Escola Superior de Ciências Empresariais
  • Edificio Sede do IPS
    Campus da Estefanilha
    2914 - 503 Setúbal
  • info@esce.ips.pt

Escola Superior de Ciências Empresariais - Perda de documentação: Falta de resposta e aluno lesado

Ana Filipa Campos
Ana Campos apresentou a reclamação
29 de maio 2018

No passado dia 19 de Setembro de 2017, entreguei o requerimento de estatuto trabalhador estudante, na entrada da ESCE, a uma funcionária da Divisão Académica que se encontrava nesse mesmo lugar com intuito de receber os anteriormente referidos estatutos. Ao questionar a mencionada Senhora foi-me referido que a atribuição do estatuto seria direta.
Confesso que nunca mais me preocupei com o assunto, uma vez que da minha parte a documentação exigida tinha sido entregue e me foi confirmado que estaria tudo tratado.
Para meu espanto, em Janeiro de 2018, acedi à minha pagina pessoal da escola e o estatuto não estava atribuído, tendo sido considerada como aluna "N" - Normal.

Atento o referido, questionei prontamente a Divisão Académica que alegou que os documentos não foram entregues pelo facto de não os encontrarem.
Para além de ter sido perdida uma declaração da minha entidade patronal autenticada contendo os meus dados pessoais, dados esses sensíveis, que viola o Regime Geral de Proteção de Dados e a minha vida privada, vejo-me ainda perder um direito, sem que me seja dada qualquer oportunidade de recurso/defesa.
Neste momento conto com a atribuição deste estatuto anual para a realização de dois exames do primeiro semestre, aos quais não obtive aprovação, e deste modo não será possível. Isto porque, após reclamação e novo pedido de requerimento apenas me foi atribuído estatuto para o 2º semestre.
Sou trabalhadora estudante e não me parece justo nem sensato a não atribuição do mesmo por factos alheios às minhas acções.

Sinto-me injustiçada pela Divisão Académica que claramente reflete, na resposta apresentada, falta de interesse e zelo pelos seu principal "cliente", o aluno. Apresentei todas as evidências e factos relevantes à minha situação e os mesmos foram desvalorizados.
A mesma não pretende assumir a responsabilidade pelos seus actos, que me mostrei disponível para aceitar, e mostra desrespeito pela situação de um aluno sem sequer lhe conceder o benefício da dúvida.

Após várias tentativas de contacto com o Presidente do IPS não obtive qualquer resposta o que denota a disponibilidade apresentada aos alunos.

Data de ocorrência: 29 de maio 2018
Face às alegações apresentadas pela estudante Ana Filipa Campos, inscrita no 1º ano do curso de Gestão de Recursos Humanos da ESCE, informamos que:
• Não existe no seu processo individual comprovativo da entrega do documento. A estudante no ano letivo anterior também esteve inscrita no 1º ano e não solicitou estatuto trabalhador estudante.
• Em 09/02/2018 enviou email para a Divisão Académica a solicitar esclarecimentos, uma vez que tinha verificado no Portal da ESCE, na sua ficha de estudante, que não tinha atribuição de estatuto.
• Após ter sido informada que não existia no seu processo o documento referido, em 16/02/2018, a estudante entrega pedido de estatuto anual.
• O Senhor Presidente do IPS apenas autorizou o estatuto de trabalhador estudante com efeitos para o 2º semestre, de acordo com o parecer emitido pela Chefe de Divisão Académica.
• Em 07/03/2018 a estudante foi informada por email que o estatuto só havia sido autorizado para o 2º semestre sendo que o mesmo já se encontra lançado no Sistema de Gestão de Alunos do IPS.
Ana Campos
13 de junho 2018
Face ás respostas apresentadas:
- O facto de não existir documentação no processo não comprova a não entrega de documentação. Documentação essa que quando foi entregue, em mão, nenhum comprovativo me foi fornecido;
- No ano letivo anterior apenas estive inscrita no 1º ano, não só não requeri o estatuto como não frequentei o IPS nesse mesmo ano por motivos laborais que foram apresentados à escola, podem também verificar pelos registos de aulas. Considero portanto o presente parágrafo, apresentado por vós irrelevante;

É lamentável que um instituição de ensino que deveria primar pelo bom atendimento e prestação de serviços aos seus alunos "pagantes" responde a e-mails e reclamações com informações irrelevantes e sem qualquer alternativa para a resolução do assunto.

Atentamente