Escola de Condução Infante de Sagres
Escola de Condução Infante de Sagres
11.1

Escola de Condução Infante de Sagres - Não entrega de requerimento, anulação de aulas sem aviso prévio

Sofia
Sofia apresentou a reclamação
12 de abril 2021
Em julho de 2020 iniciei processo de transferência de uma escola de condução em Odivelas para a Escola de Condução no Infante, no Funchal. Escolhi esta escola pela localização e porque quando contactei acerca do processo de transferência responderam-me com confiança e disseram-me que já tinham feito alguns processos de transferência. Já tinha reprovado o exame de condução em março de 2020 e fiz logo as 8 aulas mínimas obrigatórias, porém devido à situação pandémica atual, nunca mais tinha tido aulas práticas de condução e informei a escola que o meu exame teórico caducava a 1 de outubro de 2020 e a licença de aprendizagem a 6 de abril de 2021 e estava na dúvida se valia a pena me inscrever porque me tinham informado em Odivelas que o processo era “demorado”, porém disseram-me que era “rápido” e para “não me preocupar”, depois de uns quantos emails ao IMT fiquei a saber que não era por email o envio do requerimento como a escola me tinha informado, mas sim por correio registado como sempre foi. Em setembro consegui formalizar o processo de transferência, tendo sido a DRETT a me informar do mesmo.
Levou um mês até obter a minha licença de aprendizagem, tive de estar constantemente a perguntar e sempre me disseram que era “culpa da DRETT”.
Comecei as aulas sem ter se quer ter a licença, segundo a escola “não havia problema”, não tendo se quer alguma vez o instrutor se quer ter me perguntado se tinha a licença comigo.
Marquei logo 10 aulas práticas, e depois mais 7, dessas 17 faltam-me ainda 3.
Com frequência as aulas eram anuladas sem aviso prévio, não era só comigo pois muitas vezes haviam alunos que iam no mesmo horário que eu, o diretor e único instrutor da escola justificava com “o aluno não sabe ver as mensagens” e “o aluno achava que tinha duas aulas no mesmo dia” (a escola, pelos vistos, marca às vezes no mesmo dia aulas em horários diferentes, porém isto nunca aconteceu comigo, foi o que me comentaram). Além das anulações de aulas sem justificação, atrasava-se com frequência, por vezes, pelo menos 30 minutos, percebi que esses atrasos é pelo facto de ser o único instrutor, dando também aulas teóricas.
Além desta escola, tem uma em Santana ("Escola de Condução Santana") e no Porto Santo (“Ilha Dourada”), também me inscrevi nesta escola porque achava que tinham disponibilidade nos sábados, o que não acontece porque vai ao Porto Santo dar aulas, dois dias por semana em Santana.
O principal motivo que me levou a sair desta escola foi o facto de ter requerido em setembro a marcação de exame prático, mesmo antes de começar as aulas, visto que estava a caducar o meu exame teórico (seria a 1 de outubro de 2020), disseram-me para não me preocupar pois tinham prorrogado o prazo para 31 de outubro. Entretanto chega janeiro e continuo sem exame marcado, já tinha comentado isso várias vezes, sempre puxavam a culpa para a DRETT, uma vez até me comentou o instrutor que “não se lembrava de ter entregue o requerimento”, lá eu disse entreguei em setembro e já estamos em novembro, à data ainda não tinham prorrogado o prazo para 31 de março de 2021, depois já disse “então devo ter entregue”. Contactei a DRETT que me respondeu que nunca tinha sido entregue nenhum requerimento com o meu nome, a escola me respondeu para ir a escola assinar novo requerimento porque foi alterado o modelo e o instrutor pediu-me para lhe ligar a insistir para ir a escola assinar, depois questionei porque não tinha sido entregue, lá me falou como me tivesse feito um grande favor porque não estava preparada para ir exame, segundo ele “quem decide é o instrutor não o aluno”, depois respondi como é que vou estar preparada agora quando só tenho 3 aulas por marcar, não tinha aulas desde novembro e me recusava a pagar mais um cêntimo a escola, segundo ele “três aulas dá”, preferi deixar prescrever a licença, iniciar novamente a carta mas fazê-lo numa escola que trabalhe em condições, segundo ele “são todas iguais”, entretanto pedi o reembolso do exame e aulas (€ 81), ele disse que sim, o que até hoje não aconteceu. Atenção que eu estive numa outra escola, que funcionava de uma forma completamente diferente, em que avisavam pelo menos com 24h de antecedência se a aula teria de ser alterada, e já agora quem decide é o aluno quando deve fazer o exame prático, uma vez que o aluno que requere a marcação do exame e não o instrutor, o que o meu instrutor de Odivelas fazia era me aconselhar se devia ter mais aulas ou não, ou mencionava se sentia que estava preparada ou não.
Concluindo, como ele é o único instrutor, tem mais duas escolas, é ele que entrega os requerimentos e licenças, os alunos vão marcando aulas e vai sendo desmarcado as que estavam já marcadas (não sei se entretanto resolveram o problema das desmarcações), havendo uma outra reclamação acerca deste assunto, infelizmente foi feita depois de ter me inscrito nesta escola, o atraso da licença não se deve apenas à DRETT mas sim ao diretor que não entregou atempadamente o requerimento.
Tem tantas escolas de condução no Funchal, e boas escolas, vejam as várias opções e não cometam o mesmo erro que eu. Mesmo que ignorem a minha reclamação tenham em conta que é só ele, logo ele não tem tanta disponibilidade como outras escolas que têm vários instrutores e mais do que dois carros, sendo um do século passado, visto que a maioria das escolas vão investindo em carros novos. Além demais, passa as aulas no telemóvel e a tratar de assuntos pessoais, depois de ter reclamado com a escola das aulas anuladas começou-me a tratar de forma diferente, sendo bruto a dar as aulas e já nem se dava ao trabalho de indicar o percurso, tinha de estar constantemente a perguntar, mas em sua defesa o percurso pouco variava.

Link de blog sobre a reputação do diretor da escola: * PROIBIDO *://pravdailheu.blogspot.com/2017/07/paulo-avelina-da-escola-de-conducao.html
Data de ocorrência: 12 de abril 2021