5.6

Eurest - Humilhação pública durante o atendimento

Helder Mendes
Helder Mendes apresentou a reclamação
10 de janeiro 2019

Começo por fazer um pequeno enquadramento, expondo em seguida a ocorrência que me trás nesta reclamação.

O bar da associação de estudantes do ISEP, explorado pela empresa Eurest Portugal Soc Europeia Restaurantes Lda (NIF 500347506), disponibiliza, entre outros, o serviço de almoços.

Almoço neste estabelecimento há sensivelmente 15 anos, sempre me dirigi a qualquer dos funcionários com respeito, exijo ser tratado da mesma forma.

Enquadramento:
O serviço de almoços é prestando com o sistema de tabuleiros, em que o cliente pega num tabuleiro e vai-se servido na fila de produtos. Começando pelos talheres e pelo pão, até ao prato principal. O prato principal tem de base várias opções bem definidas, tipicamente carne, peixe e dieta. O mesmo não acontece com os acompanhamentos, é habitual existirem opções como arroz, massa e batata frita, no entanto é pouco claro o que constituí ou pode construir cada prato.
As várias opções de prato principal (carne, peixe, etc.) vão sendo preparadas e disponibilizadas na prateleira, no entanto, é habitual serem disponibilizados diferentes acompanhamentos para a mesma base (por exemplo, carne com massa e carne com arroz e batata frita, ou, leva um pouco de legumes ou alface). Também é habitual o cliente pedir acompanhamentos específicos, por exemplo carne só com arroz ou somente com batata frita.
É aqui que se gera muitas vezes a confusão. A situação que exponho em seguida aconteceu inúmeras vezes ao longo dos anos, hoje ultrapassou o limite suportável.

Ocorrência:
Hoje, 10 de Janeiro de 2019, pelas 12:00, chegado a escolha do prato principal, peguei no prato de carne e perguntei a dona Armanda, de forma educada, se podia colocar legumes.
A funcionária em questão respondeu de forma extremamente agressiva e insultuosa, começou aos berros comigo, em tom elevado e depreciativo, fazendo juízos e observações indelicadas, que para mim foram uma humilhação pública extremamente desagradável. Alguns exemplo das palavras da funcionária, aos berros: “… jovem, não pode levar legumes …”, “… vocês pagam muito pouco pelo prato, não pode ser …”, “ … falta de bom senso …”. Em situação alguma em elevei o tom de voz.
Muitas outras situações houveram em que eu pedi a esta mesma funcionária se podia por legumes e esta adicionou sem qualquer problema.
Muitas outras situações em que esta funcionária me recusou acompanhamentos, que minutos depois disponibilizou os meus colegas.

Tolero bem o tratamento diferenciado, não admito é faltas de respeito como a que passei hoje.

Data de ocorrência: 10 de janeiro 2019
Helder Mendes
Helder Mendes avaliou a marca
23 de junho 2022

a empresa nem se dignou a responder a queixa apresentada, mais uma manifestação do cuidado no tratamento com os clientes.