A primeira coisa que reparei assim que vim visitar este site foi que já aqui devia ter vindo antes de decidir experimentar a Europcar.
Estou emigrada mas vou a Portugal bastantes vezes, e alugo sempre carro obviamente. Alugava sempre na mesma (que tem apenas 1 reclamação e resolvida neste site). Este Natal a Europcar fez um preço imbatível e lá me decidi a mudar.
O que esta em causa neste aluguer, é o tratamento recebido, a forma como tratam o cliente. Respostas standard, repetidas vezes sem conta e ajuda quase zero. Aquela sensação de conversa de surdos.
O meu primeiro erro foi pensar que o sistema de facturação era igual ao da outra empresa, ou seja, primeiro aparece o débito do aluguer propriamente dito e depois aparece o débito das portagens. Simples e fácil de seguir. Quando aparece o segundo débito, já se sabe que é as portagens e pronto.
Na Europcar não. Primeiro há um debito do aluguer a 06.01.2015. Tudo normal. E fiquei a espera das portagens.
A 13.01.2015 colocam o dinheiro de volta e retiram uma nova quantia com mais 7,46€. A minha primeira pergunta a 14.01 foi porquê. A que corresponde o “Other Surcharges”?
A resposta veio a 23.01 explicando que afinal era as portagens e que já agora aproveitavam para informar que o meu cartão não autorizou o débito total das portagens pelo que devolveram a informação a Via Verde a dizer que eu me recusava a pagar e que devia contactar a Via Verde directamente.
Claro que o meu primeiro pensamento foi que me tinham roubado/clonado o cartão e me tinham gasto o plafond todo, mas depois lembrei-me, como o cartão foi renovado em Janeiro, coincidiu com a segunda factura e já era outro numero de cartão. Minha responsabilidade claro.
Contactei logo a Via Verde e respondem-me que não se encontra nenhum valor em aberto ainda, e que contactasse a Europcar para liquidar com eles.
A 27/1 respondi à Europcar que o cartão tinha sido renovado e perguntei se podia dar os novos dados para que pudessem debitar o restante.
Respondem a 28/1 a dizer sim, que enviasse os novos dados. Enviei no mesmo dia o novo numero de cartão.
A 5 de Fevereiro começa com o recebimento de novo email. Explicaram de novo que o valor 7,46 era as portagens que só conseguiram pagar parte porque o cartão foi recusado, parte do valor continua em aberto, tem de contactar a Via Verde.
A principio até pensei que a Europcar Portugal não tinha tido acesso ao primeiro email onde me dizem “envie o novo número”, e então expliquei tudo de novo e disse que só estava a contactar porque queria então enviar o novo numero de cartão para que me debitassem o resto das portagens.
Resposta igual em 9 de Fevereiro: “O valor 7,46 era as portagens que só conseguiram pagar parte porque o cartão foi recusado, parte do valor continua em aberto, tem de contactar a Via Verde”.
Desisto porque isto é conversa de surdos. Nesta altura, ainda não tinha perguntado porque me disseram que era só mandar o novo número e afinal agora já não era....
Decido ligar a Via Verde de novo e perguntar se já havia valores para pagar e que me dissessem quanto é para pagar o mais depressa possível. Disseram que sim e que me iam mandar um mail. Pensava eu que era o fim. Pois. Não.
Recebo a desagradável notificação de “infracção” porque a Europcar informou como: o cliente recusou-se a pagar... Excelente.
Mas agora além das portagens, há também um valor administrativo que é superior as portagens. Excelente. Mas tudo bem, só quero acabar com isto e pagar.
Só que agora há que identificar, quais as portagens que a Europcar pagou, as que a Via Verde administra e ir contactar cada uma das outras entidades (dos famosos pórticos) para regularizar com eles. Excelente.
Tenho de contactar de novo a Europcar....pedir-lhes que me enviem a listagem das portagens total e indiquem por favor quais são as portagens que conseguiram pagar para acabar com isto.
Desta vez perguntei o porquê deste tratamento. Como serviço ao cliente, não podia ter havido um telefonema, um email a perguntar o porquê do cartão de credito não estava a autorizar o pagamento total? Porque me disseram que era só mandar o novo número e afinal agora já não era....
Adivinham a resposta? Certo! : “O cartão foi recusado, parte do valor continua em aberto, tem de contactar a Via Verde”.
Mas desta vez acrescentaram as regras da utilização dos dísticos Via Verde (??) e um “compreendemos a sua insatisfação”. E lá veio a lista, mas total.....
Sim, parece uma conversa de surdos.
E de novo..... email a 11/03. Agradeci o envio da lista, mas como já tinha explicado antes, preciso é de saber o que a Europcar pagou, para saber onde vou pagar o resto. Porque os pórticos não é Via Verde nem Brisa. Perguntei de novo se por favor me identificavam quais as que conseguiram pagar...
Hoje 12/03 recebi nova resposta. Dá para adivinhar? Sim: “O cartão foi recusado, parte do valor continua em aberto, tem de contactar a Via Verde”. Mais as regras dos dísticos da Via Verde... E lá veio finalmente uma identificação das que eles pagaram.... Finalmente em Marco.
O que pretendo com esta descrição/reclamação? Mostrar a falta de consideração que esta empresa tem pelo cliente.
Nunca em tempo algum eu disse que a Europcar era culpada do meu cartão ter sido renovado. Obviamente que eu devia ter logo ter informado. Culpa minha e ponto final.
Nem me chateava nada se me dissessem: agora tem de pagar as portagens e mais x porque tivemos trabalho com isto. Era completamente justo.
A questão aqui é outra.
Teria era sido simpático um telefonema ou um email. (para que servem esses contactos se não são usados? São só para spam e vendas?)
Teria sido simpático uma resposta não padrão.
Teria sido simpático assumir desde o inicio que não eram capazes de resolver portanto nem valia a pena dar outro número de cartão. Perdi o meu tempo em vão.
Teria sido “simpático”. Simpático entenda-se “atenção para com o cliente”. Não um: “já cá temos o dinheiro do aluguer, agora desembrulha-te com o resto, não queremos saber”.
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.