9.3
3 Auto Europe 78.8
Europcar9.3
Aluguer de Automóveis Lda
  • 21 940 77 90
  • Rua Carlos Alberto Mota Pinto Edifício Amoreiras Square -17,2º 1070-313 LISBOA
  • apoio.clientes@europcar.com

Europcar - Cobrança indevida

Ricardo Lucas apresentou a reclamação
5 de março 2020
Fiz uma reserva online (ref: 1116152436) através do site www.europcar.pt no valor de €101.53 (paga com cartão de crédito). Na EUROPCAR de Itália, onde levantei o carro, assinei um papel (em Italiano) no qual constava o valor a pagar de €101.53, exatamente o valor já pago, pelo que não notei qualquer anomalia no contrato. Devolvi o carro e não houve qualquer problema. Acontece que no dia seguinte ocorreu um débito de €24.01 no cartão que deixei como caução, sem qualquer motivo nem explicação por parte da EUROPCAR, sendo que só reparei passado uns dias.

Mesmo depois da cobrança, não recebi nenhuma fatura, só consegui ter acesso à mesma no dia 10 de Fev depois de contactar a EUROPCAR através das redes sociais.

Entretanto, há 1 mês que ando a trocar emails com o apoio ao cliente (dado que não permitem tratar do caso por contacto telefónico) para que me justifiquem a razão do débito.

Quase a cada email indicam-me uma razão diferente, não há qualquer coerência, sendo as razões mais frequentes:

1) Os €24,01 referem-se a 1 dia extra, pois a reserva foi por 2 dias e o carro foi usado por 3 dias.
- Ora, nós efetivamente usámos o carro por 3 dias (24 a 26 Janeiro), só que a nossa reserva já era para os 3 dias e pagámos por 3 dias. Aliás, como está bem explicito no email da reserva.

2) Os €24,01 referem-se à subscrição do pacote de proteção "Premium" + "Super Theft Protection"
- Aqui o caso é mais grave, sendo que nós para além de já ter pago um pacote de proteção "Medium" aquando da reserva, não solicitámos nenhum upgrade, nem tão pouco alguém na EUROPCAR nos falou no tema (uma vez que já tínhamos cobertura).

E mesmo que tivesse "subscrito" sem conhecimento do mesmo (que claramente não teria), porque razão é que no documento assinado presencialmente na rent-a-car, o valor que aparece para pagar são os €101,53 da reserva online e não €125,54 (€101,53 + €24,01) que aparecem na fatura que recebi vários dias depois?

Também já solicitei que me indicassem nesse mesmo papel, assinado no levantamento da viatura, onde poderia ver que me iam ser cobrados €24,01 extra, mas ninguém me respondeu a essa questão.

Aguardo que me indiquem uma razão válida para os €24,01 cobrados à postriori ou que façam a devolução do mesmo.

Data de ocorrência: 5 de março 2020
13 de dezembro 2020