Expofor, Comercio e Reparação de Automóveis, Lda.

Expofor - Automóvel de exposição vendido como novo e com constantes avarias

João Afonso Matos
João Matos apresentou a reclamação
8 de novembro 2019
No dia 29 de Maio de 2019, adquiri uma viatura Ford Focus Titanium 1.5 TDCi EcoBlue 120CV pela empresa SpiritGeneration, Lda da qual sou sócio-gerente, tendo-me sido entregue no dia 6 de Junho de 2019. A negociação da viatura foi feita com o comercial José Carlos Botão, que me informou que a viatura seria uma igual à que estava exposta no Stand, irrepreensivelmente nova! No dia em que levantei o carro reparei que a viatura se encontrava com riscos na porta do condutor junto da maçaneta e uns riscos na barra junto ao vidro, tendo ficado acordado que seria tratado quando o carro fosse lá à oficina numa data a combinar. Levantei o carro, porque sendo um carro para trabalhar, quanto menos dias de trabalho menos fatura. Então na mesma semana em que levanto o carro, reparo que a forra da porta do pendura (lado direito) se encontra mal montada, ou seja, levantada junto do vidro, reparei também que a ótica dos médios do lado esquerdo se encontra riscada e que o espelho retrovisor do lado esquerdo também se encontra riscado. Nessa mesma semana foi feita a reclamação junto do stand da Expofor, no qual após conversa com o vendedor acabou por dizer que era um carro que já lá estava, ou seja, de exposição e não um carro novo vindo do armazém como me foi vendido!!!!! A questão aqui que se coloca é: Paguei 23.000€ por um carro de exposição quando devia ter pago menos 1000 ou 2000€. Logo aqui sinto-me enganado e perderam a minha confiança. Relativamente aos problemas fizeram marcação para tratar dos mesmos. Chegou o dia da reparação e deixei o carro às 9h00, fui buscar o carro às 18h e qual é o meu espanto que só tinham tratado da forra da porta e mesmo assim conseguiram montá-la mal novamente e sem terem reparado os restantes problemas. Disseram-me que me ligavam porque tinham de pedir autorização à Ford Portugal para fazer a reparação dos restantes problemas, passaram 2 (dois) meses sem receber nenhuma comunicação de quando se procederia à resolução dos problemas. No dia 20 de Agosto de 2019, dirigi-me ao Stand Expofor para reclamar um barulho feito no motor, após o gerente de oficina experimentar/conduzir o carro na minha presença, confirmou o barulho. Após conversa com o mesmo e com desprezo e arrogância não soube dizer qual o problema e a gravidade do mesmo e que tinha de agendar para ser feita uma análise e, se possível, a respetiva reparação. Ficou agendado para o dia 4 de Setembro de 2019, entretanto desmarquei porque alem de ter perdido a confiança no Stand, perdi a confiança no chefe de Oficina e ainda consegui que me vissem o carro na concessionária Louresfor FXP na mesma semana da queixa, tendo resolvido o barulho num espaço de 2 horas. Após esta resolução voltei à Expofor para resolver os restantes problemas tendo-me agendado para dia 23 de Setembro a resolução da forra da porta e dos riscos, deixei o carro às 9h00 e fui levantar às 18h aquando da receção da mensagem de que a viatura estaria pronta. Qual é o meu espanto quando vou levantar a viatura que ela se encontra exatamente igual a como a deixei. A isto eu chamo incompetência, desleixo, e falta de respeito para com os clientes.
À data de hoje 8 de Novembro de 2019, passado 5 meses da compra da viatura a mesma já teve de receber assistência em estrada por 3 (três) vezes por começar a dar vários erros de: - controlo de arranque em subida não disponível; - assistente pré-colisão não disponível; - Serviço ESC; e ao parar o carro e o voltar a ligar já não o deixa fazer, ou seja, não liga e o vidro do lado do pendura (lado direito) por vezes simula que tem obstáculo a meio do vidro e volta para baixo não deixando fechar. As várias questões que eu quero que vocês respondam são:
- Quem se responsabiliza pelos dias em que o carro foi obrigado a parar, foram 6 dias e uma manhã que o carro foi obrigado a parar, o que representa uma perda de 1200€ para a minha empresa.
- Como justificam a venda de um carro com 5 meses com tantos problemas?
Data de ocorrência: 8 de novembro 2019
João Matos
12 de junho 2020
Fez no dia 6 deste mês 1 ano em que me foi entregue a viatura nova, e os problemas continuam a acumular-se e sem resposta. Em Novembro ficaram de agendar uma reunião com o chefe de oficina e o chefe de pós-venda, até ao dia de hoje não se dignificaram em contactar-me. Expofor nunca mais e será desaconselhada a toda a gente que conheço.

Olá Sr. João,
Posso saber como ficou a resolução deste assunto surreal?.... Para dizer no mínimo. Obrigada cumprimentos