Ensino Superior
ESAIN/A
Escola Superior de Actividades Imobiliárias
  • Praça Eduardo Mondlane 7, 1950-214 Lisboa
  • esai@esai.pt

ESAI - Eduforma esai - péssimo serviço - escola superior atividades imobiliarias

João Leite
João Leite apresentou a reclamação
13 de março 2023
EduForma Esai - Péssimo Serviço - Escola Superior Atividades Imobiliarias

Esta empresa vende cursos online (entre outros). No processo de aquisição de um curso de "Intermediação de crédito" não me apercebi de que haveria um prazo de validade para conclusão do curso.

Este prazo de validade vem efetivamente descrito no texto do email de compra do curso e discretamente na plataforma EDUForma que utiliza para apresentar os seus cursos. Não há qualquer alerta enviado ao aluno de que o prazo se aproxima do final.

Não acuso a empresa de enganar o cliente, no entanto demonstro o meu descontentamento com o mau serviço prestado ao cliente e com o oportunismo deste negócio. Se aconteceu comigo poderá acontecer com muitos outros que adquiram estes cursos.

O meu descontentamento passa pelo facto de:
- Comunicação dos Prazos é feito com pouca clareza. Num curso online onde não há contacto pessoal com a escola este tema deveria ser tratado pessoalmente o facto de existirem prazos de validade curtos para realização dos cursos, estamos a falar de 60 dias ou menos por curso. Eventualmente email automático para cada aluno.
- Empresa cobra valor global total para reinscrição (deveria ser uma taxa menor). Afinal de contas não vai ter custo extra em disponibilizar novamente ao aluno o material online.
- Extremamente indelicados no atendimento telefónico.
Data de ocorrência: 13 de março 2023
ESAI
28 de abril 2023
Exmo. Senhor João Leite,

Em resposta à reclamação apresentada por V. Exa. no Portal da Queixa, por meio da qual peticiona que a ESAI permita a conclusão do curso cobrando uma taxa de reinscrição de valor inferior face ao valor integral pago pelo curso, e após a N/ análise cuidada da mesma, vimos por este meio informar que não poderemos atender à pretensão de V. Exa., pelos motivos que se passa a expor.

Como ponto prévio, importa notar que, consultadas as bases de dados da ESAI, não foi possível associar os dados indicados na queixa a nenhum dos alunos inscritos, pelo que desde já solicitamos que nos indique os dados corretos, sob pena de não nos ser possível analisar o caso concreto.

Sem prejuízo e de forma genérica, podemos desde já adiantar que, aquando da inscrição nos cursos, a ESAI informa todos os seus alunos da obrigação de cumprir os seguintes prazos:

a) Prazo para dar início ao curso: Após receção dos dados de acesso, o aluno possui até 90 dias para dar início ao curso na plataforma;
b) Prazo para conclusão do curso na plataforma: Após dar início ao curso, o aluno tem o mínimo de 3 dias e o máximo de 30 dias para concluir o curso a 100% na plataforma.

Acresce que, a ESAI disponibiliza ainda a todos os alunos os seguintes elementos: (i) Regulamento de Formação de Ensino à Distância; (ii) Regulamento do Curso; (iii) Manual do Utilizador.

Ora, os referidos prazos, para além de serem comunicados diretamente aos alunos, estão ainda identificados, de forma clara e em destaque, no Regulamento de Formação à Distância, a respeito das Condições de Funcionamento e sob a epígrafe “Calendário da Formação”.

Tais condições e todas as outras pertinentes a respeito da realização dos cursos estão ainda disponíveis na plataforma Eduforma e publicadas no site da ESAI, acessíveis a todos os alunos.

Nesse sentido, a verificar-se que V. Exa. se inscreveu num curso da ESAI – o que, como referido, não foi possível confirmar - impõe-se concluir que estava, como todos os restantes alunos, devidamente informado, com total clareza, dos prazos para término do curso, não podendo, por essa razão, alegar o seu desconhecimento, nem ser a ESAI responsabilizada pelas consequências da sua não verificação.

Ficamos, assim, a aguardar a confirmação dos dados associados à inscrição, o que desde já agradecemos, ficando ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
a administração