Escola de Condução Laranjeiras

Escola de Condução Laranjeiras

@escola-de-conducao-laranjeiras

Escola de Condução Laranjeiras - Má conduta por parte da escola

Liliana Marques apresentou a reclamação

Reclamo uma situação de má conduta por parte da escolar de condução "Laranjeiras", em Lisboa.
(www.eclaranjeiras.pt/)

Acontece que iniciei o curso de condução (categoria B) em Agosto de 2016, tendo a minha licença de aprendizagem validade inscrita até agosto de 2018. Completei contudo o exame de código com sucesso em Julho de 2018 (1 mês antes da expiração da mesma).

Confiante em relação ao prolongamento da licença durante mais 2 anos, tentei completar as restantes e únicas 16 aulas de condução em falta este mês, que me foram negadas com o pretexto de que a licença havia expirado.

Confrontando a escola com o pressuposto de que ao completar o exame de código, a mesma licença prolonga por mais 2 anos, a escola em causa reclama que teria que ter requerido essa extensão antes do termo descrito na licença (agosto 2018) e pago 100€ para o efeito.

Ora, em momento algum a escola me informou que esse procedimento existia e mesmo procurando na internet, em informação geral, não encontrei vestígio dessa regra que fosse óbvia o suficiente para que se pudesse considerar "senso comum". Inclusive a escola teve complete conhecimento e noção da minha situação uma vez que até o exame de código foi pedido a caracter urgente face à proximidade da validade da licença.

A escola exige agora que pague o valor total de um novo curso, alegando que o meu contracto com eles expirou também com a licença. De referir que não aceitam devolver o valor das 16 aulas de condução que ficaram por fazer e que nem sequer chegaram a ser marcadas por mim.

Sugeriram até um possibilidade excepcional em que com o pagamento de 420€ (valor idêntico ao que paguei inicialmente) poderiam solicitar nova licença, na qual apenas teria que repetir o exame de código e fazer as 16 aulas de condução que não foram feitas durante a licença anterior.

Ou seja:
Paguei 420€ inicialmente por curso de condução completo, passei no exame de código, fiz metade das aulas de condução, tenho direito a mais 2 anos de licença (à data de hoje restaria 1 ano e meio) e a escola diz-me que não posso porque a revalidação da licença não foi oficialmente pedida antes de expirar (dois anos após a 1ª e única emissão)! Não há lugar a devolução do valor das aulas de condução pagas e não concretizadas, mas posso PAGAR MAIS 420€ por um novo curso, que dá direito a nova licença!! Com esta nova licença teria que repetir o exame de código, mas apenas teria que fazer as aulas de condução que não fiz… aulas essas que já paguei inicialmente, que não fiz e que não devolvem, estando portanto a ser pagas 2 vezes.

Ora, trata-se de um caso claro de má-fé, onde a escola pretendeu forçar o pagamento de novo pacote de curso. Não informaram o que não quiseram que eu soubesse. É VERGONHOSO!!

27 ago 2020
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade

Ver perfil de Ana Valadão

Ana Valadão

Encontro-me em situação idêntica mas noutra escola.