Eurocupon Marca do Mês
Masterideia - Divulgação ComércioArtigos para o Lar, Unip., Lda

• Rua Delfim Ferreira, 776 A
    4100-199 Porto
  • apoiocliente@eurocupon.pt

Eurocupon - Era uma vez um “super colchão prestige medic” com “garantia de 10 anos”

António Osório apresentou a reclamação
10 de julho 2021
Na sequência de me ter tornado sócio da Liga dos Combatentes, recebi a primeira revista "Combatente" em cujo interior vinha um prospecto largamente ilustrado da EUROCUPON, no qual anunciam uma “SUPER PROMOÇÃO para sócios da Liga dos Combatentes” composta por um “Super Colchão Prestige Medic” com “Garantia de 10 Anos” e “3 SUPER OFERTAS: 1 Portátil Híbrido + 1 Smartphone + 2 Almofadas”, tudo pelo valor de € 238,90 (incluindo despesas de envio no montante de € 39,90).
Depois de efetuar a minha reserva, recebi um telefonema da Senhora colaboradora da EUROCUPON (com a duração de 24 minutos) a propor-me (veemente) que por mais € 60,00 (mais 30%) todos aqueles artigos seriam de qualidade superior, designadamente: o colchão teria mais duas camadas de viscoelástico; as almofadas viscoelásticas seriam de tamanho grande e com a mesma composição do colchão; o portátil híbrido teria mais memória RAM; o smartphone seria melhor.
Recebida a encomenda, pela qual paguei € 299,90, deparei-me com o seguinte: O colchão veio enrolado num plástico que apresenta bastante sujidade, principalmente nas pontas, inclusive na fita-cola, sendo que não veio acompanhado de nenhuma informação relativa à marca, fabricante/fornecedor, composição/características, conselhos de utilização, garantia, etc., trazendo apenas junto um pedaço de papel com a inscrição "Colchão Expo Light 140*190”; As almofadas nem são viscoelásticas nem são de tamanho grande; O portátil híbrido não veio, vindo em sua substituição um tablet (que nem sequer traz película protetora do ecrã) e uma bolsa para tablet com teclado; O smartphone é demasiado pequeno; A fatura refere-se a um "Colchão Azul 140X190”.
Face a tais “inconformidades" e ao receio de abrir o colchão, contactei a mesma Senhora colaboradora da EUROCUPON, tendo-me então esta sugerido que abrisse o colchão e o deixasse em repouso durante 48 horas. Relativamente ao portátil híbrido, referiu que o tablet e a bolsa para tablet com teclado correspondia à imagem constante no prospecto, e face à minha modesta discordância alegou que o efeito prático era o mesmo, opinião com a qual não posso concordar, salvo devido respeito. Quanto às almofadas, referiu que ia averiguar junto do fornecedor, sem que até hoje me desse a conhecer o resultado das averiguações. Como se não bastasse, no momento da abertura do colchão verifiquei que o mesmo não foi embalado e enrolado a vácuo, vindo prensado e enrolado num plástico, sendo que apresenta indícios de já ter sido usado, tendo inclusivamente nódoas na parte superior e na parte lateral. Além disso, depois de desenrolado ficou, apenas, com 15 cm de altura.
Face a tudo isso, por telefone e por email comuniquei à EUROCUPON todas aquelas inconformidades, juntando inclusivamente 7 fotografias do colchão, bem como informei que eu não podia aceitar os artigos recebidos por não corresponderem ao efetivamente encomendado com a agravante de o colchão apresentar as anomalias acima apontadas. Na sequência, recebi um telefonema da Senhora colaboradora da EUROCUPON, através do qual me informou que eu iria ser contactado no sentido de me proporem uma solução no sentido de minimizar o meu prejuízo, contacto esse que não aconteceu, pelo que, enviei outro email à EUROCUPON, através do qual solicitei ao departamento responsável que se dignasse fornecer-me informações sobre o processo de devolução ou de troca dos artigos recebidos pelos artigos efetivamente encomendados, aliás, em cumprimento das condições de devolução enviadas juntamente com a fatura, onde efetivamente se pode ler o seguinte: "Para efetuar a devolução deverá contactar-nos, via telefone ou e-mail, para lhe podermos fornecer informações sobre o processo de troca/devolução".
Dos vários telefonemas, 7 mensagens para o e-mail alexandra.antunes@eurocupon.pt e 10 mensagens para o e-mail apoiocliente@eurocupon.pt, resultou que a EUROCUPON: 1) Não consegue substituir o colchão que me enviou pelo “Super Colchão Prestige Medic, para sócios da Liga dos Combatentes, com Garantia de 10 Anos”, já para não falar das mais duas camadas de viscoelástico que este deveria ter por eu ter pago mais € 60,00; 2) Apenas consegue trocar o colchão que me enviou por outro igual sem as deficiências acima referidas; 3) Face à minha intenção de devolver a encomenda diz-me que deverei fazer chegar às suas instalações todos os artigos tal e qual como os recebi, o que até pode parecer hilariante, pois, como é evidente, torna-se manifestamente impossível colocar o colchão tal e qual como o recebi, uma vez que o mesmo vinha prensado e, depois de aberto e desenrolado, encheu por ele próprio.
No fim destes trâmites todos, a questão de fundo é que eu encomendei o artigo constante no prospecto largamente ilustrado da EUROCUPON, no qual anunciam uma “SUPER PROMOÇÃO para sócios da Liga dos Combatentes” composta por um “Super Colchão Prestige Medic” com “Garantia de 10 Anos” e recebi um "Colchão Expo Light/Colchão Azul" sem Garantia de 10 Anos e com nódoas na parte superior e na parte lateral.
Data de ocorrência: 10 de julho 2021
12 de julho 2021
Estimada Cliente,
Acusamos a sua comunicaçºao, a qual mereceu a nossa melhor atenção,
Iremos encaminhar a mesma para análise para o departamento específico.

20 de julho 2021
Estimado Cliente,
Após análise, verificamos que existiram várias comunicações trocadas entre o cliente e a nossa linha de apoio.
De forma a dar seguimento à resolução contratual o cliente deverá fazer-nos chegar às nossas instalações as ofertas que recebeu na compra do colchão.
A saber:
- tablet e-samrt 7´´;
- bolsa tablet 7´´;
- smartphone INSYS 4´´;
- almofadas prestige
O colchão deverá ser embalado em plástico/película e será recolhido na sua residência. Queira por favor indicar-nos data mais conveniente para a recolha. As recolhas ocorrem em dias da semana entre as 14h e as 18h, sendo necessário que esteja alguém na morada neste período horário.
Reenviamos condições de devolução, nas quais consta o estado em que os artigos devem ser devolvidos (caixas e acessórios originais e sem marcas de uso).
O reembolso dos valores pagos no ato da receção da encomenda será efetuado para o IBAN que nos indicar, após validação do estado dos artigos.

24 de julho 2021
Antes de mais, devo registar com agrado o facto de a EUROCUPON ter finalmente olhado para este caso com o sentido de justiça que o mesmo merece, o que faz despertar em mim novamente a confiança na marca.
Relativamente à recolha do colchão, proponho qualquer um dos dias da 1ª semana do mês de agosto por me encontrar de férias e em casa.
Quanto aos demais artigos que me foram enviados juntamente com o colchão, por fazerem parte integrante da encomenda nº 213119 e encontrarem-se ainda acondicionados no interior da caixa de papelão da EUROCUPON, proponho a recolha dos mesmos também juntamente com o colchão, aliás como é da mais elementar justiça. No interior da caixa irá ainda o original e duplicado da fatura, bem assim o documento comprovativo do meu IBAN.
Assim, e comprometendo-me eu a embalar o colchão no mesmo plástico que trazia, bem assim a selar com fita-cola a caixa de papelão contendo os demais artigos e documentos, solicito os bons ofícios no sentido da EUROCUPON me informar o dia mais conveniente da 1ª semana do mês de agosto para a recolha da encomenda.
Agradecendo desde já a atenção que farão o favor de me dispensar, apresento os meus melhores cumprimentos.
1 de agosto 2021
Reitero o meu pedido no sentido da EUROCUPON me informar o dia mais conveniente da 1ª semana do mês de agosto para a recolha da encomenda.
9 de agosto 2021
Estimado Cliente,
No seguimento do seu contacto para a linha de apoio ao cliente somos a reiterar procedimento de devolução.
É necessário que efetue a devolução dos artigos de oferta para as nossas instalações.
Podemos agendar a recolha para dia 12/08.
Aguardamos o seu feedback.

11 de agosto 2021
Na minha comunicação de 24JUL2021, solicitei os bons ofícios no sentido da EUROCUPON me informar o dia mais conveniente da 1ª semana do mês de agosto para a recolha do colchão, por me encontrar de férias e em casa.
Presentemente, ainda me encontro de férias mas, agora, no algarve até 29AGO201, pelo que só após esta data é que me será possível proceder à devolução dos artigos de oferta para as instalações da EUROCUPON, bem como agendar o dia mais conveniente para a recolha do colchão.
13 de agosto 2021
Estimado Cliente,
Acusamos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos agendamento de recolha para dia 31 de Agosto entre as 14h e as 18h, sendo necessário que esteja alguém na morada neste período horário.
Agradecemos que até essa data nos faça chegar os restantes artigos de forma a conseguirmos dar seguimento ao seu pedido de resolução.

15 de agosto 2021
Face à última comunicação da EUROCUPON, venho dizer o seguinte:
1º) Relativamente ao agendamento efetuado pela EUROCUPON, para recolha do colchão em 31 de Agosto entre as 14h e as 18h, confirmo que estará alguém na morada neste período horário.
2º) Quanto à parte em que a EUROCUPON refere “Agradecemos que até essa data nos faça chegar os restantes artigos de forma a conseguirmos dar seguimento ao seu pedido de resolução”, propugno pela minha comunicação de 24JUL2021, com fundamento no seguinte:
a) Depois de efetuar a reserva de 1 Super Colchão Prestige Medic com Garantia de 10 Anos, 1 Portátil Híbrido, 1 Smartphone e 2 Almofadas, recebi um telefonema da Senhora colaboradora da EUROCUPON a propor-me veemente, durante 24 minutos, que por mais € 60,00 (mais 30%) além do colchão também os restantes artigos seriam de qualidade superior, designadamente: as almofadas viscoelásticas seriam de tamanho grande e com a mesma composição do colchão; o portátil híbrido teria mais memória RAM; o smartphone seria maior e de marca. Convicto de que os artigos que iria receber corresponderiam ao anunciado e acordado, efetuei a encomenda.
b) Imediatamente após receber a encomenda, por telefone e por email comuniquei à EUROCUPON o facto de para além do colchão também os restantes artigos recebidos estarem em desacordo com os efetivamente encomendados, porquanto: as almofadas nem são viscoelásticas nem são de tamanho grande; o portátil híbrido não veio, vindo em sua substituição uma bolsa para tablet com teclado e um tablet que nem sequer traz película protetora do ecrã; O smartphone é demasiado pequeno.
c) De assinalar pela negativa o facto de no contacto telefónico pós-reclamação a Senhora colaboradora da EUROCUPON que me efetuou a venda ter referido que o tablet e a bolsa para tablet com teclado correspondiam à imagem constante no prospecto, bem como o facto de ter-se proposto averiguar junto do fornecedor acerca da composição e tamanho das almofadas, sem que até hoje me desse a conhecer o resultado das averiguações.
d) De acordo com a legislação europeia, “O vendedor tem a obrigação de substituir um bem adquirido ou de propor ao consumidor uma redução do preço ou o reembolso, se o bem em questão não corresponder ao anunciado ou acordado e àquilo que o seu cliente pensou estar a comprar”.
e) Nesse sentido, foram por mim enviados à EUROCUPON vários emails, através dos quais eu solicitei ao seu departamento responsável que se dignasse proceder à substituição dos artigos pelos efetivamente encomendados, ou, ainda, se tal não fosse possível, a atribuição de um desconto do preço original ou de um reembolso.
f) Face à solução dada pelo departamento responsável da EUROCUPON, não pode recair sobre mim o ónus de fazer chegar às suas instalações os restantes artigos, por contrariar o nº 4 do artigo 9º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho (Lei de Defesa do Consumidor), o qual estabelece que “O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação”.
Pelo exposto, solicito os bons ofícios no sentido de o departamento responsável da EUROCUPON proceder, igualmente, ao agendamento da recolha dos restantes artigos que fazem parte da encomenda nº 213119, por também estes não corresponderem aos efetivamente encomendados.
23 de agosto 2021
Estimado Cliente,
Acusamos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
A legislação em vigor obriga efetivamente o vendedor a substituir ou reembolsar sem quaisquer custos para o comprador sempre que existe uma não conformidade entre o bem entregue e o bem publicitado.
Reiteramos que os artigos enviados entregam todas as características publicitadas pelo a sua devolução é responsabilidade do comprador.
Após a receção da totalidade dos artigos e respetiva validação do seu estado será efetuado o reembolso do valor total pago para o IBAN que nos indicar para o efeito.

27 de agosto 2021
Salvo devido respeito, afirmar-se que “Os artigos enviados integram todas as características publicitadas” é fazer tábua rasa de todos os telefonemas, emails e reclamações por mim efetuadas.
Como é por demais sabido pela EUROCUPON, depois de eu ter efetuado a reserva de 1 Super Colchão Prestige Medic com Garantia de 10 Anos, 1 Portátil Híbrido, 1 Smartphone e 2 Almofadas, recebi um telefonema da Senhora colaboradora da EUROCUPON a propor-me veemente, durante 24 minutos, que por mais € 60,00 (mais 30%) além do colchão também os restantes artigos seriam de qualidade superior, designadamente: as almofadas viscoelásticas seriam de tamanho grande e com a mesma composição do colchão; o portátil híbrido teria mais memória RAM; o smartphone seria maior e de marca.
Como também é por demais sabido pela EUROCUPON, imediatamente após eu receber a encomenda, por telefone e por email comuniquei à EUROCUPON o facto de para além do colchão também os restantes artigos recebidos estarem em desacordo com os efetivamente encomendados, porquanto: o portátil híbrido não veio, vindo em sua substituição uma bolsa para tablet com teclado e um tablet que nem sequer traz película protetora do ecrã; O smartphone é demasiado pequeno; as almofadas nem são viscoelásticas nem são de tamanho grande, sendo de assinalar pela negativa o facto de no contacto telefónico pós-reclamação a Senhora colaboradora da EUROCUPON que me efetuou a venda ter-se proposto averiguar junto do fornecedor acerca da composição e tamanho das almofadas, sem que até hoje me desse a conhecer o resultado das averiguações.
Nesta conformidade, não restam dúvidas de que nenhum dos artigos corresponde ao expressamente anunciado e acordado no telefonema que conduziu à encomenda, pelo que, não pode recair sobre mim o ónus da devolução dos mesmos por contrariar o nº 4 do artigo 9º da Lei de Defesa do Consumidor.
Pelo exposto, reitero os bons ofícios no sentido de o departamento responsável da EUROCUPON mandar proceder, igualmente, ao agendamento da recolha dos restantes artigos que fazem parte da encomenda nº 213119, por também estes não corresponderem aos efetivamente encomendados.
31 de agosto 2021
Estimado Cliente,
Acusamos receção dos artigos nas nossas instalações.
Aguardamos validação do estado dos mesmos por parte da área de pós venda para dar seguimento ao seu pedido de reembolso.

6 de setembro 2021
Estimado Cliente,
Confirmamos receção de artigos em condições de devolução.
Queira por favor encaminhar comprovativo de IBAN para reembolso visto que o mesmo não foi enviado juntamente com a encomenda.

6 de setembro 2021
Conforme solicitado pela EUROCUPON, tenho a honra de enviar, em anexo privado, o comprovativo do meu IBAN.
13 de setembro 2021
Estimado Cliente,
Confirmamos encaminhamento do seu pedido de reembolso para o nosso departamento financeiro.
O mesmo será efetuado num prazo de 72h úteis.

14 de setembro 2021
Estimado Cliente,
Segue em anexo comprovativo de reembolso efetuado.

António Osório avaliou a marca
16 de setembro 2021

Salienta-se pela positiva o facto de a Eurocupon ter tratado, com seriedade e profissionalismo, do processo de devolução dos artigos, sendo que, na impossibilidade de trocar os mesmos pelos efetivamente encomendados foi célere no reembolso do montante pago.