Exiscom

geral@exiscom.pt

Exiscom - Estorno/cancelamento de encomenda

Ruben Cruz apresentou a reclamação

Exmo(s) Senhor(es)

No passado dia 3 de Setembro efectuei uma compra online a partir do site www.exiscom.pt com intenção de obter um processador Intel i5, modelo 8600k, o qual se encontrava dentro de uma promoção e descrito como em “stock”.

Logo após ter realizado o pedido/encomenda efectuei o seu pagamento por transferência bancária (único método de pagamento disponível) através da app homebaking do meu banco (no caso banco Santander). De seguida recebi um e-mail com a confirmação da recepção do pedido da encomenda, o seu número (#1546) e o link para o site da Exiscom no qual poderia consultar o seu estado.

Após dois dias (no dia 5 de Setembro) verifiquei que não existiam quaisquer alterações no estado da encomenda. Estando um pouco apreensivo contactei a Exiscom através do número de telefone fixo fornecido no próprio site, o (+351) 210 990 817. Fui atendido à segunda tentativa pelo Sr. João Gonçalves ao qual expus a minha situação e o qual me tranquilizou dizendo que teria recebido no dia anterior o pagamento e iria processar a encomenda, estimando que esta estaria na minha moradia pelo final da semana (no máximo dia 7 de Setembro). E que também iria receber um e-mail a informar assim que a encomenda fosse despachada.

Passados os dois dias e já pelo fim de tarde do dia 7 de Setembro voltei a contactar por telefone a Exiscom, uma vez que não recebi nenhum e-mail ou informação e por conseguinte também não recepcionei a encomenda. Quando fui atendido, fui novamente tranquilizado e foi-me dito que tinha havido um pequeno atraso e que na terça-feira (12 de Setembro) a encomenda estaria sem falta na minha morada.

Esperançosamente aguardei que tudo corresse bem e que nesse mesmo dia a encomenda estivesse na minha posse. Contrariamente ao que me foi prometido não recepcionei nenhuma encomenda tanto como qualquer e-mail ou informação por parte da Exiscom. Voltei então, mais uma vez, a contactar a empresa. Desta vez atendeu um funcionário que me disse que não estava dentro do “assunto” das encomendas mas, que sabia que existia um processador daqueles na loja e que provavelmente seria o referente à minha encomenda. Disse-me que por vezes aconteciam pequenos atrasos e pediu desculpas pelo incómodo, garantindo-me, mais uma vez, de que receberia a encomenda no mais tardar pelo dia 14 de Setembro.
Tal também não se sucedeu. E, novamente, não recebi qualquer informação, justificação ou pedido de desculpas e como anteriormente tive que voltar a ligar para a empresa. Tendo sido atendido pelo Sr. João Gonçalves demonstrei de imediato o meu total desagrado e desilusão. Disse-lhe que não estava correto terem-me garantido tantas vezes de que a encomenda chegaria por diversas datas e nada. Para além disso nunca me informaram de qualquer informação ou alteração e tive que ser eu sempre a telefonar a pedir explicações. Por esta altura confrontei-o e pedi que me esclarece-se com exactidão do que se estava a passar, pois precisava da peça em questão, estava paga e não tinham respeitado os prazos que tinham descritos no site e muito menos cumprido com a palavra. Num tom mais comprometido disse-me que teriam havido atrasos no fornecedor e que afinal não tinha ainda em sua posse a peça em questão, estaria à espera de que fosse entregue a encomenda do seu fornecedor para que depois pudesse enviar-me. Prometeu-me de que iria despachar a encomenda e que eu a teria na minha posse o mais tardar pelo dia 19 de Setembro.

Referi nesta altura que precisava imenso da peça para fins profissionais e de que se tal prazo não fosse cumprido queria o cancelamento da encomenda e pediria o estorno do valor pago pela mesma e pelo seu envio. Garantiu-me mais uma vez que não seria preciso, que a encomenda iria chegar e que me iria informar assim que fizesse a sua expedição.

Passados os cinco diz e com grande desapontamento não recepcionei a encomenda como também, mais uma vez, nenhuma satisfação. Voltei a ligar para a empresa e, desta vez já sem conseguir arranjar qualquer justificação, o Sr. João Gonçalves disse-me como deveria proceder para efectuar o cancelamento do pedido e também requerer o estorno do valor da peça e do seu envio. Informou-me de que deveria enviar um email com tal pedido e todas as informações referentes à encomenda para os correios electrónicos geral@exiscom.pt e joaogoncalves@exiscom.pt. Transmitiu-me que faria o estorno com a maior celeridade e de que em média levaria por volta de cinco dias úteis.

No dia 20 de Setembro recepcionei um e-mail por parte do Sr. João Gonçalves com a seguinte mensagem: “Bom dia. Pedimos desculpa pela situação, será feito o estorno com a maior celeridade possível. Cumprimentos, João Gonçalves.”

Até ao presente dia, dia em que estou a escrever-vos, não recepcionei o estorno do valor que gastei.
Sinto que fui trapaceado, que o site não é fiel e que a empresa não respeita os consumidores. As informações fornecidas no site não coincidem com a realidade. Se um produto não se encontra em “stock”, no site deveria estar patente essa mesma informação ou a de que existia mas apenas por encomenda. Para além dos prazos nunca terem sido respeitados houve sempre compreensão da minha parte e pouca por parte da empresa. Não faz sentido que me seja dada uma data que não poderia ser cumprida, nem faz sentido estarem a iludir um cliente faltando sempre à palavra.

Para acrescentar, mais tarde fiz uma pesquisa e localizei queixas idênticas e semelhantes descritas por outros consumidores no site do Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com/marcas/exiscom).

Posto isto, peço-vos que analisem a minha situação. Estou a tentar utilizar todos os meios possíveis para que não saia mais lesado deste acontecimento. Espero que esta situação não se prolongue por mais tempo e que receba o estorno do dinheiro que gastei ao pagar a peça e o envio da mesma.

E mais, espero que esta situação não volte a acontecer com outras pessoas. Que a empresa seja alertada de que esta não é uma conduta certa.

Agradeço toda a disponibilidade e atenção por vossa parte.

Ruben Gustavo Covas da Cruz

01 Out2018
Exiscom adicionou uma resposta

Bom dia.

Em relação á sua queixa temos a esclarecer o seguinte, ligou para a Exiscom e as informações que lhe foram dadas foram as mesmas que nos eram passadas pelos nossos fornecedores, como sabe e é do conhecimento geral a Intel não está a repor stocks á varias semanas e por isso há uma grande falta para não dizer quase inexistência de cpu´s no mercado, nenhum distribuidor nos disse que haveria falta durante semanas, a informação que iamos tendo é que seria resolvido nos próximos dias e foi isso que passámos aos nossos clientes, isto é uma situação completamente anormal da qual não há memória, tomou a decisão de cancelar e pedir o estorno com todo o direito que nós respeitamos e nem poderá ser de outra maneira.

A Exiscom tem muitos clientes e encomendas e há alguns procedimentos que o nosso Dptº financeiro tem que respeitar, por vezes as coisas podem não ser resolvidas imediatamente como todos pretendemos por motivos vários, por vezes a informação não passa como se pretende e isso leva a interpretações erradas.

A Exiscom é uma empresa que está no mercado com seriedade e com todo o respeito pelos seus clientes e com maior ou menor celeridade sempre resolveu todos os problemas aos seus clientes, não ganhamos nada com isto como deve calcular, muito pelo contrário, compreendemos a sua urgência no material e que esteja chateado, agradecemos a preferencia e confiança que depositou em nós mas por vezes não é possivél fazer melhor.

Temos vários clientes na mesma situação há espera de cpu´s intel, esta é uma situação que não conseguimos controlar, vamos com certeza tentar por todos os meios minimizar o prejuizo que é de todos nós, estamos todos a ser muito prejudicados com esta situação criada pela Intel, a Exiscom também está na mesma situação, há muitos dias á espera de cpu´s que também já pagámos como provavelmente muitas outras empresas.

A sua situação vai ser resolvida como foram sempre todas com a maior celeridade possivél.

Obrigado pela preferência.

Exiscom Lda

03 Out2018
Ruben Cruz adicionou uma resposta

Exmo(s) Senhor(es)

Agradeço a prontidão da sua resposta.

Não posso dizer que estou de acordo com as suas palavras pois, apenas na última vez que liguei para a Exiscom é que o Sr. João Gonçalves me informou que de facto não tinha o produto em questão. Nos telefonemas anteriores dizia-me sempre que tinham havido atrasos e que estava tudo em ordem e que iria expedir a encomenda.

Quanto ao facto de existirem atrasos para com os fornecedores, compreendo perfeitamente. Mas penso que esse aspecto em nada se atende aos clientes mas, sim à empresa. Cabe a cada empresa gerir, da forma que lhe for mais conveniente, o seu stock.

O que referi foi que a empresa não está a ser transparente com os seus clientes. Se não possui um artigo em stock, então no site deveria constar tal informação. Deveria estar descrito como “out of stock” ou então referenciar que seria um pedido por encomenda ao fornecedor. Mesmo durante e após se ter sucedido esta situação o estado do produto nunca foi alterado no vosso site.

Não acho correcto para com os vossos clientes oferecerem uma informação errática. Estão de forma implícita ou não a prejudicá-los. E para além disso, nunca os informam à posteriori do que está a acontecer, tendo de ser os próprios a procurarem qualquer tipo de informação.

Relativamente ao facto de ser um produto de alta procura e se encontrar em falta no mercado não posso estar mais em desacordo. No dia seguinte ao cancelamento da minha encomenda para com a Exiscom fiz um outro pedido, numa outra empresa, do mesmo produto em questão e no dia seguinte tinha-o em minha casa (tenho todos os comprovativos). A empresa é portuguesa e tem mais artigos iguais em stock.

Verifiquei também que não sou a única pessoa em tal posição, diferentes queixas com os mesmos elementos de contemplação encontram-se expostas em asta pública no site do Portal da Queixa, por exemplo.

Apenas desejo a minha situação resolvida. Neste momento não tenho o produto nem o dinheiro que investi no mesmo. Sim, sei que existem procedimentos diversos e complexos nos departamentos financeiros de cada empresa mas, como fui informado pelo Sr. João Gonçalves, após a recepção do meu e-mail o processo de estorno demoraria em média 3 e no máximo 5 dias úteis.

Acredito que a Exiscom possa ser uma empresa honesta e da maior seriedade, e por tal espero que resolva esta situação da melhor forma e efectivamente com a maior celeridade.

Fico a aguardar.
Agradeço a atenção disponibilizada.

Melhores Cumprimentos,
Ruben Cruz.

03 Out2018
Exiscom adicionou uma resposta

Boa tarde.

Em anexo tem o comprovativo do estorno da sua encomenda.

Pedimos desculpa por toda esta situação, como já percebeu há mesmo um problema complicado com a Intel, compreendemos que tenha ficado chateado mas são situações que não conseguimos controlar.

Obrigado pela preferência.

Exiscom Lda

Esta resposta tem um anexo privado
Ruben Cruz adicionou uma resposta

Exmo(s) Senhor(es)
Venho por este meio comunicar que ao dia de hoje, dia 8 de Outubro de 2018, recebi o estorno do valor em questão.

Tenho imensa pena que esta situação se tenha prolongado por tanto tempo.

A minha opinião permanece, espero que de futuro sejam mais transparentes para com os vossos clientes e que rectifiquem a situação do vosso site. Se um produto não se encontra verdadeiramente em "stock" deveria ao menos ter a informação de que poderia ser comprado por encomenda, se não a de que está "out of stock".
Situações como estas seriam evitadas e os clientes não sairiam prejudicados de forma alguma, nem ficariam com uma imagem desagradável e desaprovadora a cerca da empresa.

Agradeço que esta situação tenha sido resolvida embora tivesse demorado o seu tempo. Assim como agradeço toda a disponibilidade e atenção por vossa parte.

Melhores cumprimentos,
Ruben Cruz.

Ruben Cruz alterou o estado para Resolvida
Ruben Cruz avaliou a marca

Não indico a compra de qualquer produto através do site desta empresa. As informações fornecidas nesta não correspondem à realidade. Nunca será possível saber se um dado produto se encontra mesmo em "stock".
Não recomendo minimamente nem irei voltar a encomendar.