Ezurimbol - Comércio de Eletricidade Lda

Ezurimbol - Fatura com valores demasiado elevados

João Manuel Ferreira Jorge
João Jorge apresentou a reclamação
24 de abril 2021
Efetuei um contrato com a empresa Ezurimbol, uma empresa do ramo do comércio da eletricidade que se propõe no contrato a reduzir o valor mensal da fatura de eletricidade. Além de não se verificar o prometido, verifiquei na primeira fatura um incremento do valor faturado e na segunda fatura de janeiro é-me apresentada uma fatura de 707,18 € quando a minha média de consumo se situa entre os 90,00€ e os 150,00€ (nos meses de maior frio). Para comprovar o meu perfil de consumo habitual fiz um levantamento em folha de cálculo com gráficos comparativos do montante pago mensalmente e respetivas médias, desde 2019 até à presente data, para poder comparar e demonstrar o aumento exponencial do valor faturado desde o momento que aderi a esta empresa sem que isso corresponda a um maior consumo de eletricidade. Efetuei uma reclamação ROR00000000001084576 no livro de reclamações relativamente ao assunto a qual obteve resposta por telefone por parte de uma pessoa que se identificou como sócio-gerente. Referiu em conversa telefónica que eu tinha razão e que fora detetada uma segunda linha associada à minha conta. Depois de emitir mais 2 notas de crédito relativas a faturas que reclamei e que apresentavam montantes ainda exagerados, o processo arrasta-se sem resolução desde janeiro de 2021. Esta segunda linha associada à minha conta é parte do problema e causa desta situação anómala e até certo ponto justifica o erro. Porem, emitiram uma terceira fatura que continua a apresentar um valor que considero elevadíssimo (o dobro do valor para o mesmo período do ano anterior e completamente fora do meu perfil habitual de consumo). Tenho tentado através do contacto que me foi dado por watsaap e telefone, inquirir a empresa para que me esclareça sobre o assunto e que faça prova do montante apresentado. Durante este processo solicitei à E-redes uma vistoria ao contador tendo-me sido dito que o mesmo não apresentava anomalia na contagem e solicitei por telefone um relatório escrito dessa vestoria/inspeção e passados 3 meses ainda não foi entregue mesmo tendo telefonado uma segunda vez.
O Contrato de fornecimento de energia prevê a Interrupção do fornecimento na alínea b) no caso de falta de pagamento de qualquer fatura dentro do prazo, bem como de não pagamento dos montantes devidos em caso de mora, de não prestação ou reforço da garantia e/ou procedimento fraudulento, o comercializador pode também solicitar ao ORD a interrupção de fornecimento de eletricidade. Uma vez que este assunto ainda está por esclarecer por parte da Ezurimbol cancelei o débito direto para evitar a cobrança de montante que entendo incorreto. Espero que a empresa não corte a energia porque a falta de pagamento deve-se a uma reclamação legítima a qual foi reconhecida pela própria empresa. Porém, apesar de persistentemente ter solicitado, ainda não foi redigida a resposta à minha reclamação tal como é o dever da empresa dentro de um prazo específico definido por lei. Embora a empresa esteja atenta à situação e até certo ponto tenha tentado resolver a situação, o processo arrasta-se faz 3 meses. Também percebi que a resolução está dependente da E-Redes a qual não tem sido expedita ou facilitado o esclarecimento e resolução do problema.
Data de ocorrência: 24 de abril 2021
Ezurimbol
26 de abril 2021

antes de mais pedimos desculpa pela situação que está a ser resolvida e tratada com a E-REDES.

Entendemos a reclamação e pode ficar descansado que a Cashback Power by EZU não exigirá nenhum pagamento até a situação estar resolvida.
João Manuel Ferreira Jorge
João Jorge avaliou a marca
30 de outubro 2021

O processo de reclamação foi considerado, ponderado e resolvido embora demoradamente porque dependia de terceiros (E-Redes). A marca fez todas as diligências para resolver o problema com o cliente. Porém, nunca fui esclarecido sobre a causa do problema que me levou a reclamar (cálculos de consumo incoerentes que não transpareciam o habitual perfil de consumo comparativamente à média dos anos anteriores). A empresa garantiu o estorno do valor em excesso cobrado. Conheço outros clientes que sentem satisfação com a marca mas no meu caso não pretendo regressar considerando a experiência.