Despomar, Lda.
  • despomar@despomar.com

Ericeira Surf & Skate - Calções de banho transparentes

André Costa apresentou a reclamação
20 de setembro 2022
No dia 25/08/2022 comprei uns calções de banho, na loja da Ericeira no outlet do Algarve, e no dia seguinte à compra, dirigi me à loja afim de reclamar que os calções ficam transparentes quando ficam molhados, não cumprindo o propósito para o qual foram comprados.
Na loja informaram me que como os calções já haviam sido usados, teriam que ser encaminhados para garantia e não poderiam ser trocados. Apesar de ser um problema que apenas é detetado, quando os calções têm utilização e sem qualquer indicação nas etiquetas, aceitei deixa los para análise da marca, abrindo um processo de garantia.

Passado 2 semanas, recebo a indicação que os calções não tinham nenhum problema, no entanto após validar com a linha de apoio (WhatsApp), percebo que não havia indicação que os calções ficavam transparentes e que por essa razão iam pedir nova análise à marca e pediram para aguardar novo feedback. Saliento que na loja, os assistentes molharam os calções e tiraram fotos à minha frente e emitiram uma guia de reclamação onde a única frase que se lê é: “o sr queixa se que os calções ficam transparentes”.

Passados mais uns dias fui contatado novamente pelo mesmo departamento, a informar que os calções não teriam qualquer problema e que a garantia é sempre dada pela entidade que os vende e nunca pela marca, logo pediram me para aguardar por uma segunda análise, feita exatamente pelas mesmas pessoas e que obviamente teve o mesmo desfecho. Durante a troca de mails com o pós venda, para minimizar a insatisfação, foi proposto um vale de 13€ (cerca de 30% do valor) para “compensar a perda” que obviamente não foi aceite.

Em conclusão, hoje passado quase 1 mês da entrega do artigo em loja, recebi SMS para levantar os mesmos boardshorts na loja. Houve duas análises num espaço de 3 semanas, criando uma falsa expetativa de resolução e nunca admitindo o problema que reclamo. Durante todo o processo, nunca imperou o bom senso e a empatia com o cliente, apesar de supostamente a marca não reconhecer o problema como sendo defeito mas sim característica, existir uns calções de banho que não podem ser molhados é algo que nenhuma loja de surf devia aceitar e muito menos, considerar como “normal”.
Data de ocorrência: 20 de setembro 2022
21 de setembro 2022
Caro cliente,
Agradecemos a sua reclamação. Com efeito, e como reconhece, não existe qualquer defeito com o seu artigo nem este está inutilizado, simplesmente as características do mesmo não são do seu agrado. A marca não reconhece qualquer deficiência no modelo e não há quaisquer registo de outras reclamações do género no mesmo.
Por fim, sendo um artigo usado, não se aplica a nossa cortesia de trocas e, tendo recusado a nossa proposta, não vemos como o podemos ajudar.
Eduardo Moreira
21 de setembro 2022
Caro,

não sou eu que reconheço que é uma carateristica dos calções, é a marca ou neste caso o vosso serviço pós venda, uma vez que os calções nunca sairam das vossas instalações. Tem sido muito normal nas nossas trocas de mails, vocês se descartarem das responsabilidades e tentarem sempre inverter os papéis, no entanto se vamos considerar que afinal é uma carateristica do artigo, digam me em que parte da etiqueta, talão de venda ou durante o vosso atendimento, vocês informam o cliente dessa situação? Ou digam me que como é consigo saber que os calções, ficam naquele estado, sem os molhar?

Por fim, não sabia que a garantia ou o serviço pós venda se baseava num sistema de proposta e contra proposta e tendo eu recusado o vosso vale de 30%, supostamente teria que regatear, para quem sabe chegar aos 100%.

Isto realmente já se torna caricato e de tao surreal que é, deveria ser alvo de fiscalização pelas entidades competentes. Uma loja que até considerava de referência na área que se destina, ter em 2022, um serviço pós venda péssimo e que roça a ilegalidade, não é normal.
André Costa avaliou a marca
20 de outubro 2022

Após várias reclamações, a única solução foi recorrer ao CICAP – Tribunal Arbitral do Consumo, para tentar obter o reembolso do artigo. Péssimo serviço pós venda e pouca empatia para com o cliente, é o que tiro desta experiência. NÃO RECOMENDADO!