Espaço Joias - Fraude

Luis Guilherme Paulo Silvério
Luis Silvério apresentou a reclamação
21 de janeiro 2016

Aos 26 de Novembro de 2015 adquiri um anel de ouro branco e diamantes na loja da Espaço Joias no Cascais Shopping.

Como o tamanho não era o correcto, aos 28 de Novembro de 2015 a minha mulher dirigiu-se à loja para proceder ao ajuste do anel.

Foi informada de que o anel seria substituído por outro com a medida correcta e que teria de aguardar cerca de 2 semanas.

Mais tarde quando se dirigiu à loja para levantar o anel, a minha mulher verificou que o anel que lhe queriam entregar não era igual ao adquirido. A diferença era notória designadamente ao nível do tamanho dos diamantes, muito mais pequenos na “réplica”.

Felizmente, a minha mulher tinha tirado fotos do anel original, pelo não havia qualquer dúvida de tão notória que era a diferença de dimensão dos diamantes.

O anel não foi levantado. A empregada da loja ficou de confirmar com o “patrão” qual o procedimento a seguir.

No dia 7 Dezembro fomos informados que a “título excepcional o patrão autorizava a troca do anel” por outro modelo à nossa escolha.

No dia 8 Dezembro de 2015 dirigimo-nos de novo à loja no Cascais Shopping para escolher outro anel. O que não foi possível por não haver modelos compatíveis e/ou semelhantes ao anel original quer em termos de design quer em termos de preço.

A tentativa de forçar a aceitação da “réplica” foi notória. O que obviamente recusámos.

Perante o impasse solicitámos a devolução do valor do anel. O que, após consulta telefónica com o “patrão”, foi recusado.

Existem fundamentadas razões para crer que a Espaço Joias agiu de forma dolosa, tendo a perfeita noção que estava à proceder a uma alteração ilícita do anel adquirido.

Até porque, esta ocorrência não será caso único. Consultado o Portal da Queixa na verificamos a existência de uma situação em tudo idêntica ocorrida com a mesma loja.

Estamos assim perante fortes indícios de se tratar de um esquema fraudulento através do qual o Espaço Joias burla os seus clientes tirando daí ilegítimos benefícios financeiros.Tudo isto de forma recorrente, consciente e premeditada.

Continuo a aguardar a resolução do problema e encontro-me desembolsado do valor do anel, no montante de 753€.

Data de ocorrência: 21 de janeiro 2016
14 de junho 2016

Foram feitas duas simples sugestões ao cliente, que poderiam resolver de imediato este diferendo.
1º Foi dada a hipótese de nos deslocarmos ao Fabricante, para com os 2 artigos que na altura havia, poder comprovar de que os anéis são iguais.
2º Foi ainda sugerido que o cliente, com uma pessoa da loja, se deslocassem à Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entidade competente que poderia comprovar o que a loja afirma.

Foi recusado prontamente pelo Sr. Luís estas 2 hipóteses.

De qualquer das maneiras, o cliente tem na sua posse a Fatura do artigo que comprou inicialmente, que na descrição do produto diz quantos Quilates tem o anel.
Se afirma que existe uma fraude no tamanho dos Diamantes, era levar o anel que foi feito à medida e confirmar se tinha ou não os mesmos Quilates.

Tudo isto o Sr.Luís não se mostrou disponível para ser esclarecido.

Fico revoltado com esta situação, pois é uma acusação bastante grave a de Fraude, e que as pessoas teimam em usar a seu favor para outros propósitos.

De afirmar que a Espaço Jóias, continua disponível para resolver este assunto. Apenas não da maneira que o cliente exige.

Espaço Jóias

Sou um cliente desta loja faz muitos anos, levando comigo família e amigos e nunca tive problemas.
Como um pequeno desabafo, acho alguma "piada" a estas novas tecnologias, em que uma pessoa pode difamar e escrever tudo o que lhe apetece num site criado para o acaso.
Talvez não se pense na gravidade destas aplicações, no caso de os reclamantes contarem parte das histórias.