9.3
3 Auto Europe 78.8
Europcar9.3
Aluguer de Automóveis Lda
  • 21 940 77 90
  • Rua Carlos Alberto Mota Pinto Edifício Amoreiras Square -17,2º 1070-313 LISBOA
  • apoio.clientes@europcar.com

Europcar - Colaboradores não são formados devidamente

Luís Neto apresentou a reclamação
28 de junho 2019 (editada a 8 de julho 2019)
Recentemente tive o azar de me esquecer da minha carta de condução física ao deslocar-me a uma loja nacional da Europcar para levantar um veículo alugado pela seguradora em meu nome. Em alternativa, o funcionário da loja recusou aceitar a identificação em formato digital, dita identificação nacional digital é legalmente válida desde 1 de janeiro de 2019, implemetada pela Agência para a Modernização Administrativa, da Administração Pública, em nome do Estado Português, e obrigatóriamente reconhecível por qualquer entidade pública ou privada em território nacional; passaram apróximadamente 7 meses desde que este método de identificação entrou em vigor.

O funcionário demonstrou desconhecer completamente a existência e validade do sistema de identificação nacional digital, negando aceitá-lo e insistindo que apenas poderia aceitar documentação física, e que a política da empresa se sobrepunha à Lei Portuguesa nessa matéria, estando este funcionário a implicar que, de alguma forma, a Europcar tem uma metodologia de identificação do cidadão/condutor que é diferente daquelas que estão estabelecidas pela Administração Pública e o Estado Português. Em última análise, a origem deste problema tem que ser remetida para o departamento da Europcar encarregue de proporcionar ações de formação regulares aos seus funcionários, o que não aparenta estar a levar a cabo tendo em conta o sucedido.

Nem tudo são más notícias... contactei telefónicamente o serviço de apoio ao cliente da Europcar e fiquei até espantado ao saber que este estava devidamente informado da validade da identificação digital. O serviço de apoio ao cliente fez-me o favor de contactar directamente o funcionário de loja por telefone para lhe garantir que este era legalmente obrigado a aceitar a identificação digital.

Em resumo, a meros minutos da loja encerrar, e caso a situação não tivesse sido resolvida pelo serviço de apoio ao cliente, o funcionário da loja, representante da Europcar, estava preparado para me expulsar da loja sem veículo, a dezenas de quilómetros da distância da minha residência, tudo porque não foi devidamente e regularmente formado pela sua entidade patronal.
Data de ocorrência: 28 de junho 2019
29 de junho 2019
Depois de ter feito uma pesquisa mais extensa sobre este tema, concluí que a Europcar fez uma cortesia ao aceitar a identificação digital, o próprio Estado não se entende sobre a legalidade deste documento digital como substituto de identificação ao documento físico; existem representantes da Administração Pública que têm opiniões divergentes sobre o assunto tornando o sistema id.gov.pt praticamente inútil;

Ao contrário daquilo que eu inicialmente disse, a Europcar NÃO é legalmente obrigada a aceitar este sistema digital uma vez que não existe legislação sobre o mesmo. No entanto, seria útil a Europcar Portugal esclarecer publicamente, através desta reclamação, e/ou de todos os meios de comunicação ao público de que dispõe para informar qual a sua posição sobre o reconhecimento deste documento.

Lamentavelmente, esta reclamação advém então da desorganização das organizações estatais responsáveis pelo sistema de identificação digital, cuja legislação não é clara ou é nula.
Luís Neto avaliou a marca
8 de janeiro 2021