EuroAtlantic Marca do Mês

EuroAtlantic - Reembolso viagem Bissau-Lisboa

Candida Silva
Candida Silva apresentou a reclamação
2 de junho 2021
Face à resposta obtida da Euroatlantic (que aqui anexo) à minha reclamação também aqui exposta noutra reclamação urge fazer uma nova reclamação face ao por eles exposto já que a informação que nela transmitem não corresponder à verdade. No dia 30/04/2021 apresentei-me no aeroporto de Bissau para o check-in por volta das 9h00 (entre as 9h05 e as 9h10). Uma vez que me desloquei com um motorista no carro da ONG VIDA, esta informação é comprovável.
Neste momento, e devido às medidas de prevenção relacionadas com a Covid-19, como os senhores bem sabem, estão a ser implementadas no aeroporto de Bissau medidas de restrição à entrada no edifício. O parque de estacionamento é gradeado, tendo apenas uma abertura (de cerca de 2 metros) que dá acesso ao edifício do aeroporto. Nessa passagem é atualmente regra estarem – tal como estavam no dia 30/04/2021 – pelo menos 2 polícias/seguranças que, mediante o nível de ocupação do espaço interior, e mediante apresentação do bilhete, permitem ou bloqueiam a entrada aos passageiros. Assim, todos os passageiros que chegam ao aeroporto são obrigados a ficar na fila para este controlo. Esta fila prolonga-se unicamente desde os balcões de check-in no interior até ao exterior do aeroporto, e é por isso a fila para efetuar o check-in – junto foto em anexo, de outra data mas ilustrativa da situação descrita. No dia 30/04/2021 eu apresentei-me, assim, dentro do horário previsto para o check-in e foi-me recusado o embarque sem motivos razoáveis para tal, aplicando-se portanto o Regulamento CE n.º 261/2004.
A EuroAtlantic menciona que apenas os passageiros que se apresentaram dentro do período indicado para o check-in puderam embarcar. Esta informação não é comprovável. Após o anúncio do encerramento dos balcões do check-in, os mesmos foram deslocados para uma sala interior e foi transmitida oralmente, para o grupo de passageiros em espera e não de forma individual, a informação de que quem quisesse poderia efetuar o check-in sem bagagem de porão. Uma vez que não houve qualquer medida de verificação de quais os passageiros que haviam chegado dentro ou fora do período indicado para o check-in, podem ter embarcado passageiros que haviam chegado tardiamente, e ficado por embarcar passageiros que haviam chegado atempadamente (como é o meu caso). Mais acrescento que para este tipo de check-in não foram dadas quaisquer garantias quanto ao transporte da bagagem de porão em voos seguintes, nem quanto a reembolso pelos incómodos causados. Ao proceder desta forma a EuroAtlantic não cumpriu com o ponto 1 do Artigo 4º do supracitado regulamento, falhando também ao cumprimento do Artigo 7º (neste caso alínea b)) e dos artigos 8º e 9º.
Para além disso, no dia 30/04/2021 as únicas informações transmitidas pela companhia – dadas em voz acústica para um grupo alargado de pessoas – foi de que os passageiros ali presentes teriam chegado todos depois da hora de fecho de check-in (não comprovável) e de que a única solução seria comprarem um novo bilhete pagando para isso uma taxa de alteração e o valor da diferença entre bilhetes. Não foi distribuída qualquer informação escrita aos passageiros sobre os seus direitos, violando, portanto, a EuroAtlantic o disposto no ponto 2. do artigo 14º do cito regulamento.
Data de ocorrência: 2 de junho 2021
5 de setembro 2022
Exmo.(a) Senhor(a),

Acusamos a recepção da sua reclamação relativa ao assunto descrito em epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Antes de mais, gostaríamos de salientar que estes testemunhos são, para a euroAtlantic Airways, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos Passageiros.
Somos a informar que foi aberto e instruído um processo de reclamação, com a nossa referência interna nº 321, tendo o mesmo sido analisado e respondido directamente ao passageiro.
Informamos que estamos a envidar os nossos melhores esforços de forma a evitar situações semelhantes no futuro.
Aproveitamos esta oportunidade para apresentar as nossas desculpas pelos inconvenientes causados.
Sem outro assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
STP Airways,
Customer Services
28 de outubro 2022
Exmo.(a) Senhor(a),

Somos a informar que foi aberto e instruído um processo de reclamação, com a nossa referência interna nº 321, tendo o mesmo sido analisado e respondido directamente ao passageiro, tendo o processo sido concluído.
Sem outro assunto, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
STP Airways,
Customer Services
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.