Escolas João de Deus

Rui Pedro dos Reis Leal
Rui Leal apresentou a reclamação
19 de agosto 2014

Boa Tarde

Já me deparei que existem bastantes pais com o mesmo problema e com varias duvidas em relação a este assunto mas a forma que encontram para resolver, normalmente a mais fácil, é tirar os filhos dessas escolas e por noutras, desta vez calhou-me a mim, é o seguinte, na escola onde a minha filha anda desde 2011 sempre paguei as mensalidade que me eram apresentadas, sem levantar grandes questões ate ao dia de hoje, sendo que é uma escola temos sempre alguma confiança com a instituição que cuida dos nossos filhos, pois bem, parece que não é bem assim. Este ano estranhei quando recebi o impresso com o valor da inscrição para pagar de 309€, ora eu não sou rico tenho casa para pagar e a minha esposa está desempregada! Estranhei por isso fui á escola onde expliquei que a minha esposa estava desempregada e não podia pagar um valor tão alto, para alem disso reparei que no campo das despesas tinha o valor de 5820€ (é utilizado para calcular o rendimento per capita conforme o regulamento da escola, com transcrição do Despacho Conjunto nº 300/97), ora eu desconto mais do dobro em impostos e ainda tenho a casa para pagar, no infantário foi-me dito que este era o valor máximo que podíamos apresentar de despesas, que era o ordenado mínimo x 12, mas não é isso que o regulamento diz, a directora da escola disse que esse assunto teria de ser esclarecido com alguém do departamento de contabilidade ou financeiro, deu-me o mail desses departamentos e tentei pedir esclarecimentos, ando desde o dia 14/07/2014 a trocar mail's até ao dia 6/08/2014 onde deixaram de responder e não falam deste assunto por telefone, das respostas e contas que fizeram pediram documentação que comprove que a minha esposa está desempregada e não aufere qualquer rendimento ou subsidio, esse documento foi entregue depois na escola, pediram-me também um documento que comprove que o valor de renda é da residência onde habito, mas no final de contas o valor que introduzem no campo dos descontos é um valor irrisório e o valor que poem nas despesas com habitação é o valor que vem no modelo 3 do IRS que como sabemos é apenas os juros anuais que pagamos ao banco pelo crédito habitação, como isto ficou muito confuso informei-me com um advogado e ele aconselhou-me a resolver as coisas a bem porque isto poderia ser a ponta dum novelo bem grande, foi o que tentei fazer, do dia 8 até hoje enviei mais 3 mail's e contactei varias vezes via telefónica o departamento de contabilidade para que convoquem uma reunião para esclarecermos este assunto, até à data ainda não tenho resposta. O mais grave é que fui fazer as contas de anos anteriores e só no ano de 2011 é que as contas foram feitas mais ou menos, no campo dos impostos não colocaram o valor total, em 2011 aparece um valor superior a 5820€, todas as outras mensalidade estarão erradas. O valor pago a mais todos os meses desde 2011 até hoje é uma contia bem "choruda", pelo que percebi existem outros pias que tinham os filhos lá e por causa das mensalidade altas foram obrigados a tira-los de lá para por noutras escolas.

Data de ocorrência: 19 de agosto 2014