9.3
3 Auto Europe 78.8
Europcar9.3
Aluguer de Automóveis Lda
  • 21 940 77 90
  • Rua Carlos Alberto Mota Pinto Edifício Amoreiras Square -17,2º 1070-313 LISBOA
  • apoio.clientes@europcar.com

Europcar - Reclamação, viaturas avariadas

Filomena Alves
Filomena Alves apresentou a reclamação
24 de setembro 2018

Exmos Srs.,

A nossa empresa fez a reserva de uma viatura com refrigeração com o número 1088612347 de 30-08 a 02-09-2018, para levantar no dia 30-08-2018 na Av. Do Arq. Fernando Távora, 1599, 4470-628 Moreira, Maia.
Nesse dia, levantamos a viatura Fiat Ducato Frigo com a matrícula 80-TT-08, ao receber a viatura o condutor, Orlando Alves, pessoa muito experiente em condução de viaturas, nesse momento, solicitou ao funcionário que lhe entregou a viatura, explicação sobre o funcionamento sobre a refrigeração e este respondeu que não sabia.
Durante a viagem, o condutor começou a ouvir um barulho estranho no motor. No decorrer do percurso, passou numa oficina de automóveis e pediu um parecer se deveria continuar a viagem ou parar a viatura. Estes, aconselharam a comunicar ao proprietário porque a avaria poderia ser um rolamento a ficar gripado.
De imediato se comunicou para o ponto de entrega e, estes mandaram entregar a viatura para ser substituída. No dia 31, substituíram pela viatura diferente, mais pequena com a matricula 25-TI-55, ao ligarmos o sistema de refrigeração, este não baixava a temperatura a menos de 16,5º. Sendo uma exigência do nosso cliente que a fruta fosse a uma temperatura de 10º, não conseguimos satisfazer um registo a esta temperatura, por tal motivo o nosso cliente advertiu que não sabia se ia aceitar o produto porque não cumprimos um dos requisitos do caderno de encargos.
No dia 1-09-18, pedimos a substituição deste carro , deslocamo-nos novamente ao ponto de entrega para trazer nova viatura e foi-nos entregue a viatura Iveco Frigo com a matricula16-SU-61. Quando nos preparávamos para levar a carga ao cliente, onde o sistema de refrigeração cumpria os requisitos solicitados pelo cliente, ligamos a chave da ignição e o motor começou a fazer um barulho diferente, irregular, não parou e acendeu uma luz com um símbolo de um motor com a mensagem “mandar controlar o motor”. De imediato desligamos o carro e contatamos a Europcar na Maia para informar a ocorrência, falamos com a D. Patrícia Soares que nos mandou contatar a assistência em viagem porque não tinha viatura de refrigeração para substituir.
Assim fizemos, tendo a D. Carla Mota e depois D. Ana Palma enviando um táxi para que Orlando Alves se deslocasse à Europcar na Maia, porque iam alocar uma viatura com refrigeração para substituir e mandar um reboque para levar a viatura.
O Sr. Orlando chegou à Maia e não havia viatura para entregar, ligamos novamente para assistência em viagem, falamos com Sr. Guilherme Bordeira que nos disse que a viatura já estava a chegar à Maia, como tal não aconteceu, depois de mais de 2,30h de espera, na Maia disseram que a única viatura que tinham era a primeira e que já tinha estado na oficina.
Trouxemos essa viatura e o motor continuava com o mesmo barulho, fizemos a entrega da fruta no entreposto, fora de horas, tivemos que ligar para nos abrirem a porta, por volta das 22,30h. De referir que a fruta esteve ao sol e temperatura de 30º.
No dia 2, entregamos a viatura com o mesmo barulho no motor.
Com esta confusão, tivemos que nos deslocar 5 vezes às vossas instalações na Maia, suportando os custos de combustível, portagens e pessoal à espera para carregar e descarregar a mercadoria para trocar de viaturas.
Neste momento, o nosso cliente ainda não deu como entregue a fruta porque não a apresentamos conforme requisitos do caderno de encargos, para além de todo um desgaste físico e psiquico causado com estas situações.
Lamentamos que as viaturas não sejam entregues aos clientes devidamente inspecionadas.
Apresentamos reclamação junto do chefe de agência na Maia, Sr Nuno Coelho que testou a primeira carrinha Fiat Ducato com a matrícula 80-TT-08, no momento não detetou o barulho, mas, quando a iam levar para preparar, ele próprio ouviu e confirmou tendo dado ordens para a levar novamente para a oficina.
Por tudo isto, pelo desgaste que nos causou, pelas despesas, perda de tempo, deslocações e mais grave ainda a incerteza da rejeição de toda a fruta, pelo que se tal acontecer, somos obrigados a imputar estes prejuízos à Europcar.
Com melhores cumprimentos,

Daniel Geada