ERA Imobiliária
ERA Imobiliária Marca Recomendada
ERA Portugal
  • A marca integra o maior operador mundial de franchising imobiliário. Em Portugal, contamos com mais de 200 agências de norte a sul do país e ilhas, com equipas dedicadas a trabalhar a vizinhança.

• Avenida Ilha da Madeira 35F, 4ºB
    1400-203 Lisboa, Portugal
  • qualidade@era.pt

ERA Imobiliária - Péssimo atendimento em Oliveira de Azeméis

Maria Simões
Maria Simões apresentou a reclamação
2 de maio 2022
Boa tarde.

Venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado com o funcionamento e a forma de tratamento dos clientes da ERA Imobiliária de Oliveira de Azeméis, mais concretamente com a postura dos funcionários * e **.

A minha insatisfação deveu-se à forma como decorreu o processo de tentativa de visita e aquisição deste imóvel: https://www.era.pt/imovel/moradia-isolada-t3-oliveira-de-azemeis-ul-100220060.

A 26/4/2022 tentei contactar telefonicamente a ERA de Oliveira de Azeméis, através do número fornecido no anúncio, como sendo relativo a esta imobiliária ( envio em anexo printscreen do anúncio, como prova de que o número anunciado está errado - o número colocado no anúncio era afinal do Idealista, ao contrário do que surge no anúncio, o que induz o cliente em erro)

Uma vez ultrapassada esta limitação, nesse dia 26/04/2022 manifestei o interesse neste imóvel, através de mensagem para a ERA e Idealista. Fui eu que contactei a imobiliária no dia seguinte, que me disseram que não me poderiam naquele momento falar sobre a moradia, mas que a responsável da parte comercial me ligaria nessa manhã assim que terminasse a reunião em curso. Como já estava tarde nessa manhã e não tinha novidades, liguei novamente para a ERA de Oliveira de Azeméis, ao que me disseram que já tinha terminado a reunião e que a responsável em causa tinha ido fazer visitas - contrariamente ao que fora combinado comigo ( ligar - me logo após o final da reunião). Perante a minha persistência e desagrado por não me terem ligado no final da reunião, foi-me adiantada a informação de que a moradia estaria já reservada para um cliente e não poderiam fazer visita. Perante o meu desagrado, que disse que estaria disponível para fazer uma proposta acima do valor pedido no site, foi-me dito que não poderiam agendar qualquer visita comigo e que caso o negócio não se viesse a concretizar e fosse possível agendar uma visita, ligariam.

Perante a não realização do negócio referido, questionaram a 29/4 se poderia ser agendada visita para esse dia à tarde - expliquei que, dada a minha profissão ( médica) , não me seria possível cancelar no próprio dia as consultas , pois trabalhava até às 20 h na 6af, mas que estaria disponível para uma visita no dia seguinte. Foi me negada a possibilidade de visita no dia seguinte ( sábado), mas disseram que não haveria problema, que agendariam a visita para a 2af seguinte, dia 2/5, às 17h45. Cancelei compromissos que tinha para essa hora para poder estar presente nesse dia na visita.

Hoje, pelas 10:40, o meu marido recebeu uma chamada para nos informar que a visita que se encontrava programada para hoje havia sido cancelada, por o imovel se encontrar novamente reservado. Liguei nessa manhã e pedi para falar com a Diretora Comercial, a senhora *, que utilizou expressões como " nós queremos é vender casas" e " é assim, tivesse andado da perna na 6af" - mesmo tendo eu demonstrado realmente interesse na casa e estando disposta a comprar a moradia por um valor acima do solicitado no anúncio, o que seria do interesse do proprietário - disse isto várias vezes, mas em momento algum me foi dada a oportunidade de realizar visita à moradia ou comunicado ao proprietário que havia alguém disposto a pagar mais pela moradia do que o oferecido.
Mostrei por telefone a minha indignação à senhora * pela forma como estava a abordar a questão e a utilizar expressões que mostravam falta de profissionalismo- não considero ter sido profissional ao utilizar expressões como " tivesse andado da perna na 6af, minha cara" - tendo eu explicado que não era uma questão de andar à perna, que se tratou de ter consultas marcadas , que não poderia cancelar ou adiar dessa forma.

O meu marido fez uma reclamação acerca da situação, dirigida ao e-mail da Era Oliveira de Azeméis as 12h 50 de hoje e, como não tínhamos obtido qualquer esclarecimento adicional e perante a insatisfação com o tratamento, deslocamo-nos hoje , 2/5 , presencialmente à Era de Oliveira de Azeméis, cerca das 17- 17:30.
Pedimos para falar com o gerente desta imobiliária, o senhor **, que mencionou " admito que a * possa não ter utilizado uma expressão muito feliz, mas foi uma forma de dizer" . Perante a insatisfação em ter sido cancelada a visita no próprio dia da visita, sem possibilidade de fazer qualquer outra, foi- me dito que eram procedimentos internos da Era de Oliveira de Azeméis cancelar as visitas agendadas ( quebrando o compromisso feito com os clientes) e que não tinham interesse em vender por mais do que o valor do anúncio a moradia, pelo que nem davam a oportunidade de concretizar a visita que estava prevista. Referiu, em tom de arrogância ( utilizando um tom alto e descontrolado) " eu não vou fazer sugestões sobre a forma como os médicos fazem a consulta, não venha para aqui dizer se os procedimentos internos são ou não bons" - ao que eu respondi que só estava a sugerir uma forma diferente de gerir a situação, porque tinham assumido um compromisso que quebraram com outros clientes interessados na moradia, vedando- lhes o acesso a esta, e não permitindo ao proprietário saber que havia clientes dispostos a pagar um valor mais alto pela moradia, se lhes fosse dada essa oportunidade.
Quando referi que o número que vinha no anúncio como sendo o da ERA de Oliveira de Azeméis, estava errado - o senhor ** disse que nao estava, que era o do Idealista " que não era preciso ser médico para ver que o número que aparecia não era da ERA , mas sim do Idealista" , usando de um tom de ironia - quando me insistiu várias vezes que o que eu estava a dizer não era verdade, fui obrigada a mostrar uma fotografia do anúncio, onde se via o número associado à descrição da ERA de Oliveira de Azeméis, induzindo o cliente em erro - perante a sua falta de argumentos face às evidências que lhe mostrava e depois de eu dizer que estava a ter uma atitude arrogante comigo, dizendo que o que eu estava a dizer não era verdade, quando eu tinha a certeza que era e tinha a prova disso, ainda para mais fazendo comentários ironicos, este disse que a nossa conversa terminava ali ( conversa que nunca o foi, pois a todo o tempo usou um tom agressivo, pouco adequado para responder a alguém que estava extremamente insatisfeito com os serviços desta imobiliária) . Perante isto, referi que iria fazer a situação chegar ao seu superior hierárquico e que por isso queria saber o seu nome, (do gerente da loja , o senhor **) , este recusou-se fornecer o seu nome.

Nunca tinha assistido a tal comportamento / atendimento por parte de uma imobiliária, que considero ter sido péssimo. Nunca recomendarei a ERA de Oliveira de Azeméis a ninguém e fico sem vontade alguma de alguma vez vir a fazer negócio com esta imobiliária.
Data de ocorrência: 2 de maio 2022
ERA Imobiliária
18 de setembro 2023
Cara Maria Simões,

No seguimento da reclamação apresentada, e em conformidade com a resposta transmitida no outro processo aberto, agradecemos, desde já, o tempo que aguardou pela resposta. Caso necessite de qualquer outro esclarecimento relativamente a este tema, não hesite em contactar-nos novamente e reabriremos o processo.

Lamentamos o sucedido e que a sua experiência com a nossa marca não tenha ido ao encontro das suas expectativas.

Mais informamos que as agências ERA são sociedades jurídica e financeiramente independentes.

Muito obrigada,

www.era.pt
Maria Simões
Maria Simões avaliou a marca
2 de setembro 2022

Péssima experiência com a Era imobiliária de Oliveira de Azeméis, não houve nada de positivo, não recomendo a ninguém.