Despomar, Lda.
  • despomar@despomar.com

Ericeira Surf & Skate - Devolução

Edgar Antunes apresentou a reclamação
28 de maio 2022
Efectuei uma compra na loja Ericeira Surf Skate situada no centro comercial colombo no dia 21 de Maio e efectuei o pagamento através de Multibanco. No dia 28 de Maio desloquei me à dita loja para efetuar a devolução do artigo, uma vez que não correspondia ao que era pretendido. Solicitei a devolução ao abrigo da lei do consumidor onde disponho de 15 dias para devolução. Foi me negada essa possibilidade e procederam a uma devolução em VALE para outra compra na loja. Ora, se a loja não dispõe do artigo que pretendo, fico com um VALE de que não me serve para nada.

Pretendo a devolução através da mesma forma de que foi efetuado o pagamento.

Péssima conduta profissional
Data de ocorrência: 28 de maio 2022
30 de maio 2022
Caro Edgar,
Suspeitamos que a Lei do Consumidor a que se refere nesta reclamação e que prevê o Direito de Arrependimento no prazo de 15 dias (passou no dia 28/5 a 30 dias) é exclusiva para contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial, o que não é manifestamente o caso. A ESS, como aliás quase todo o retalho em Portugal, o que tem é uma Cortesia de Trocas que admite a troca da peça por outra em 15 dias, no caso da peça estar nas suas condições de venda originais, ainda com etiquetas, embalagens originais, etc. A nossa cortesia de trocas não admite devoluções em dinheiro, como está claro nos nossos balcões e nos talões de fatura.
Eduardo Moreira
30 de maio 2022
No caso de ter adquirido um artigo presencialmente, na loja física, podem verificar-se o seguinte:

Se o artigo ou bem que adquiriu vem com defeito, a lei obriga as lojas a trocar ou devolver o dinheiro, pago por esse artigo, ao consumidor (Decreto Lei nº383/89 de 6 de novembro);

Se fazem as vossas próprias leis é convosco, porém ir contra o decreto de lei já é diferente.

De qualquer modo, perderam um cliente definitivamente e esse cliente irá chegar a vários clientes. Independentemente de não respeitarem o cliente, Edgar Antunes que não é importante para o vosso lucro, deveriam considerar a possibilidade da vossa imagem não ser das melhores no mercado.
Edgar Antunes avaliou a marca
28 de setembro 2022