Eurocupon Marca Recomendada Marca do Mês

• apoiocliente@eurocupon.pt

Eurocupon - Pedido de revisão de contratos

Dora Ramos apresentou a reclamação
27 de março 2020
Sou cliente Eurocupon desde há algum tempo e tenho a decorrer neste momento três contratos de aquisição de produtos convosco.
Os contratos são, por ordem de aquisição:
• Contrato 136820 de 05/07/2019 no valor de 7.98 € com a duração de 24 meses;
• Contrato 157909 de 07/11/2019 no valor de 24.99 € com a duração de 60 meses;
• Contrato 144070 de 15/01/2020 no valor de 43.99 € coma duração de 72 meses.
Aquando da primeira aquisição (tablet e a impressora Canon), fui informada que estes dois produtos seriam oferta e apenas teria de pagar um seguro para ambos no valor de 7.98 € durante 24 meses.
Tendo em conta que a impressora está anunciada com o preço de 59.90 € e o tablet com o preço promocional de 29 €, o seguro de qualquer um dos equipamentos fica mais dispendioso do que o próprio equipamento, totalizando 95.76 € para cada. Mas, tendo em conta que já tinha efetuado compras anteriormente e foram totalmente satisfatórias, acabei por deixar o assunto assim mesmo.
Na segunda aquisição, a compra foi a TV de 32’’ e, pela informação que me deram, os restantes artigos (o robot de cozinha, o ferro a vapor e o livro de cozinha) seriam oferta, mas mais uma vez teria de pagar seguros associados. Fui também informada que a mensalidade dos 24.99€ seria com os equipamentos do primeiro contrato incluídos. Ora, sendo assim, a mensalidade dos equipamentos do segundo contrato seria de 17.01 €, o que, findo os 60 meses, pagaria por estes equipamentos o total 1020.60€, e pelos seguros dos equipamentos anteriores iria pagar 478.80 € (???) Tendo em conta que as mensalidades são de 60 meses, acho um pouco excessivo, quer as mensalidades, quer os seguros.
Nesta última aquisição, adquiri o computador portátil e o outro artigo (TV de 20’’) seria oferta, mas mais uma vez, tem seguros associados que têm de ser pagos durante 72 meses (???) o que também acho um pouco excessivo. Efetuando uns cálculos rápidos, pela aquisição destes últimos equipamentos, vou pagar 19€ em 72 meses, o que perfaz a quantia de 1368 € (por um portátil e uma TV de 20’’???).
Calculando todos os contratos que mesmo agregados, os montantes pagos ao final de 72 meses serão os seguintes:
1. 574.56 € pelos seguros do tablet e da impressora (não incluindo os valores já pagos),
2. 1224.72 € pela TV de 30, o robot de cozinha e o ferro de caldeira (Não incluindo os valores já pagos) e, finalmente, pelos últimos produtos,
3. 1368 € (uma TV de 20’’ e um portátil).
O que totaliza 3167.28 €, entre seguros e mensalidades.
Penso que estes valores deverão ser reavaliados e retificados, pois estão um pouco excessivos, comparados com as campanhas que a vossa empresa anuncia que passo a expor infra:
Os preços dos equipamentos que se vê anunciados em revistas, seria de:
• Tablet – 29 €
• Impressora – 59.90 €
• TV 20’’ – 99 €
• Portátil Premium – 199 €
• Robot de Cozinha – 99 €
• TV de 32’’ – 199 €
• Ferro a Vapor – 39 €
O que totaliza a quantia de 723.90€ (Setecentos e vinte e três Euros e noventa Cêntimos).
Ainda que quisessem aplicar nestes contratos, os “preços reais” dos equipamentos, os preços seriam os seguintes:
 Tablet – 149 €
 Impressora – 59.90 €
 TV 20’’ – 399 €
 Portátil Premium – 699 €
 Robot de Cozinha – 399 €
 TV de 32’’ – 899 €
 Ferro a vapor – 149 €
O preço totalizaria 2753.90€ (Dois mil Setecentos e Cinquenta e três Euros e noventa cêntimos e nunca a quantia que totaliza este contrato que é de 3167.28 € (Três Mil Cento e Sessenta e Sete Euros e Vinte e Oito Cêntimos). Só posso depreender que os 413.30 € que excede será do livro de receitas. ? *
Nota: Estes cálculos não englobam o que já paguei até aqui, porque já nem contei com esses valores.
Depois desta exposição de factos, gostaria, que me explicassem o seguinte:
• Como é que eu começo por pagar um contrato com a duração de 24 meses e no último contrato, ficam todos os produtos incluídos durante um período de 72 meses?
Não seria suposto, a partir de 03/08/2021 a mensalidade baixar, porque terminaria o primeiro contrato? Neste caso, penso que passaria a ser de 36.01 €?
Não seria suposto, a partir de 03/01/2025, a mensalidade baixar novamente porque terminaria o segundo contrato? E neste caso, a mensalidade ficaria em 19 €?
E mesmo com estas condições contratuais, os valores ficam muito acima das promoções que anunciam!
Observando os factos por outra perspetiva, com todos estes itens englobados neste contrato de 72 meses, parto do pressuposto que todos eles (o tablet, a impressora, a TV de 32’’, o ferro de caldeira, o robot de cozinha, a Tv de 20 ‘’ e o portátil) estão abrangidos pela garantia durante 72 meses, o que não me parece que seja o caso.
Pelo que se lê nos contratos, o contrato 136820, a garantia do tablet e da impressora é de 24 meses, no contrato 157909 a garantia da TV de 32’’, do robot de cozinha e do ferro de caldeira é de 60 meses e finalmente, no contrato 144070, a garantia do portátil e da TV de 20’’ é de 72 meses, então coloca-se a seguinte questão:
• Porque razão é que estou a pagar um contrato que abrange as mensalidades ou seguros de todos os equipamentos durante período de tempo igual para todos, se o período em que estão assegurados é diferente?
Por outro lado, não me parece que em empresa alguma, se paguem seguros de equipamentos eletrónicos durante 72 meses (6 anos), a não ser de grandes eletrodomésticos ou de um automóvel ou de uma habitação, o que não é o caso, e como já foi referido, todos estes artigos vão totalizar, ao fim de 72 meses, a módica quantia de 3 167. 28 €, o que acho valores um pouco excessivos, tendo em conta que no vosso site anunciam grandes promoções e pagamentos parcelados sem juros.
E o mais curioso é que, nos vossos anúncios publicitários, os prazos anunciados não ultrapassam os 20 meses (como poderão ver nas imagens infra, na última folha).

Em suma, agradeço que me enviem, em extrato discriminado, os valores de cada item que adquiri, especificando o que é mensalidade do produto encomendado e o que é pagamento de seguros.
Agradeço ainda que, sendo a mensalidade da impressora e do tablet, um seguro dos equipamentos, como me foi “vendido” ao telefone, cancelem os seguros dos mesmos, pois os 7.98€ mensais por 24 meses, dá um total de 191.52€ em seguros de equipamentos que não justifica serem assegurados por estes montantes, pois são equipamentos facilmente adquiríveis com preços acessíveis quando se inutilizam.
Gostaria, finalmente, de solicitar uma revisão destes contratos (ou deste contrato) que me parece um pouco exagerado em termos de valores e de prazos de pagamento.
Se me é permitida uma sugestão, poderão reduzir o prazo do pagamento para 48 meses ou 36 meses e adequar o montante da mensalidade, aos valores que anunciam para poderem “fazer cair por terra” as reclamações que já existem da vossa empresa no portal da queixa e na Deco (E são bastantes!!!) de burlas, publicidade enganosa e reembolsos inexistentes. Pelas minhas pesquisas, só no portal da queixa totalizam 262, muitas delas por resolver.
Sugiro, com isto que me permitam continuar a fazer boa publicidade da vossa empresa e dos vossos serviços.
Agradecendo antecipadamente a atenção dispensadas, aguardo o V/ feedback sobre as questões colocadas e todos os assuntos mencionados.
Data de ocorrência: 27 de março 2020
31 de março 2020
Estimada Cliente,
Acusamos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Em anexo privado enviamos detalhe de compras efetuadas com o discriminativo do valor de cada um dos artigos.
Não se verifica nenhuma irregularidade com os contratos.
Como já tinha pagamentos ativos connosco o que foi feito foi juntar os valores por pagar do contrato ativo ao novo contrato efetuado.
Esses valores aparecem discriminados na coluna "valor em dívida".

Exemplo: O primeiro contrato que fez connosco - 136820 - tinha previsto a primeira mensalidade para 03.08.2019.
Tratava-se dum contrato de 24 X €7,98.
A 07.11.2019 fez connosco um segundo contrato - contrato 144070 - que previa pagamento de primeira prestação para 03/01/2020.
Ora, nessa data (03/01/2020) já nos teria pago 5 prestações do contrato inicial (as prestações de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro) pelo que o total em dívida do contrato 144070 seria de €151,62 (19 prestações no valor de €7,98). Foi esse valor que foi incluído no novo contrato.
O procedimento foi exatamente o mesmo para o terceiro contrato.

Relativamente à tabela de gama que envia nem todos os artigos que recebeu estão contemplados na tabela de gama online.
Temos campanhas exclusivas para atuais cliente como é o caso da campanha do portátil star premium à qual aderiu.
Ao cruzar as características do portátil star premium que tem em seu poder com as características do portátil Omega que está disponível online irá constatar que o produto que adquiriu é superior (por exemplo o portátil do site é de apenas 8 polegadas...).

Nos contratos celebrados que envolvem a compra de artigos - contratos 157909 e 144070 - pode ler-se nas consições contratuais - artigo 1º alínea a) o valor total dos bens adquiridos.
Adicionalmente, no artigo 2º o cliente é informado das condições de revogação e reclamação.
Dentro do prazo de 14 dias legalmente estabelecido não reportou intenção de resolução nem reclamação de valores ou pedido de alteração contratual pelo que o contrato tornou-se efetivo.
Apenas a 12/02/2020 contacta pela primeira vez a nossa linha de apoio a solicitar esclarecimento de valores e informa a comunicadora que nos irá enviar pedido de esclarecimento por escrito.

Recebemos a sua reclamação pela primeira vez por esta plataforma e via livro de reclamações online e ambas foram respondidas.

Adicionalmente, permita-nos indicar que a nossa empresa ocupa desde junho de 2019 os lugares cimeiros em Satisfação do Cliente em Portal da Queixa, ocupando quase sempre a primeira posição.
Temos reclamações como todas as empresas que têm vendas mas tudo fazemos para ir ao encontro da satisfação dos nossos clientes.

Esta resposta tem um anexo privado
1 de abril 2020
Exmos. Senhores,

Peço a vossa atenção para o que foi escrito por mim. Nunca disse que queria deixar de pagar, apenas disse que pretendia uma revisão de contratos, porque acho os valores muito exagerados e, agora que recebi as vossas indicações dos reais valores, fiquei assombrada. É curioso que, nos telefonemas que os chamados "gestores de conta" nos fazem, nunca são mencionados estes valores astronómicos. E dão-nos uma lavagem cerebral tão grande e com uma rapidez que só começamos a fazer contas quando temos os produtos em casa. Como temos de assinar os papeis quando recebemos os produtos pelo correio, vocês valem-se disso para continuarem com estes contratos ludibriantes.
Depois de verificar o documento enviado com os montantes, eu peço desculpa mas os montantes não me batem certo. Ou vocês estão a aplicar juros em tudo (o que vai contra tudo o publicitam), ou são contas para ludibriar o consumidor, ou sou eu que sou muito burra e não consigo entender a vossa contabilidade.
Outra questão: Se oferecem produtos, porque somos obrigados a pagar seguros durante 60 meses ou 72 meses? isto é uma questão que não consigo compreender. Ou seja, eu estou a pagar 7.98€ de seguros de um tablet que não vale 50€ (aliás, funciona mal) e uma impressora que também já não funciona. Não devolvi porque o preço que pagava pelos portes da devolução, ainda me ficava mais caro. Portanto, eu vou pagar em seguros de um tablet e uma impressora que funcionam mal, 95.76 € cada (intolerável!).
Pelos seguros de um robot de cozinha e um ferro de caldeira vou pagar 294 € ( A sério?!?)
Pelo seguro de uma TV 20'' vou pagar 432 € ( Um pouquinho exagerado! Se a tV avariar, com 100 € ou 120 € compro uma nova.
O preço "real" das coisas, está um pouco exorbitante também. Uma TV de 32'' por 813.78 €????? E onde fica a promoção a que eu aderi???
Um portátil star premium por 997.86?????? Há topos de gama mais baratos!!!
E mais recentemente, reparei que o "dito star premium nunca carrega a bateria toda. O santo objeto está ligado à corrente 12 horas, quando o ligo, a bateria está pela metade. (Devo andar em maré de azar, com certeza.)
Gostaria ainda que me explicassem porque aparece um 4 por baixo do débito direto. É 4 € que aplicam pelo débito direto ou o débito direto é descontado ao dia 4???
Resumindo: Em lado nenhum somos obrigados a pagar seguros seja do que for, os seguros são facultativos, portanto, já que vão insistir nas mensalidades absurdas, vou pedir mais uma vez, que retirem os seguros das mensalidades. Não sou obrigada a pagar seguros de equipamentos, ainda que fossem equipamentos muito bons.
Agradeço que não coloquem esta reclamação como resolvida, caso decidam não rever a mensalidade. Eu quero isto resolvido tão depressa quanto vocês, mas não gosto de ser enganada, nem gosto que substimem a minha inteligência, que é o que estão a fazer neste momento.
Agradeço que me enviem por correio, uma nova proposta de contrato, com os valores revistos.
Sem mais, aguardo o V/ feedback
Cunprimentos
3 de abril 2020
Estimada Cliente,
Relativamente à primeira campanha a que aderiu as condições da mesma pressupõem a adesão ao serviço Sistema de garantia Plus durante 24 meses com um valor mensal de €3,99 por artigo. Em contrapartida o cliente ususfrui de franquia €0 na substituição por um novo equipamento em casos não cobertos pela garantia como furto ou quebra acidental.
No segundo e no terceiro contrato a adesão ao serviço de garantia plus é facultativa e é apresentada dessa forma ao cliente aquando da adesão.
O serviço SGP confere-lhe uma garantia adicional. Não obstante, naturalmente que caso o cliente não pretenda a adesão ao mesmo os equipamentos que comercializamos têm garantia de 2 anos conforme legalmente estabelecido em território europeu.
Caso verifique alguma anomalia com o equipamentos basta que nos envie os mesmos para encaminharmos para a assistência técnica.
Mais informamos que no segundo e no terceiro contrato o custo mensal do débito direto é de €4,90 e o do serviço SGP de €4 por artigo , conforme mencionado nos seus contratos. Existia um lapso no ficheiro enviado, o qual já foi retificado no novo documento.
Conforme indicado na nossa anterior resposta, para além do gestor comercial informar as condições contratuais antes da expedição da encomenda os nossos contratos indicam sempre o valor total da compra.
Isso aconteceu com o contrato 157909 que recebeu em sua casa e 2 meses depois, já tendo conhecimento dos nossos procedimentos voltou a fazer-nos um pedido de compra.
Operamos num mercado no qual não existe pvp tablado. Temos uma tabela de preços que se enquadra no nosso modelo de negócio e a mesma é informada ao cliente antes de formalizar a venda. Logo, os pvp´s dos equipamentos não são negociáveis.
Adicionalmente, tratando-se de venda à distância o cliente dispõe de 14 dias para livre resolução, direito que não exerceu.
Após análise junto da nossa área financeira foi autorizada a desativação do seguro da TV 32´´ no contrato 157909 e a desativação do seguro do portátil star premium no contrato 144070.
Reforçamos que, ao desativarmos estes seguros perde as coberturas adicionais acima referidas.
Em anexo privado enviamos proposta revista sem os serviços SGP.
Aguardamos a sua validação para agir em conformidade.

Esta resposta tem um anexo privado
13 de abril 2020
Exmos. Senhores,
Tenho lido todas as vossas comunicações com interesse e, nas outras respostas não mencionei que, antes de ligar para a linha de apoio, tentei contactar-vos várias vezes para os números que tinha disponíveis das gestoras de conta que me contactaram para venda dos produtos, mas sem sucesso, daí que tenha contactado a linha de apoio um pouco mais tarde. Na linha de apoio informaram-me que teria de colocar o meu pedido de revisão dos contratos por escrito e enviar com registo e aviso de receção. Demorei alguns dias porque, ao colocar por escrito um tema sensível, teria de estruturar o texto a colocar.
Relativamente ao assunto principal que é o pedido de revisão dos contratos, desde já agradeço a atenção que têm demonstrado pela resolução deste tema e agradeço a disponibilidade para a redução da mensalidade, no entanto existem ainda outras questões que gostaria de esclarecer
Estive a efetuar os cálculos que me enviaram e surgiu-me uma questão que gostaria que me explicassem: Relativamente ao montante transferido do 1.º contrato para o segundo, está tudo ok, relativamente ao montante que é transferido para o 2.º contrato existe uma discrepância. Os 1217.42€ que transferem para o segundo contrato são: 151.62 (19 mensalidades do tablet e da impressora) + 813.78€ (LCD de 32’’) + 284.20 € (58 meses de débito direto relativo à mensalidade do contrato) – 32.18€ (2 mensalidades já pagas).
Ora, se no terceiro contrato eu vou pagar os 1217.42€ (já inclui o débito direto do contrato anterior) + 997.86€ do portátil + 352.80 do débito direto referente ao 3.º contrato, porque razão estou a pagar 2 débitos diretos, quando a vossa empresa apenas realiza um débito direto por mês, uma vez que os contratos foram agregados? Agradecia que esta situação fosse revista e que retirassem a estes montantes os 284.20€ referentes ao débito direto do 2.º contrato.
Relativamente aos equipamentos em si, como já o referi anteriormente, penso que que estão superfacturados e o preço final não tem nada a ver com o que nos “vendem” ao telefone. Quando recebemos a chamada das vossas promotoras, supostamente fomos premiados numa campanha com um grande desconto e uma grande promoção. É tudo bastante rápido, porque ligam-nos num dia e os equipamentos chegam no outro, o que nem dá tempo para raciocinar. Quando damos conta, já estamos metidos na embrulhada até aos ossos. Por exemplo, recordo-me perfeitamente bem, quando recebi a chamada para adquirir o computador portátil, eu perguntei à senhora se a mensalidade seria de 9.90€ como estava anunciado nos vossos marketings. A senhora respondeu-me que era mais ou menos isso mas nunca me falou em valores. Caso gravem as chamadas (sei que há muitas empresas que não o fazem para não terem este tipo de situações e para se conseguirem retirar destas situações), poderão confirmar o que afirmo. Quando se recebe os equipamentos, nada disto vem descriminado nos contratos. Vem um plano de pagamentos com a duração do contrato e a mensalidade total, mas sem especificar exatamente o que estamos a pagar. Peço desculpa mas isto não é muito ético.
Resumindo: eu aceitaria os 35.67€ que me propõem pelos equipamentos, caso não estivesse a pagar um débito direto em duplicado e se não tivesse a braços com um computador com o teclado danificado. Tem teclas que não funcionam, como a tecla de seta para a direita (a mesma que a tecla end) e quando abro um programa o teclado escreve sem eu lhe tocar, para além de que a tecla shift não funciona com todas as letras. Envio vídeo exemplificativo do que acontece. Para completar este cenário, se quiser ter um computador perfeitamente configurado tenho de pagar uma assinatura do office. Acho isto um pouco absurdo, tendo em conta que estes programas vêm todos incluídos nos portáteis quando os compramos em loja. E sei do que estou a falar porque trabalho numa empresa de material informático e tecnologias de informação. Agora poderão perguntar porque não adquiri o material na minha empresa: porque confiei na vossa e pelos vistos não o devia ter feito! Para além de estar a pagar um computador que me vai custar quase 1000 €, ainda tenho de pagar uma assinatura do office???
Os restantes equipamentos ficam um pouco acima do pvp normal e não são de modo nenhum artigos topo de gama que justificasse os preços praticados, mas nem vou argumentar esses factos.
O computador, peço desculpa, mas vou ter de o devolver. Não está em condições de trabalhar e sinceramente é um artigo que, mesmo que me entregassem outro, iria acontecer a mesma situação. E entre montantes gastos em devoluções e trocas, pago uma quantia absurda e acaba por ficar muito mais caro que os exagerados 1000 € que cobram por ele, portanto agradeço que nem sequer seja substituído.
Sei de antemão que, se me enviarem outro computador, vai ter os mesmo problemas ou outros e vou ter de enviar repetidamente encomendas pelos CTT sempre que os queira devolver. Fica-me extremamente caro.
Amanhã, terça-feira, dia 14 de Abril, irei aos CTT enviar o computador à vossa sede e vai em encomenda registada e com aviso de receção e agradeço que retirem da mensalidade do atual contrato, não só o débito direto duplicado como também o preço do computador.
Assim que proceder ao envio, remeto-vos por esta via a cópia do registo.
Agradeço que mantenham a mensalidade nos 24.99€ pelos restantes equipamentos. Se assim o fizerem só sairão beneficiados.
Desde já agradeço,
16 de abril 2020
Estimada Cliente,

Acusamos a sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente ao portátil lamentamos informar que não podemos aceitar a resolução contratual visto que se trata dum artigo que lhe foi entregue a 16/01/2020, sendo que à data decorreram 3 meses desde a sua entrega. Confirme será certamente do seu conhecimento o prazo para resolução contratual é de 14 dias, prazo esse que foi largamente ultrapassado.
O equipamento dispõe de 2 anos de garantia conforme acima mencionado. Até à data, nunca foi analisado por parte da assistência técnica pelo que não podemos considerar uma avaria reincidente.
Relativamente ao nosso modelo de negócio que assenta na venda telefónica informamos que todos os nossos comunicadores são formados para prestar todas as condições pré-contratuais antes da expedição da encomenda.
Fez-nos 3 compras em 3 momentos distintos. Sempre que existe uma recompra assumimos que o cliente tenha ficado satisfeito e que por esse motivo volta a confiar na nossa empresa para uma segunda compra. Classifica o nosso método de venda como demasiado rápido e com falta de clareza contudo repetiu 3 vezes a compra sempre com o mesmo método - venda telefónica - o que não deixa de nos causar alguma estranheza no ponto de vista de satisfação do cliente.
Não obstante, com vista à satisfação da nossa cliente, apesar de já terem sido ultrapassados os prazos legais para reclamação acedemos na revisão do contrato.
A nossa proposta final é a que mencionamos acima. Os contratos foram agregados por uma questão de comodidade não somente para nós mas também para o cliente uma vez que apenas tem que gerir um débito direto na sua conta.
Se preferir manteremos os contratos e os respectivos débitos em separado o que significa que ficaria a pagar 60 mensalidades de €20,99 referente ao contrato 157909 + 72 mensalidades de €18,76 referente ao contrato 144070.
Os dois débitos totalizariam assim um valor total de €39,75 a partir do próximo mês.
Aguardamos o seu feedback.
Informamos que até termos novo contrato assinado se encontra a vigorar o contrato 144070 e todas as condições nele contempladas.

27 de abril 2020
Exmos Senhores,

Acuso a receção da V/ comunicação que mereceu a minha melhor atenção.
Relativamente às minhas 3 compras, provavelmente não me fiz entender. Se não tivesse ficado satisfeita com as duas primeiras, não teria efetuado a terceira. De facto, considero os preços um pouco exagerados, tendo em conta que quando nos telefonam anunciam promoções e que, supostamente fomos seleccionados para uma dessas eventuais promoções. O que acontece é que quando recebemos as encomendas, não está escrito nos contratos em lado nenhum (verifiquei 3 ou 4 vezes) o preço final do produto e, quando nos apercebemos do valor real dos equipamentos, já passou o prazo de reclamação. Mas isto é "culpa" do consumidor que não presta atenção quando recebe os produtos, não vossa. Depois, temos dificuldade, ou achamos que não é necessário ler as tais letrinhas pequeninas que, depois desta situação, e depois de as ler, fiquei assombrada com alguns pontos que, por negligência minha, não os li quando era necessário. Isto, de facto não é problema da vossa empresa, é problema meu que fui uma consumidora compulsiva. Como deverão calcular, não pretendo fugir à responsabilidade de pagar, uma vez que de facto, concordei em encomendar os equipamentos. Tenho plena consciência que no final do contrato irei pagar três vezes mais do que o valor que eles realmente têm mas, mais uma vez repito, a culpa foi minha que fui uma consumidora negligente e não vossa, que estão unicamente a fazer a vossa função, que é vender produtos e fazer lucro com isso.
Só comecei realmente a fazer contas no terceiro contrato, porque quando tomei consciência das reais condições e fui ler os contratos mais atentamente percebi que a determinada altura, já não sabia o que estava a pagar e em quanto tempo porque, como já disse antes, nos contratos não está especificado o valor total dos equipamentos, está sim especificado o plano de pagamentos e a mensalidade e o prazo de pagamento, o que nos deixa confusos. Daí que, no terceiro contrato tenha decidido apresentar reclamação, porque, realmente na minha opinião exageraram um pouco em termos de valores. Sucede que, a reclamação de facto já foi um pouco tardia, porque não vos consegui contactar antes. Mas adiante...
Como já devem ter percebido, eu fiz a devolução do portátil, porque o equipamento de facto, tem o teclado com teclas que não funcionam. Não poderei de forma nenhuma ficar com um equipamento que não funciona bem e se tenho direito a 2 anos de garantia, claro que tenho de o devolver. Também sei que o receberam no dia 16 de Abril às 10h13 nas V. instalações do Porto. Na interior da embalagem foi enviado, para além da indicação da avaria, as contas relativas aos contratos. A única pergunta que eu envio com o equipamento é: Porque razão estou a pagar dois débitos diretos, quando a vossa empresa só efetua um débito direto por mês?
Devo ainda informar que, tomei a liberdade de contactar os juristas da DECO Proteste, onde sou associada para perguntar sobre esta questão e juntei inclusivé esta reclamação na DECO proteste também onde aguardam a Vossa resposta. Contactei também o Banco de Portugal para me esclarecer sobre este assunto e ambos me disseram que esta é uma situação incomum: nenhuma empresa tem o direito ou deverá cobrar dois valores de débito direto quando só efetua um débito.
Posto isto, o que venho propor é o seguinte:
1) Não será necessário enviarem um outro portátil de substituição ou o mesmo reparado (nem sei se tem reparação porque deve ser defeito de fábrica). Eu mantenho todos os outros equipamentos, uma vez que fui negligente o suficiente para os adquirir. Os senhores mantêm a mensalidade nos 24.99 € por 72 meses (no caso 70 meses, porque já paguei 2 mensalidades). Ainda acrescentam mais 12 meses aos segundo contrato, pelas inconveniências deste processo.
2) Enviam-me um portátil de substituição com teclas que funcionem (de preferência) e retiram da mensalidade de 35.67€ os 4.90€ referentes a um dos débitos diretos. Ficaria a pagar portanto, a quantia de 30.77 € por mais 70 meses (já paguei 2 mensalidades).
Deixo à vossa consideração e aguardo feedback da V. parte.
7 de maio 2020
Estimada Cliente,
Acusamos a sua comunicação, a qual mereceu a noss amelhor atenção.
Nos contratos de compra e venda a prestação, artigo 1º alínea a) pode encontrar o valor total da compra efetuada.
O contrato mais recente que tem com a nossa empresa data de 15.01.2020. Solicitou-nos alterações ao mesmo a 27.03.2020 por esta mesma via.
Mesmo ultrapassados os 14 dias legalmente previstos para alterações ao contrato acedemos ao seu pedido de revisão dos mesmos com retirada de serviços (SGP) com vista à satisfação da nossa cliente.
Não estamos disponíveis para efetuar novas renegociações aos contratos.
Não existindo uma reposta positiva da sua parte à proposta que efetuamos o contrato manter-se-á ativo sem alterações.

12 de maio 2020
Exmos Senhores,

Tentei efetuar o pagamento dos 35.67€ mas a referência que me enviaram não está válida. Tentei efetuar o pagamento por mbway, mas está pendente da V/ aceitação
Agradeço, pois que me envieim uma referência válida para afetuar o pagamento da mensalidade de Maio dos 35.67€

Não irei efetuar o pagamento dos 58,99 € pelas seguintes razões:
- Estava pendente uma resposta da vossa parte quando foi o débito.
- Eu estou a efetuar o pagamento de produtos dos quais não estou a usufruir.
- Não tenho em minha posse o portátil
- Aguardo o envio de um portátil em substituição do anterior que não estava a funcionar corretamente.(Independentemente de ter SGP ou não, o equipamento tem garantia de 2 anos. Posso ter feito a reclamação tarde, mas tenho direito a reclamar de um equipamento que não funciona e a troca por outro caso não funcione corretamente).

Queria já ter enviado o video onde mostra que o portátil não funciona corretamente mas ainda não tinha encontrado uma forma, devido ao peso do ficheiro. Envio link do ficheiro que carreguei no youtube onde mostra as disfuncionalidades do equipamento.

Portátil da Eurocupon . Irregularidades
youtu.be
Envio também em anexo um dos ficheiros que mostram a tentativa de pagamento sem sucesso, os outros enviei por email porque aqui só se consegue enviar 1 ficheiro.
Estou também a enviar email para ter a certeza que envio os ficheiros todos

Antes de terminar a minha resposta e dar o processo como concluído, queria apenas agradecer a V. Exas o pequeno desconto que tiveram a gentileza de me oferecer. Queria também frisar que não posso de forma nenhuma recomendar ou publicitar a Eurocupon de forma positiva daqui em diante pela forma como o processo foi conduzido.

Melhores cumprimentos

14 de maio 2020
Estimada Cliente,

Conforme acordado procedemos assim às seguintes rectificações de contrato:
Contrato alterado para 72 x 35.67€.
Nas primeiras duas mensalidades pagou a mais 26.64€.
Descontamos esse valor ao valor da mensalidade que vai pagar no MB pelo que apenas terá que pagar um valor de €9,03.
Seguem dados para pagamento:
Entidade: 11604
Referência: 670 926 633
Valor: 9,03
Relativamente ao seu equipamento informamos que o seu equipamento foi enviado para assistência técnica.
De acordo com a lei das garantias em vigor o período durante o qual o equipamento se mantém em AT não é considerado para efeitos de prazo de garantia, sendo que o prazo de garantia é suspenso e volta a recomeçar após entrega do equipamento ao cliente.

Dora Ramos avaliou a marca
25 de janeiro 2021

O preço dos produtos é inversamente proporcional à sua qualidade. São irredutíveis em termos de negociações., cobram-nos fortunas por produtos que deixam muito a desejar em termos de qualidade. Temos seguros obrigatórios de coisas que nem usamos porque avariam, ou seja o seguro fica-nos mais caro que o próprio produto em si se o fossemos comprar noutra loja (supostamente, através da Eurocupon são gratuitos). cobram-nos um montante incluido na mensalidade que chamam de taxa de débito direto. Se agruparem 2 créditos, pagamos 2 taxas quando fazem só um débito. Se quisermos amortizar antecipamente (pra nos vermos livres desta praga), a taxa de débito direto é incluída na amortização. Se pagarmos antecipadamente, deixa de haver débitos, mas temos de os pagar na mesma). E o golpe final é que, caso não haja montante suficiente no banco para descontar a mensalidade, a multa é de 20€ e sempre a crescer. Não recomendo esta empresa nem ao meu pior inimigo. Mas sou obrigada a pagar. Tentei negociar mas sem sucesso.