ERA Imobiliária
ERA Imobiliária Marca Recomendada
ERA Portugal
  • A marca integra o maior operador mundial de franchising imobiliário. Em Portugal, contamos com mais de 200 agências de norte a sul do país e ilhas, com equipas dedicadas a trabalhar a vizinhança.

• Avenida Ilha da Madeira 35F, 4ºB
    1400-203 Lisboa, Portugal
  • qualidade@era.pt

ERA Imobiliária - Tentativa de burla - Peso da Régua

Marco Nunes
Marco Nunes apresentou a reclamação
28 de setembro 2022
Pois é, meio mundo a tentar roubar outro meio!!! isto que sirva para futuros vendedores ou compradores com esta "empresa" que de empresa somente tem nome!

Rapidamente, vi um apartamento do meu agrado, pedi visita, gostei, fiz proposta, negociado o preço, chegou-se a entendimento e ficou negocio fechado, e aqui começaram as tentativas de extorsão!

Depois de apalavrado o negócio, a agente falou que teria de ser dado sinal de 2500€ ao qual não me opus obviamente, quem compra casa, assina contrato de venda e dá sempre sinal (com as condições normais que caso o banco recuse emprestimo, o sinal é devolvido e caso vendedor recuse, paga em dobro), até aqui, tudo bem, foi-me dito que teria de assinar a reserva do imóvel, e aqui começou a ficar estranho.

Ora, a tal "reserva de imóvel" é nada mais nada menos que 1 qualquer documento da ERA onde recolhe os dados do comprador, indica que o imóvel (uma qualquer referência interna sem qualquer valor legal) que vai ser feita uma proposta, com estas 2 alineas seguintes:

1. Comprometo-me, no caso do(s) proprietário(s) aceitar(em) a minha oferta, a entregar a quantia de 2500€ (dois mil e quinhentos euros), mediante a realização de transferência bancária, à Sociedade de Mediação Imobiliária ERA Peso da Régua (fiel depositário), como reserva e princípio de pagamento do preço do referido imóvel;

2. Comprometo-me, igualmente, a entregar a quantia de ______________€, para perfazer 10% do negócio, mediante realização de transferência bancária, à Sociedade de Mediação Imobiliária ERA Peso da Régua (fiel depositário) concluindo, deste modo, o pagamento do sinal do preço do referido imóvel, no ato da assinatura do Contrato de Promessa Compra e Venda.

PODEM VER ESTE DOCUMENTO EM ANEXO PÚBLICO PARA TODOS VEREM

reclamei obviamente, porque, além de estar a pagar um qualquer serviço à ERA e não ao proprietário, não existe aqui nenhuma menção legal de salvaguarda, ou até mesmo de COMPRA NENHUMA!!!! somente de reserva de imóvel!!!! além de não terem falado em 10% de coisa nenhuma, como comprador, não sou obrigado a dar percentagem que seja, a não ser que seja acordado com o vendedor previamente, mas todo esse dinheiro seria para cofres da ERA e não do comprador, aqui ainda mais estranho ficou tudo!

ORA!!!! o comprador paga isto, o vendedor decide que não aceita a proposta ou não quer vender, e lá se foi o dinheiro!!!! esta gente tem 1 lata que nem eu queria acreditar! depois disto retificou o documento e enviou o anexo! onde tem outro ponto para tapar olhos, que devolvem caso o banco não empreste, mas SOMENTE ISSO E MAIS 1 VÊZ, QUAL IMOVEL OU O QUE QUER QUE SEJA??

GESTORA Teresa Lisboa Silva --- ERA Peso da Régua
- Esta senhora, literalmente me tentou impingir a ideia que isto é uma salvaguarda e processo interno que tem de ser cumprido, ou seja, entre troca de SMS e telefonemas, que se RECUSA a PROCESSAR contrato de compra e venda antes de pagar os ditos 2500€ ao seu bolso!!!!!!! com a desculpa que isto tem custos para ela e não avança sem a reserva, com pena de o imóvel continuar a ser visitado

GENTE!!!! NÃO ACEITEM ESTE TIPO DE BURLAS/ESQUEMAS!!!

Estes supostos "contratos" não salvaguardam nada nem ninguém porque:
- Não existe sequer menção do imóvel, como o registo de finanças, propriedade horizontal (caso de apartamentos)
- Não existe sequer menção do dono do imóvel (nem se chega a saber sequer se o imóvel está a ser vendido e por quem)
- Não salvaguarda que o contrato de venda se venhas sequer a fazer! o vendedor não declarou a sua vontade de vender e qual o valor aceite (nem sequer se sabe quem é o comprador, pode ser algum vagabundo de esquina a assinar lá o nome falso e siga)
- Não salvaguarda se o vender realmente existir e decidir desistir da venda
- Não salvaguarda COISA NENHUMA AO COMPRADOR!!!!!!!

Resposta da dita senhora por SMS:
Toda essa informação constará no CPCV, que é onde deve estar. Este é o nosso procedimento. Trata-se apenas de uma reserva para início do processo. Temos todas a condições para avançar com o contrato, mal faça a reserva, se assim entender. Cumprimentos

Calmamente recusei e disse explicitamente que somente pagaria POR CHEQUE EM NOME DO PROPIETÁRIO no dia que preenchese o contrato de compra, visto que teria primeiro de ler dito contrato e então aí assinar e finalizar a fase de compra até escrituras, no qual, a senhora muito prontamente me responde o seguinte:

Lamento que seja a sua decisão. Contudo, temos de adotar os procedimentos que, na nossa opinião, salvaguardam todas as partes envolvidas. Este é o caminho que nos tem levado a concretizar os negócios em segurança, principalmente para o cliente comprador. Se reconsiderar, nós também somos intermediários de crédito. Podemos apresentar-lhe propostas de vários bancos e acompanharmos todo o processo. Cumprimentos. Boa noite.

Isto pode nem chegar a muita gente porque normalmente só procuram solução quando o problema acontece, mas pode ser que ajude alguém que tenha duvidas quando confrontado com isto, ao menos que tenha plena noção que vai ser enganado com 99% de chances!!!!

Mais outra coisa!!!! a ERA é 1 franchise, liguei para o contacto em Lisboa (supostamente contacto geral) ao qual me disseram que, as agencias são independentes financeiramente e que podem tomar as atitudes que entenderem, ou seja, a ERA é somente nome que qualquer cromo que queira vender casas pode obter, se acham que vão obter ajuda se algo acontecer, esqueçam isso, e muito menos a história agora que aparecem em alguns anuncions de "garantia ERA" garantia que pagas a quem não deves, e se correr mal, ficas sem dinheiro e sem imóvel!

Cumprimentos a todos, e ERA, obrigado por me abrirem os olhos com o vosso negócio, e com a minha casa para ser vendida, faço eu a venda que escuso de vos encher o bolso e ainda pior, que é afastar possíveis compradores!!

-|--
Data de ocorrência: 28 de setembro 2022
Marco Nunes
Marco Nunes avaliou a marca
27 de outubro 2022

Nem resposta nem resolução, empresa lixo, enganadora e obviamente não fiz negócio com imóvel por causa deles, os donos também foram tansos —__(-.-)__—