Decoração Casa e Jardim
  • lojaonline@espacocasa.pt

Espaço Casa - Proibição de entrada em loja

Dina Farracha apresentou a reclamação
13 de julho 2020
Serve a presente para mostrar o meu total repúdio e descontentamento com o sucedido no espaço casa, loja de Faro .
Entrei , hoje 13 de Julho, cerca das 15:30 de máscara dentro da loja e fui interpelada por uma funcionária de álcool gel na mão a dizer-me para desinfectar as mãos .
Agradeci e disse que já tinha desinfectado no carro e que não o faria outra vez , até porque além de não ser obrigatório, poderia fazer alergia ao produto disponível .
A funcionária que me atendeu , com um ar autoritário disse-me , então desinfete com o seu à minha frente se quiser entrar !
Pedi de imediato o livro de reclamações, chegando outra funcionária com o livro de reclamações na mão, afirmando que só me dava o livro se eu desinfetasse as mãos, também ela num tom rude e autoritário.
Eu disse que não o faria e liguei para a PSP cuja queixa será tratada paralelamente.
Perante tal episódio e acrescentando que , enquanto me proibiram de entrar na loja, por não desinfetar as mãos aconteceu o seguinte :
Entra, ao mesmo tempo que eu, uma pessoa que seguramente este mês não tomou banho nem tirou a roupa que tem no corpo...mas desinfetou as mãos , isso é que interessa!
A funcionária que trouxe o livro de reclamações estava literalmente abraçada ao livro , com o mesmo junto ao corpo , e a obrigar-me a desinfetar as mãos !
No mínimo caricato !
De referir também que estava afixado um comunicado em que dizia que, de acordo com a lei, o uso de máscara ou viseira é obrigatório, no entanto , outro cartaz apenas referia " desinfete as mãos antes de entrar " , sem referir caráter obrigatório nem regulamento interno da loja para suporte de tal atitude.
Venho assim reclamar o facto de as funcionárias do espaço casa , sem qualquer autoridade ou legitimidade, me obrigarem a desinfetar as mãos e proibirem o meu acesso à loja sem qualquer direito para tal !
Pergunto eu e quero ver respondido , qual a legitimidade e autoridade de duas funcionárias me proibirem de entrar num espaço comercial sem qualquer lei que lhes atribua essa mesma legitimidade!
Pergunto também porque se pode entrar em alguns espaços casa do país sem desinfecçao de mãos e aqui proibiram-me a entrada !
É inadmissível , exijo uma resposta e que se retratem por tal situação.
Há muitos anos que sou cliente, mas deixei hoje de o ser !
Data de ocorrência: 13 de julho 2020
14 de julho 2020
Estimado Cliente,

Agradecemos desde já o seu contacto e lamentamos o sucedido.
Iremos analisar a sua reclamação, e entraremos em contacto assim que possível.

Melhores cumprimentos,
Apoio ao Cliente Espaço Casa
15 de julho 2020
Estimada cliente,
Antes de mais cabe-nos lamentar esta ocorrência.
Como terá certamente percebido, a nossa loja de Faro esteve encerrada desde o dia 18/03/2020 até ao dia 31/05/2020 devido à pandemia, o que implicou sérios e graves prejuízos para a nossa empresa.
Para podermos reabrir a loja ao público, tivemos e temos que garantir que cumprimos todas as diretrizes estabelecidas pela DGS no que às medidas de proteção pessoal, distanciamento e higienização diz respeito. Com o intuito de informarmos os nossos clientes das medidas implementadas, foram afixados na entrada de cada loja avisos relativamente às novas regras.

Os procedimentos e regras têm que ser cumpridos por todos, pois é a única forma de garantirmos que salvaguardamos os nossos clientes, equipa de loja e visitantes.

A higienização das mãos e dos equipamentos tem que ser escrupulosa, sob pena de podermos inadvertidamente, gerar um foco de contágio com gravíssimas implicações para todos.
Para evitar a transmissão do vírus, a ASAE criou a possibilidade de aceder ao Livro de Reclamações Online, que tem a mesma função e que permite ao cliente não se expor ao manuseamento do livro em papel e que foi certamente isso que a equipa quis propor, nunca negando a possibilidade tradicional.

Reiteramos a nossa insatisfação para com o sucedido, mas queremos e vamos continuar a proteger um bem maior: a saúde de todos!
O uso de máscara e a desinfeção das mãos na entrada de cada estabelecimento comercial, é agora prática comum e uma regra de que não podemos, nem devemos, abdicar!

Esperemos poder voltar a ter a sua visita em breve!
Sempre ao dispor!
Caros Espaço Loja
Agradeço a vossa institucional resposta, contudo não respondeu ao teor da minha reclamação.
Como tal , vou aqui fazer novamente as perguntas que quero ver respondidas .
Se prezam assim tanto a saúde de todos , como é que deixam entrar na loja pessoas que não estão em condições de o fazer devido à nítida sujidade com que se fazem apresentar ?
Pediram as vossas funcionárias para a mesma se desinfetar toda em álcool ???
Sejam coerentes com os princípios que querem transmitir !
Segunda questão , sei perfeitamente que existe um livro online e não foram as vossas mal educadas funcionárias que me informaram , apesar de ser o dever delas...contudo , mais uma vez tem que existir coerência da vossa parte : a funcionária agarra-se ao livro com mãos ,braços e corpo , e eu cliente, é que tenho que desinfetar as mãos para o poder utilizar ? Estarão a visualizar o ridículo das vossas medidas ?
Terceira questão : se prezam assim tanto a saúde dos clientes , não deveriam prezá-la no país todo ? Sim porque existem várias lojas vossas que não têm à porta nenhum funcionário com desinfetante na mão !
Quarta questão : se querem que os vossos clientes desinfetem as mãos , têm que receber esse desinfetante pela mão de uma funcionária ???
Quinta questão : Atendendo a que a desinfecçao das mãos é uma recomendação da DGS e não uma obrigação , onde estava na vossa loja afixada essa obrigatoriedade ??
Digo-lhe eu que não estava , tinham apenas um cartaz de obrigatoriedade de máscara e outro cartaz (sem obrigatoriedade ) para desinfecçao de mãos
Sexta questão: onde estava o regulamento interno da loja afixado com essa obrigatoriedade para o cliente ver ? Ou acha que um funcionário diz para eu desinfetar mãos, julgando-se com pequenos poderes e o cliente acata ??? E quando as funcionárias são questionadas dizem que estão a cumprir ordens e que não vão responder a mais nada??
Vocês proibiram a minha entrada na loja sem qualquer justificação legal e portanto, a insistirem na vossa institucional resposta a queixa iniciada será levada a termo .
Outra coisa que vos refiro é que esta situação já foi partilhada por 25.000 membros de um grupo que faço parte ...talvez sejam menos 25000 clientes , e muitos mais serão se continuarem a tratar o cliente da forma inadmissivel que eu fui tratada !
Bom dia Estimada Sra.

A marca Espaço Casa, com mais de 55 em lojas em território nacional, tem o dever e a obrigação de acautelar que dissipa qualquer possibilidade de foco de contágio nos seus espaços comerciais, pois diariamente somos visitados por milhares de clientes, de norte a sul do país.
Não podemos facilitar, no que ao cumprimento das regras de prevenção e controlo da pandemia, diz respeito.
A sua opinião é manifestamente diferente daquela que é a nossa realidade diária, pois muitos clientes agradecem e corroboram, com a nossa opinião de que prevenir continua a ser a medida mais eficaz de evitar que este vírus se transmita e alastre.
Como é certamente do seu conhecimento, o nível de contágio do COVID19 está de novo a aumentar, e a DGS e o SNS emitiram orientações técnicas específicas, onde se inclui a desinfeção das mãos na entrada dos estabelecimento comerciais e que devem ser escrupulosamente cumpridas, no plano de contingência definido por cada empresa, assim como o é feito no plano de contingência interno da Espaço Casa e consequentemente aplicado em todas as nossas lojas.
Esta medida é extensível ao retalho em geral e gostaríamos muito de a voltar a receber, mas não podemos esquecer que ao não cumprirmos as regras básicas de higiene (máscara, desinfeção das mãos, distanciamento social, etc) , estamos a por em causa muitas famílias com crianças, idosos e pessoas com saúde frágil.
Não julgamos que a forma, como manifestamente quer denegrir a nossa política de proteção COVID19, seja a solução para este flagelo que todos estamos a viver!
Queremos servir e receber todos os clientes, mas sempre sem colocarmos em causa a saúde de todos!
Desejamos-lhe a continuação de uma boa semana e reiteramos uma vez mais, que lamentamos toda esta situação e que já sensibilizámos a equipa de loja para a abordagem/forma, com que devem transmitir as regras de entrada e circulação de clientes.
Gratos pela atenção.

Melhores cumprimentos,
Apoio ao Cliente Espaço Casa
Vocês fazem o que bem entenderem nos vossos espaços , o cliente aceita ou não
Não obstante de que essa situação tem que estar devidamente espelhada no vosso regulamento interno e exposto para o cliente ver.
Como isso não aconteceu , puseram indevidamente um cliente na rua , já não mencionando as outras situações graves para a saúde pública que aconteceram na vossa loja e os senhores insistem em não comentar nem explicar .
Uma vez que têm tanto respeito pela saúde, nada do que vi no pouco tempo que lá estive corrobora essa vossa política.
Não estou a denegrir , estou a relatar o sucedido e pedir respostas que insistem em não dar( talvez por falta de argumentos)
Irei fazer a reclamação diretamente no vosso livro e noutras entidades que achar convenientes.
Vocês fazem o que bem entenderem nos vossos espaços , o cliente aceita ou não

Portanto deixou de ser cliente por causa de uma colaboradora sem formação para lidar com reclamações...Se quer levar isso avante o livro de reclamações chega perfeitamente e certamente não será pelo portal(plataforma não oficial da marca) que as coisas vao mudar. Aqui só serve para que outros consumidores leiam o seu testemunho. E como o índice de satisfação da marca em causa é apenas de 49.2 ao presente momento mais uma razão para esquecer isto por esta via.

A colaboradora até pode ser arrogante e com pouca formação, mas a Senhora ganha-lhe aos pontos!!! com menos "peixarada" tinha desinfetado de novo as mãos ou dado meia volta! diz que desinfetou no carro, a funcionária não sabe se é verdade ou não, à uns dias atrás no Continente entrei em 3 lojas, MO, Wells e Worten e tive de desinfetar em todas! V/Eminência é diferente dos outros?!!