1.5

Eradigital - Alteração de preço na black friday

Marta Silva
Marta Silva apresentou a reclamação
27 de novembro 2018

No dia 23.11(Black Friday) efetuei uma compra online de um Tablet - Samsung Galaxy Tab A T580 10.1 WI-FI 32GB Preto - que me aparecia no site por 165,90 €. No momento da compra, foi me aplicado automaticamente um desconto que tinha como descrição: Voucher code: 20% Acessórios Samsung, sendo que o valor final foi de 132,72 €. Recebi e-mail com a confirmação do meu pagamento e ainda outro e-mail com a confirmação do processamento da encomenda. No dia 23.11 acreditando que a minha encomenda estava a ser tratada, recebi antes um e-mail da empresa a informar que a minha encomenda "não beneficia da promoção Samsung porque não é um acessório", e que tiveram que recalcular o valor e pediram-me para efectuar uma transferência no valor de 33,18 €. Depois de alguma troca de e-mails em que informei que não posso ser prejudicada por um erro informático, informaram-me que a empresa está salvaguardada pelos seus termos e condições, por qualquer alteração de valor decorrente de erros da plataforma, aos quis são totalmente alheios. https://eradigital.com/pt/content/3-termos-e-condicoes-de-uso Entre troca de e-mails, ainda não recebi o tablet e tenho o dinheiro empatado.

Data de ocorrência: 27 de novembro 2018
Eradigital
29 de novembro 2018
Cara cliente,

Recebemos a sua exposição da situação, a qual mereceu prontamente a nossa atenção e análise.
Após verificar o histórico do seu pedido, confirmamos a informação que expõe, à exceção da aplicação do voucher.
Devido a uma falha informática, no momento de checkout desta encomenda apareceu no lado direito uma opção de "Voucher code: 20% Acessórios Samsung", que quando o cliente clicava era aplicada à encomenda, não se aplicando automaticamente. Esta campanha, conforme a descrição da mesma indica, visava a aplicação do desconto em acessórios da marca descrita, não estando descriminado em nenhum ponto a aplicação da mesma a tablets ou smartphones.
Quer no momento da compra e checkout, quer em todo o processo de comunicação, dado que este era um produto destaque, o preço comunicado esteve correcto (165,90€), com envio gratuito entre o dia 23 e o dia 26. Em nenhum momento foi comunicado um desconto adicional neste tipo de produto.
Constatámos ainda que, após recebermos da sua parte a informação de que não pretendia efectuar o pagamento da diferença do valor e por forma a dar seguimento consoante as opções previstas na legislação em vigor, solicitámos o seu IBAN para procedermos de imediato ao reembolso do valor pago.
Mantemo-nos a aguardar a informação solicitada.

Apresentamos os nossos cumprimentos,
A equipa Eradigital
Marta Silva
29 de novembro 2018

Agradeço desde já a vossa resposta.

No entanto, informo que não cliquei em momento algum no desconto. O desconto foi aplicado automaticamente. Confirmo ainda que o valor que comunicaram na página foi de 165,90€ efetivamente, no entanto no momento de pagamento, o valor final apresentado foi de 132.72€. Percebi que aplicaram um desconto de 20% que acreditei ser um desconto adicional por ser black friday. Quando a vossa plataforma aplica um desconto, não estão à espera que o cliente interromper a compra por que a descrição diz X e não diz Y, como para a empresa deveria dizer.

Portanto, a Era Digital tive um erro na plataforma, não verificaram atempadamente e depois de verificarem que afinal a plataforma estava a permitir aplicar um desconto e que os clientes estavam a beneficiar de um desconto que não devia, o cliente deve repor o valor em falta ou, a empresa devolver o valor total já pago, por que percebe depois que não pode vender o produto por 132.72€ em vez de 165,90€?
Eradigital
3 de dezembro 2018
Cara cliente,

Reiteramos a informação enviada anteriormente, estando o valor do produto correctamente anunciado na página, e o voucher de desconto devidamente identificado para a sua finalidade, temos o dever de, face ao hiato ocorrido pela aplicação do voucher ao seu carrinho de compras, informar de imediato o cliente e devolver o valor pago.
A loja deve fornecer o bem ao cliente pelo preço anunciado nas situações de erro de preço - que se referem à comunicação do mesmo ou apresentação na página do produto - que não é o caso.

Por forma a dar seguimento ao seu processo de compra / devolução solicitamos o envio dos dados para reembolso do valor da sua encomenda.

Mantemo-nos a aguardar a informação solicitada.

Apresentamos os nossos cumprimentos,
A equipa Eradigital