16.9

Europe Auto - Auto usado

José António Martins Cabral
José Cabral apresentou a reclamação
26 de janeiro 2023
Comprei em 26/6/2019, a viatura com a matricula 69-XT-78, marca Renault Clio, no stand Auto Caramez, em Mafra, viatura importada com a 1ª matricula de 22/3/2013.
Em 16/3/2021, tendo a viatura quase 8 anos, fui com ela fazer a Inspeção Periódica Obrigatória.
Após a mesma, sou informado pelo inspetor que está em falta a chapa de características da viatura.
Comuniquei o facto ao Sr. Manuel, proprietário do stand, e pessoa com quem fiz o negócio, o qual se prontificou a fornecer a respetiva chapa.
De facto, assim aconteceu, e apos algum tempo desloquei-me ao stand, onde a dita chapa foi colocada pelo Sr. Manuel.
Pensei ter o problema resolvido, mas na inspeção seguinte, em 15/3/2022 é-me comunicado pelo inspetor, que falta o averbamento no DUA, da colocação da referida chapa.
Volto a contatar o stand e recebo a informação de que vão tratar do assunto.
Algum tempo depois, recebo uma carta do IMT, a solicitar fotografia da chapa colocada por entidade certificada. Mais um contato com o stand, após uns dias, sou informado que me devo dirigir a uma oficina da Renault. Após uns contatos com a Renault, dão-me indicação para me deslocar a uma oficina no casal do cotão (Cacem).
Desloquei-me á referida oficina, onde tive de pagar 184.5€ para adquirir a referida chapa ,que neste momento aguardo a indicação para a colocação.
Voltei a contatar o stand, para pedir o pagamento deste valor, mas a resposta que me deram, foi de que só pagariam metade do valor, devendo eu assumir o restante.
Já comuniquei ao stand que não concordo com esta solução, pois quando comprei a referida viatura, ela deveria vir legal.
Não estou a pedir que me paguem as deslocações, nem o tempo perdido, nem o custo com a correspondência que já enviei para o IMT, mas apenas a despesa efetuada para legalizar a viatura.
Data de ocorrência: 26 de janeiro 2023