto, nos diz que afinal os proprietários já não aceitam assinar a ficha de reserva do imóvel! Também aqui ficamos sem entender como é possível só termos obtido uma informação com esta importância através de um contacto que partiu da nossa iniciativa.

Após esta situação, no dia 9 de Agosto de 2017, voltámos à loja da Era – Antas com o objetivo de fazer uma reclamação. Falámos com o Diretor Comercial da loja, a quem explicámos todo o sucedido e o próprio se propôs a tratar pessoalmente do processo, caso ainda estivéssemos interessados no imóvel. No dia seguinte, entrámos em contacto com o mesmo, confirmando que ainda teríamos interesse em adquirir o imóvel, tendo o Diretor Comercial sido perentório e afirmado que iria entrar em contacto com a loja Era-Pinheiro Manso e que voltaria a ligar com uma resposta. No entanto, até à presente data não voltou a contactar-nos, inclusive, não atendeu ou sequer devolveu as nossas tentativas de contacto.

Fizemos um grande investimento pessoal, de tempo e dinheiro, mas também emocional ao longo deste processo. Saímos sem imóvel, com um cheque perdido e com a nossa palavra e imagem descredibilizadas junto de instituições das quais dependemos no nosso dia-a-dia: do banco - dado que tivemos de pedir o cancelamento de um acordo bastante negociado e aprovado - e até da nossa entidade empregadora.

Estamos extremamente insatisfeitos com este processo e com a postura da Era. Sentimos que fomos vítimas de um conflito de interesses entre duas lojas do grupo, coisa que cliente nenhum tem culpa. Sentimos ainda que a Era não mostrou interesse em nos vender este ou qualquer outro imóvel, que andou a brincar com a nossa palavra e com a nossa vida, e isto é muito grave.

Data de ocorrência: 27 de agosto 2017
ERA Imobiliária
29 de maio 2023

Informamos que o processo se encontra encerrado.

Obrigada.
ERA Portugal.