Escola de Condução Infante de Sagres

Escola de Condução Infante de Sagres - Má experiência escola de condução

Beatriz
Beatriz apresentou a reclamação
14 de julho 2022
Venho por este meio expor o meu desagrado face ao mau serviço prestado pela Escola de Condução Infante Sagres na Parede, localizada na Praça Mário A. Gomes número 433A R/C 2775-273 Parede.
Para além do péssimo serviço prestado aos alunos na recepção, dirijo esta queixa em particular ao instrutor de condução José Gaspar.
Todo o processo de aprendizagem nesta escola tem sido mau, mas o processo de marcação de aulas de condução foi o mais moroso e complicado. Tendo sido aprovada no código em Novembro de 2021, apenas em Março fui contactada para iniciar as aulas de condução, apesar da minha insistência de que a minha licença terminaria em Setembro de 2022. A recepção referia constantemente que teria tempo para fazer tudo com calma, enquanto continuei a ver os meses passar com poucas aulas marcadas e com espaçamentos entre si que prejudicaram a aprendizagem. Como pode um aluno aprender a conduzir com aulas com semanas de espaçamento?
Para além de espaçadas entre si, as aulas foram marcadas por momentos de tensão com o instrutor José Gaspar, que revelou falta de empatia face ao erro, dificuldade em gerir as suas emoções, impaciência face a dúvidas e falta de vocação para ser professor. Na minha óptica, um professor deve dar feedback de forma educavam-se e pausada, quantas vezes forem necessárias para que o seu aluno possa ter o melhor desempenho possível face às suas capacidades. Além disso, deve mostrar-se aberto a responder a dúvidas, a repetir com calma quando necessário e não se deixar levar pela impaciência ao mínimo erro, muito menos nunca tendo existido qualquer situação de perigo. Momentos de manobras, como estacionamento, foram sempre os piores, com o institutor sempre impaciente e com pressa. Foram diversas as ocasiões em que, face ao seu desrespeito e impaciência, me vi obrigada a reagir vocalmente e a dar-lhe respostas efusivas, indicando-lhe que não tinha o direito de me falar nos modos que falava. Situações que resultaram em discussões durante as aulas, e que prejudicaram o meu desempenho, contribuindo para nervosismo. Ponderei mudar de professor, mas as aulas iam oscilando entre momentos de grande tensão VS. normalidade, o que me fazia acreditar que o Professor mudaria a sua conduta. Para além disso, a dificuldade na marcação de aulas levou-me a crer que mudar de professor só iria atrasar mais o processo e por isso não cheguei efetivamente a mudar antes de ir a exame prático no dia 14 de Julho de 2022. Até ao dia do exame, a falta de feedback e apoio foram constantes, mas pior que isso: de registar a sua falta de capacidade social e educação. Chegou a mandar-me falar com o tom de voz elevado por várias vezes e até a dizer-me que não me suportava, porque eu simplesmente não entendia as coisas à primeira e perguntava mais do que uma vez (algo que eu diria ser normal para um aluno, em particular no processo de aprendizagem da condução). Em conversa com outros alunos, sei que não fui a única a ter está má experiência, mas ao contrário dos restantes não me vou calar, porque uma pessoa assim não pode - nem deve - ter um cargo de professor, seja em que local for.

No geral, houve falta de apoio, impaciência na resposta a dúvidas, rispidez, má educação não só na marcação de aulas de condução, mas também na resolução de problemas, através do contacto com a recepcionista Manuela, que para além de pouco prestável, é vaga e agressiva nas respostas, não revelando qualquer empatia pelos alunos que recebe.

Aguardo agora a marcação do meu novo exame de condução, tendo já pedido para mudar de professor, e na esperança de que o processo possa ser melhor daqui para a frente.
Data de ocorrência: 14 de julho 2022