Eurocupon

Vitor Manuel de Sousa Reis
Vitor Reis apresentou a reclamação
3 de dezembro 2018

Excelentíssimo Senhor(a)

Serve o presente para por á consideração de V. Ex. a seguinte situação:
No dia trinta de novembro pelas 16H00, tive a visita do vosso colaborador Hélder, onde fiz a aquisição do Robot de Cozinha Chef Pro, por 99€, bem como adquiri um Smartphone dual sim por quatrocentos euros. Ora qual não foi o meu espanto quando no sábado 01 de dezembro ao adquirir o jornal de Notícias e venho lá um vosso cupão, onde o mesmo smartphone custa noventa e nove euros desde 01/11/2018 na campanha que efetuaram para o natal. Pelo exposto peço a melhor compreensão de v: Exª. Para que o valor do Smartphone me senha atualizado.
Grato pela vossa atenção.
Pede deferimento
Vitor Manuel de Sousa Reis.

Data de ocorrência: 3 de dezembro 2018
Eurocupon
6 de dezembro 2018
Estimado Clientes,

Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Após análise, verificamos que a compra que efetuou é referente a um smartphone Prime2 dourado e não do smartphone GoPlus XR publicitado na nossa campanha de natal.
O equipamento publicitado tem as seguintes características:
- processador 1.2 GHz Dual Core;
- 4 polegadas
- dimensões 116 X 63 X 12mm

O equipamento que adquiriu, conforme pode constatar na informação do produto tem as seguintes características:
- ecrã 5.5 polegadas;
- câmara 8 megapixeis;
- 2GB memória RAM;
- 16GB memória;
-QuadCore MT6580A

Estamos a falar dum artigo com características muito superiores ao da campanha publicitada, motivo pelo qual o valor da compra teria que ser forçosamente superior a €99.
Agradecemos a sua preferência e esperamos continuar a ir de encontro às suas expectativas em futuras campanhas.

A Equipa Eurocupon
Vitor Manuel de Sousa Reis
Vitor Reis avaliou a marca
20 de dezembro 2018

Até á data não fui contatado pela Eurocupon, nem tomei conhecimento do resultado da minha reclamação

12 de dezembro 2018

É realmente com muita tristeza que leio esta queixa.
Triste porque já tive uma experiência com esta marca (com imensas queixas sobre a mesma) e em que também 'ofereceram' um update e eu rejeitei, sendo que depois me disseram que o artigo que pedi já não estava em stock e que iriam mandar outro. E o artigo que me mandaram tinha as características do dito 'update'. Ou seja, já sabiam que o meu artigo não estava em stock e que me iriam querer enviar outro, mas tentaram na mesma que pagasse por um update por um artigo que me iriam enviar de qualquer maneira (e que nem disseram que a marca seria outra, o que originou a minha queixa).
É triste porque parece que esta marca se especializa em fazer targeting de população mais velha ou mais info-excluída de forma a conseguirem maximizar as vendas com as suas técnicas de 'marketing' abusivas, em que esta questão do update é apenas um dos exemplos, e preços completamente acima do mercado para as características que apresentam.
Em relação ao equipamento da campanha que fala, não consegui encontrar informação dos valores justos dado que se trata provavelmente de um rebranding de um smartphone bastante antigo. Em relação ao smartphone que lhe foi enviado como upgrade, consegui encontrar um artigo com as características condicentes com as que a Eurocupon afirma ter mandado que se encontrava à venda por 78,68€ num site online que, conhecendo a Eurocupon como já conheço, não me admira nada que seja o telemóvel que lhe enviaram. Atenção que não espero que uma empresa venda um artigo ao seu preço de custo. A base da atividade comercial é vender a um preço superior ao seu custo, mas estes valores não são comparáveis nem às práticas mais desonestas de que eu tenho conhecimento.
É triste porque esta empresa se aproveita de pessoas que já tem idade e não estão preparadas para lidar com este tipo agressivo de abordagem de venda, algumas que são bastante solitárias e ingenuamente acreditam na boa vontade de uma cara simpática mais jovem que apresenta uma oferta como se fosse uma oportunidade única (exemplo: os updates) e apresenta valores substancialmente mais elevados que os de mercado (neste caso a venda de um artigo de 78,68€ por 400€). No ano passado mandei vir um smartphone de um site online que custou 45€ para uma pessoa de idade que era melhor do que esse e ficou muito satisfeita. É triste porque por cada ‘Vitor Manuel’ que encontra plataforma e esforço para expressar a sua voz a algo que é claramente injusto, há muitos outros que se resignam quer pela ‘reassurance’ dos comerciais que a oferta é séria, quer pela retórica dos comerciais que foi de acordo com o combinado, quer pelo desconhecimento de plataformas para a resolução da sua queixa e simplesmente acabam por aceitar por se sentirem impotentes e que nada podem fazer. Triste porque para uma quantidade razoável destes alvos, os valores que lhe são retirados fazem efetivamente falta para a satisfação de necessidade básicas e compra de medicamentos. Triste que em vez de quererem lucrar com o brio de servir bem o consumidor, queiram utilizar a assimetria de informação de um grupo desprotegido para tirar vantagem com ofertas péssimas face às alternativas. Triste porque o comercial e a Eurocupon estão a ser premiados por um péssimo serviço que não acrescenta valor ao cliente, mas retira.
Quanto ao seu caso, Vitor Manuel, dado que fez a sua aquisição a 30 de Novembro e ainda se encontra dentro dos 14 dias que tem ao seu dispor para resolução contratual (o período de 14 dias é desde que recebe a encomenda, e não desde que a fez), pode pedir o reembolso sem necessidade de dar razão para o efeito. Indique-lhes essa intenção pela plataforma, por telefone ou por correio registado com o formulário de devolução que vem com a encomenda. Esses 14 dias não é o limite para os artigos das encomendas estarem nas instalações da Eurocupon. Tem outros 14 dias para enviar os artigos a partir do momento em que anuncia a sua decisão de cancelar a compra, excepto se for combinado outra coisa com a operadora (nomeadamente um serviço de recolhas ou uma data acordada por ambos). Na minha opinião, a situação é completamente inadmissível e acho fraudulento que lhe vendam o artigo que foi pelo preço que foi.
Espero que tenha ajudado.
Cumprimentos.