9.3
3 Auto Europe 78.8
Europcar9.3
Aluguer de Automóveis Lda
  • 21 940 77 90
  • Rua Carlos Alberto Mota Pinto Edifício Amoreiras Square -17,2º 1070-313 LISBOA
  • apoio.clientes@europcar.com

Europcar - Notificações de infracção de regras de trânsito em pais estrangeiro

Luís Artur Jacinto Cores de Sousa
Luís Sousa apresentou a reclamação
12 de janeiro 2015

No passado ano 2014, no decorrer do mês de Julho, realizei uma viagem de férias a Italia. Aluguei uma viatura a empresa Europcar a través do seu site na internet e recolhi a viatura no aeroporto de Milão, local onde a mesma foi entregue passado 8 dias. Para minha surpresa, no inicio do mês de novembro, começo a receber notificações da Europcar Italia com cobranças do valor de €45 por cada notificação (até ao momento já vão 7 notificações). Gostaria de exclarecer que não sou um condutor de fim de semana e pela minha função profissional, faço 50.000 a 60.000km por ano nas estradas. contactei a Europcar com o intuito de pedir que me enviassem os comprovativos originais da policia italiana, pedido ao qual a Europcar me respondeu que não podia me enviar porque apenas identificaram o condutor à policia italiana para não ficarem sujeito ao pagamento da respectiva coima. Ou seja, a Europcar não possui nenhum documento válido que comprove a infração identificada. Nas regras contractuais da Europcar, está descrito que mediante comprovativo, a Europcar pode cobrar um valor que pode ir até a um máximo de €50 por cada notificação de multa que receba. Nas primeiras 3 coimas, eu até fiquei bastante sereno porque admitia ter sido sujeito a coimas de infração de transito que nem possa ter dado por elas. Mas quando recebo de uma só acentada 3 notificações de coimas de transito onde está descrito em todas elas o mesmo local, a mesma hora e apenas minutos diferentes (coimas passadas junto à cidade de Bolonha, onde apenas circulei numa autoestrada proxima à localidade. 1ª coima às 16:01h, a segunda às 16:03h e a terceira às 16:07h) a Europcar nem se questiona sobre os dados e avança com mais uma cobrança de €137 através do meu cartão de crédito para identificação do condutor. Agora eu pergunto, se a região é a mesma, se a policia municipal é a mesma se o condutor é o mesmo, porque razão cobrar 3 vezes o valor de €45? Estes dados só me indicam uma coisa, tanto a Europcar como a policia italiana só estão interresadas em estorquir dinheiro aos turistas. Tentei falar com a policia italiana pedindo comprovativos originais das coimas e apenas recebi resposta da policia de Florença, transmitindo-me que por lei, tinham 365 dias para emitir coimas. Sempre transmiti a Europcar - empresa de aluguer de automóveis que estou interresado em pagar as ditas coimas, desde que tenha comprovativos que demostrem a veracidade dos factos. Já recebia a coima da policia de Florença a qual procedi ao pagamento imediatamente. Já que a Europcar diz cobrar o valor de €45 (no meu caso) para não pagar as multas, não deveria a dita empresa devolver o valor quando o condutor apresenta-se provas em como pagou as ditas coimas? Isto porque o negócio da empresa Europcar é o aluger de automóveis e não a cobrança de coimas. Ou será mesmo a cobrança de coimas? vejamos... se a Europcar tiver 97.000 clientes em toda a Europa e 15% deles forem sujeitos à cobrança de um valor no máximo €50 em apenas uma coima, isto quer dizer que a Eurocar - empresa de aluguer de automóveis tem um volume de receitas de quase 700.000 euros por serviços meramente administrativos (um telefonema ou um email). Isto é ultrajante! Gostaria de ter o vosso auxílio para conseguir ter mais alguma informação adicional aquela que eu pessoalmente já consegui. Há bem poucas semanas atrás desloquei-me às instalações da Europcar nas Amoreiras, Lisboa e às suas instalações do Prior Velho e não consegui ser atendido pessoalmente por um colaborador que trabalhe no departamento de auxílio ao cliente. Tenho em meu poder todos os comprovativos tanto das notificações como declarações de presença nas instalações etc. Também já apresentei uma reclamação à entidade bancária proprietária do cartão de crédito o qual está sujeito ao levantamento dos ditos valores.
Com gratidão pela vossa atenção

Luís Artur Sousa

Data de ocorrência: 12 de janeiro 2015