Expressglass - Vidros Para Viaturas, S.A
  • Rua Conde da Covilhã, 1637 - 2º Esq.
    4100-189 Porto
  • geral@expressglass.pt

ExpressGlass - Mudança de vidro automóvel com tonalidade diferente

César Monteiro apresentou a reclamação
9 de agosto 2018

Serve a presente para apresentar uma reclamação conforme apresentado pessoalmente à equipa da ExpressGlass (Entroncamento) que após agendamento do serviço de substituição do vidro dianteiro de um automóvel ligeiro de marca Citröen C5 de 2004, para o dia 9-Ago-2018 (para as 9h00), pelo seguro "Tranquilidade" (uma ova) com quebra isolada de vidros.
Depois de me apresentar com a viatura e iniciarem a sua substituição, deparei-me com uma tonalidade (acastanhada, marca: NordGlass) diferente do vidro original (azulado/esverdeado marca: Saint-Gobain Sekurit), a qual prontamente identifiquei. Inicialmente fui informado pela equipa que já não se faziam vidros com essa tonalidade, com base numa circular interna (supostamente desde de 2012), mas que não haveria problema para mim enquanto condutor porque este era um vidro "antireflexo" e que a Citröen já não fabricava esse vidro. Entretanto, terminaram a montagem e percebi definitivamente que era impossível os "argumentos" que tinham sido apresentados serem verdadeiros. Só depois de insistir veemente por dizer que não queria aquele vidro e que "não acredito nos argumentos apresentados" lá acabaram por anuir à minha pretensão e ficaram de me contactar para uma substituição por outro vidro (alegadamente não tão bom, mas com a tonalidade dos restantes vidros e igual ao original [que supostamente já não se fazia]) entre 10 a 15 dias.
A equipa que substituiu o vidro demonstrou todo o profissionalismo na sua desmontagem e consequente montagem, com todo o cuidado e atenção.
Eu não quero acreditar que isto faça parte de uma tentativa de burla por parte da ExpressGlass, mas de facto neste momento não tenho como justificar este tipo de comportamento de outra forma, e por isso gostaria de saber o que a empresa/marca responsável tem a dizer sobre este assunto.

Data de ocorrência: 9 de agosto 2018
14 de agosto 2018
Caro César,

Antes de mais agradecemos a sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção.
Conforme já referido através de email, a diferença de tonalidade sentida está directamente relacionada com a alteração do sistema de fabrico dos vidros anti-reflexo por questões de segurança, ambientais e melhoramento de produto.
Já enviamos em resposta, para o seu email, duas possíveis alternativas para tentativa de resolução da situação. Ficamos a aguardar o seu feedback.

17 de agosto 2018

Quero agradecer a vossa disponibilidade em tentar resolver esta situação.
Ainda assim, como já referi em comunicações via e-mail, a ExpressGlass não conseguiu apresentar uma justificação plausível que justifique o que se passou, nem sequer uma solução razoável para este embróglio.
As duas "soluções" que me foram apresentadas e cito:
---
"vimos propor uma das seguintes opções:
1- Instalação do Vidro adquirido à Citroen, indicado para o Numero de Chassi da sua viatura (Nesta opção não garantimos a marca Saint Gobain)
2- Instalação do Vidro da Saint Gobain (sem logotipo da marca);
* Em nenhuma desta opções a Expressglass garante a tonalidade da cor idêntica ao retirado."
---
Queiram por favor explicar-me como é que a frase "Em nenhuma desta opções a Expressglass garante a tonalidade da cor idêntica ao retirado" serve a minha pretensão de substituir um parabrisas por outro igual.
Como já referi por e-mail, caso não possam garantir um vidro/parabrisas "igual" então terei que recorrer a uma empresa que me garanta o serviço que será suportado pela ExpressGlass.
Muito obrigado.
17 de agosto 2018
Caro César,
Conforme já tivemos oportunidade de explicar, a diferença de tonalidade no vidro está directamente relacionada com a alteração do sistema de fabrico dos vidros anti-reflexo por questões de segurança, ambientais e melhoramento de produto, sendo algo totalmente alheio à ExpressGlass, ou outro prestador/concessionário.
As marcas/fabricantes reservam-se ao direito de alteração de determinados produtos sempre que essas alterações sejam de melhoria, o que é o caso.
Desta forma, nenhuma solução que possamos apresentar, poderá garantir a mesma tonalidade do que tinha anteriormente, pois o vidro em causa já não é produzido da mesma forma!

25 de setembro 2018
Exmos. Srs.,

Chego à conclusão que as chefias da Expressglass devem dar tanto apoio ou tão pouco aos vossos vendedores/técnicos que foi necessário EU (um mero comum dos mortais) deslocar-me (20km para cada lado) novamente às vossas instalações e em 5 minutos dizer que não colocavam um pára-brisas dianteiro (realmente da marca Saint-Gobain) que CONTINUA A NÃO [REPITO: NÃO; N-Ã-O; O NEGATIVO DE SIM] TER A TONALIDADE ESVERDEADA/AZULADA. Não tem a mesma tonalidade do que me retiraram inicialmente!

Das duas uma: ou querem passar um rótulo de incompetente ao cliente final (e devem estar habituados a isso), ou então as chefias devem sofrer de daltonismo (também conhecida como discromatopsia ou discromopsia: que é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar algumas cores), neste caso em concreto, evidentemente por conveniência. Caso não seja um daltonismo por conveniência, recomendo que mudem de área de negócio, uma vez que esta não é a sua/vossa especialidade; e se for, a tratarem um vosso cliente desta maneira não será difícil antever o desfecho negativo para os senhores da Expressglass.

Penso que está na altura de assumirem as vossas responsabilidades e já agora gostaria de saber com quem estou a comunicar-me (ou não, porque há aqui algum português que não está a fazer-se entender).

Muito obrigado.
27 de setembro 2018
Caro César Monteiro,

Conforme já tentamos explicar, dada a alteração do fabrico deste tipo de vidro, vidro antirreflexo, não é possível garantir a mesma tonalidade do vidro que tinha anteriormente. As marcas reservam-se ao direito de alteração de determinados produtos sempre que essas alterações sejam de melhoria, o que é o caso.
Ainda assim, disponibilizamo-nos para adquirir um outro vidro, de outro fabricante, sempre com a salvaguarda que em momento algum poderíamos garantir a mesma tonalidade, situação que se verificou.
Desta forma, a ExpressGlass nada mais tem a declarar sobre esta situação, considerando a reclamação desprovida de fundamento.

27 de setembro 2018

Se a melhoria fosse o argumento da marca (Citroën ou qualquer outra), pergunto:
- Como é que a Expressglass explica a produção de carros com a mesma tonalidade do vidro que o meu, à data atual?
- Se fosse uma questão de melhoria, não acha plausível que os carros atualmente já não sairiam da fábrica/linha de produção com os vidros com a tonalidade (esverdeado/azulado) que eu reclamo?

Caso a Expressglass (sim, porque continuo a não saber com quem estou a falar) insista neste falso pressuposto, terei que recorrer aos mecanismos legais à minha disposição.

Obrigado.
15 de outubro 2020
A incompetência e o daltonismo é no que dá!

Quando quiser substituir um vidro por um que NÃO é da mesma MARCA e que não é da mesma TONALIDADE e que não tem as mesmas CARACTERÍSTICAS, basta ter um seguro na Tranquilidade com quebra isolada de vidros, agendar uma substituição na Expressglass (Entroncamento) e ver no que dá.
César Monteiro avaliou a marca
30 de janeiro 2021

As pessoas por trás da marca demonstram uma falta de profissionalismo tão grande que posso dizer sem qualquer rodeio: mudem de ramo de negócio, porque este definitivamente não é o vosso!