56.7

Essilor Portugal - Alerta! Lentes progressivas tem defeito de fabrico

Jorge Manuel Ribeiro de Sousa
Jorge Sousa apresentou a reclamação
29 de junho 2014

Em 2007, o meu oftalmologista receitou-me lentes graduadas progressivas e sugeriu que fossem da Essilor (Varilux). 2 anos e meio depois a lentes começaram a perder a película que as cobre. Contactada a óptica que mas vendeu, sugeriram que tinha sido provocada por lavagem com água e sabão, o que consta do manual que acompanha as lentes. Tive de comprar outras (cerca de 800 euros).

No final do ano passado, ou seja, dois anos e uns meses, o defeito voltou a surgir. Contactada de novo a óptica, inquiriram se eu não trabalhava com produtos abrasivos ou junto de fontes de calor que pudessem provocar tal alteração. Todavia, eu trabalho com um computador à distância aconselhável.

Ou seja, sem necessidade de alterar a graduação tive de suportar um custo de mais de 2 mil euros na compra de três pares de lentes.

Quando em conversa com colegas meus, chegamos à conclusão que vários deles tiveram o mesmo problema mas julgaram ser natural, dadas as explicações erradas que lhes deram nas ópticas: "Se calhar lavou-as com água quente", "não deixou os óculos no tabliet do carro?" (como se quem têm lentes graduadíssimas se pudesse dar a esse luxo), entre outras.

Na altura da compra das terceiras lentes, fui a três ópticas do Porto para obter um orçamento e o que me disseram é que a Essilor "deixou de fabricar aquelas lentes porque estavam a dar problemas" e sugeriram que adquirisse lentes Zeiss

Nessa altura, contactei a Essilor que, nos vários emails trocados, nunca me deu uma resposta para o problema.

O Centro de Arbitragem do Instituto de Consumidor dá-me razão mas como ultrapassa o prazo de garantia, aconselhou-me a desistir da queixa.

Fica o alerta, pois quem têm subsistemas de saúde pode pagar dezenas de euros por umas lentes graduadas subsidiadas, e, nesse caso, não está para se chatear, o problema é quem têm de as pagar na íntegra e, no meu caso, são sempre perto de 800 euros.

Data de ocorrência: 29 de junho 2014
Jorge Manuel Ribeiro de Sousa
Jorge Sousa avaliou a marca
7 de outubro 2021

São uns "artistas " que não assumem o defeito nas lentes.

17 de setembro 2015

Simples:
Se querem o anti-reflexo sujeitam-se a 2 anos de garantia.
Se não querem, na boa, a qualidade de transparência das lentes baixa.
O anti-reflexo pode se danificar em qualquer tipo de lente e de qualquer marca (não existem marcas brancas). Existem marcas credenciadas e certificadas pelas exigências da UE.
- "Você deixou as suas lentes dentro do automóvel?" Sim, esta pergunta é plausível porque muitos utilizadores de óculos deixam os óculos nos carros para irem para a praia!!!! SIM!!! mesmo com 15 diopt. Muitos têm óculos de sol ou um segundo par de óculos mais baratos para ocasiões de "riscos".Não vale a pena lembrar as temperaturas que chegam a estar dentro do interior do carro na época quente.
- "Você cozinha com eles?" Sim, a pergunta é plausível desde que seja explicada o porquê. Os vapores e as gorduras "temperadas" DANIFICAM!!! ponto.

Todos choram quando algo acontece e a culpa é sempre das marcas ou das ópticas.

Quando gastam ou investem o mesmo dinheiro para o telefone novo ou um computador e se o estragaram, passados 2 anos vocês calam-se e aceitam o óbvio.

Quando compram um carro e se algo acontece? cada um sabe o que tem de fazer, certo?

Agora nos óculos são todos uns exemplos a seguir.... Todos têm o máximo cuidado, todos colocam os óculos na caixa antes de dormir para evitar "acidentes", todos tiram os óculos com as duas mãos, todos seguem tudo "à risca".... São uns fofos.

Meus amigos, é assim: Partiram ou estragaram a responsabilidade é vossa. Se acham que o dinheiro não vale a pena a qualidade do material, simples: COMPREM AS GAMAS MAIS BARATAS.

Têm 2 anos de garantia de defeito de FABRICO e não mais. As fábricas, para defenderem as suas marcas, aceitam.... por enquanto.... porque daqui a uns tempos não são obrigadas a aceitar. A responsabilidade do mau trato, ou não, é e será vossa.

O mais engraçado é que nos países africanos aonde essa "garantia" é inexistente as reclamações são muito baixas. Mais, o uso frequente das lentes é o mesmo que na EUROPA e as lentes depois dos 2 anos são baixas.

Vocês são uma grande minoria de "reclamadores", a ESSILOR vende mais de 8 Milhões de lentes para o mercado Europeu, a Zeiss idem e são muito poucas as reclamações.

Mas sim, vocês são importantes para todas elas e por isso deixo aqui umas recomendações:

- Lavem os óculos como sempre lavaram. Não sejam "piquinhas, lavem normalmente"

- Tirar os óculos com as duas mãos

- Colocar os óculos sempre na caixa.

- Mudar de pano sempre que ele ficar gorduroso ou sujo. É sinal que cumpriu a sua missão, limpar. Comprem novos ou passem nas ópticas que muitas oferecem.

- Nunca deixem os óculos ao calor. Carros, sacos de praia, mesas das esplanadas, etc.

- Nunca limpar a seco.

- Nunca limpar à roupa. Camisas, etc.

- USAR e usufruir

IMPORTANTE:

- Sempre que notarem alguma deficiência ou diferença na base, normalmente externa, da lente, entrem de imediato em contacto com o vosso óptico. Não deixem que esse defeito se alastre ou que a garantia caduque. Garanto que as fábricas agradessem pois de imediato elas revêem todo o processo produtivo, matérias primas, etc.

- Sejam humildes e sinceros pois do outro lado está um ser humano e profissional que vos quererá ajudar. Se forem rudes e qualitativos então aí sim, a lei estará acima de tudo e de todos.

SOLUÇÃO:

- Falam com o vosso oftalmologista para que sejam operados. Sim, é possível deixar de usar óculos. Dependerá da competência da equipa de operadores médicos.

- Usem lentes de contacto. De preferência, diárias ou no mínimo, mensais.

- Comprem óculos em promoção. Pagarão muito menos e a garantia é a mesma.

ou

- Comprem TOP GAMA porque quem paga manda, nenhum óptico quererá perder o cliente e fará de tudo para vos defender perante o fabricante. Muitas vezes o próprio óptico compra as lentes à fábrica para a total satisfação do cliente que nada pagará. Tudo dependerá da empresa distribuidora.

Quem fala?
Um usuário de óculos,
Um profissional de óptica e oftalmologia
Um Investidor no ramo

OBS: Em casa de ferreiros espeto de pau. Não tenho nenhum cuidado com os meus e nunca me aconteceu nada ao anti-reflexo.

Adeus e um queijo

Fantástico comentário e eu como profissional não podia estar mais de acordo. As pessoas que usam óculos como é o meu caso sabem quantas vezes os óculos caem, quantas cabeçadas dão, quantas vezes os óculos nos saltam da cara devido ao cabelo, às crianças....enfim etc e tal. Mas na hora em que algo acontece aos óculos não põe a mão na consciência e então dão as desculpas mais esfarrapadas para justificar os óculos partidos, ou as lentes riscadas. Mas isto só acontece no ramo da Optica pois se partirem o ecran de um telemóvel nem vale a pena reclamar só tem é de pagar para colocar um novo. Se comprarem um telemóvel num dia e o forem devolver no outro basta ter um risquinho muito fininho que já não aceitam a devolução. E se for 1 iphone então basta tirar da caixa e instalar uma aplicação que já não é aceite que o devolvam (isto presenciei eu numa worten). Se acariciarem um muro com o vosso carro vão à marca reclamar que a pintura não resistiu? A garantia cobre defeitos de fabrico. Não cobre de maneira alguma óculos partidos, amassados, riscados etc.

20 de fevereiro 2019

Ktodos, não existem marcas brancas?
Epá não inventes...existem sim marcas de fraca qualidade que se podem denominar como "marcas" brancas.
Queres um exemplo? a Sahmir que fabrica lentes de fraquissima qualidade