Essilor Portugal - Sociedade Industrial de Optica, Lda
  • faleconnosco@essilor.pt

Essilor - Risco em lente com dois meses

Sara apresentou a reclamação
5 de novembro 2019
No dia 13 de Agosto adquiri, em Lisboa, óculos novos (armação e lentes Essilor Ormix com Crizal Forte UV).
No dia 20 de Outubro a lente esquerda apareceu com um risco enorme mesmo no centro da lente o que, desde logo, afeta a minha visão.
Uso óculos há 20 anos e nunca tal me aconteceu. As últimas lentes que comprei, e que tive de voltar a utilizar, têm mais de três anos e não têm riscos. Refiro que o meu processo de limpeza das lentes é, e sempre foi, o mesmo: água ou spray disponibilizado nas ópticas e pano, também, disponibilizado nas ópticas.
No dia 21 de Outubro desloquei-me à loja onde os comprei para relatar a situação. Os óculos ficaram na loja para serem objecto de avaliação por parte da Essilor.
No dia 3 de Novembro ligaram-me da loja a dizer que a Essilor rejeitou qualquer responsabilidade pois, segundo referem na carta que enviaram, o "defeito" resulta de "situações alheias à qualidade do produto".
As lentes foram usadas durante pouco mais de dois meses, estão, claro, dentro da garantia, e a Essilor propala que são anti isto e aquilo e com "RESISTÊNCIA A RISCOS As lentes não se riscam com facilidade". Não sei o que entendem por facilidade, mas, como referi anteriormente, utilizo óculos há 20 anos, mudei várias vezes de lentes (por aumento e, depois, regressão de dioptrias) e nunca tal me aconteceu.
Data de ocorrência: 5 de novembro 2019
8 de novembro 2019
Boa tarde Sara Rodrigues.

Antecipadamente, agradecemos o seu contacto.

Relativamente à situação que apresenta e como refere, o tratamento Crizal Forte combina a transparência com uma maior resistência aos riscos. Como compreenderá no dia-a-dia é extremamente difícil encontrar uma superfície anti-risco e maioria das vezes por mais cuidado que possamos ter, os incidentes acontecem.

Pelo que refere, as lentes foram analisadas pelo nosso serviço da qualidade. Para identificar o processo, queira por favor anexar o certificado de origem.

Lembramos que pode entrar em contacto connosco através do email: faleconnosco@essilor.pt

11 de novembro 2019
O meu dia a dia já leva 20 anos de utilização de óculos sem que tenha acontecido qualquer incidente. Não digo que o mesmo não possa acontecer, ninguém está livre disso, mas afirmo que, em lentes com 2 meses, só pode haver um defeito qualquer para que isto tenha acontecido.
Como solicitado, envio o certificado de origem.
Esta resposta tem um anexo privado
11 de novembro 2019
Boa tarde Sara Rodrigues.

Agradecemos mais uma vez o seu contacto.

Confirmamos que a superfície da lente foi sujeita a análise pelo nosso serviço da qualidade onde, foram identificados vários riscos, causados por manuseamento indevido.

Se assim o entender, estamos à sua disposição para efectuar uma reavaliação. Para isso, terá de entregar as lentes na sua óptica habitual.

12 de novembro 2019
Não são vários riscos, é "UM risco", como aliás vem expresso na carta que vocês escreveram depois de avaliarem as lentes. É melhor não inventar, sff. (vossa resposta em anexo)
O que pretendem com uma segunda avaliação? Já avaliaram uma vez...
Esta resposta tem um anexo privado
Boa tarde Sara Rodrigues.

Agradecemos mais uma vez o seu contacto.

Apesar do termo "anti" ser muito comum em comunicação, a Essilor combina o tratamento CRIZAL FORTE UV, com uma maior resistência aos riscos e não como um produto anti-risco.

Segundo a avaliação do nosso serviço da qualidade, o risco acentuado e visível na superfície da lente foi causado por uso indevido no manuseamento. Assim, dado que tecnicamente não é possível reaplicar o tratamento e, ter posto em causa a nossa análise, a nossa sugestão seria reavaliar a superfície da lente e arbitrar consequentes duvidas.

12 de novembro 2019
O "uso indevido no manuseamento" que continuam a falar foi tão só, como referi desde o início, a limpeza das lentes com água ou spray e pano fornecido pela óptica. Não me parece que haja algum tipo de uso indevido.
De qualquer forma, estou disposta a deixar os óculos na óptica para que sejam reavaliados. Digam-me, sff, como proceder.
13 de novembro 2019
Bom dia Sara Rodrigues.

Obrigado pelo seu contacto.

O processo será idêntico, entregar os óculos na óptica onde adquiriu as lentes e enviá-las para a Essilor Portugal.

Peça por favor para serem enviadas para:
Essilor Portugal
FALECONNOSCO
Rio de Mouro

19 de novembro 2019
Bom dia Sra Sara Rodrigues,

Procedemos a uma nova analise da sua lente e a mesma será devolvida a óptica acompanhada com uma carta.
Mais informamos que a avaliação do nosso serviço de qualidade é similar a anterior.

Com os melhores cumprimentos.

Obrigada.
21 de novembro 2019
Fui buscar os óculos à óptica. Lamento que a vossa avaliação continue a ser a mesma. Será a última vez que adquiro lentes da Essilor e, também, não aconselharei a sua compra.