Fábrica de Óculos do Cacém

Fábrica de Óculos do Cacém - Óculos de qualidade duvidosa. roubado em 80 euros

Rui S
Rui S apresentou a reclamação
8 de janeiro 2021
Hoje, dia 8/1/2001 sinto que fui enganado pela fábrica dos óculos em 80 euros.
E sobretudo sinto me ludibriado, quando me lá desloquei hoje, pelas palavras enganadoras de uma possível resolução de problema, quando afinal queriam na realidade era que eu pagasse mais.
Com esta situação a fábrica dos óculos não perdeu um cliente. Perdeu 5... esposa, filha e sogros
Eu até sou um cliente "pobre" porque compro poucos óculos. um par a cada 10 anos, mas o resto da minha família, devido à miopia, trocam de par a cada 2 anos.

Sou cliente da fábrica dos oculos no Cacém há mais de 10 anos e sempre achámos que a qualidade do que vendia era de uma boa qualidade para o preço. As armações eram boas, as lentes aceitáveis e o preço bastante bom.
Comprei uns óculos em 2010, há 10 anos, e nunca tive razão de queixa. As lentes ao longo de 10 anos tem alguns riscos mas as armações estão impecáveis.

Em Dezembro de 2019, por achar que 10 anos já era demais e por já não estar a ver tão bem, fui à Fábrica dos Óculos no Chiado.
Fiz lá pela primeira vez uma consulta de optometrista e comprei uns óculos.
Desde o inicio que achei que a armação já não era de tão boa qualidade como a anterior que tinha tido, mas não dei relevância. Os óculos escorregavam-me na cara. coisa que nunca me tinha acontecido com a armação antiga, mais uma vez não dei relevância, pensei que seria falta de algum ajuste nas hastes.

No começo, como em tudo novo que compro de novo, tive sempre um grande cuidado com os óculos, eis que um mês depois, em Janeiro, vejo que tinha uma lente riscada.
Fui novamente a fabrica dos óculos no Chiado onde me trocaram a lente, mas eu questionei, como era possível as lentes terem um risco com tanto cuidado que tive.
A resposta foi "possivelmente um grão de areia no pano de limpeza" fez-me pensar que as lentes não seriam de boa qualidade. Os óculos antigos que tinha tiveram umas lentes impecáveis durante anos e só começaram a riscar quando eu me fui me desleixando com os mesmos.

Passado mais algum tempo vejo que a nova lente já estava novamente com riscos e também constatei que a armação estava igualmente a ficar com as hastes bambas.
Chega ao verão, e não sei se terá sido do sol, reparo que as lentes estavam diferentes, não estavam tão translucidas como antigamente, as coisas brancas não me pareciam brancas. Observo com cuidado as lentes e reparo que em 6 meses as lentes estavam amareladas. De início ainda pensei que fosse algum efeito foto-gray, mas as lentes nunca mais voltaram a ser transparentes.
As lentes dos meus óculos antigos nunca foram amareladas e ao fim de 10 anos continuam incolores.

Posteriormente, depois do verão, tento limpar uma sujidade de uma das lentes e vejo que não saía. Uma lente apresentava uma mancha esbranquiçada bastante incomodativa (parece que a lente está suja) e por mais que limpasse não saía. A outra lente também começou apresentar pontos de luz dispersos, como se tivesse picada ou não estivesse uniforme.
Isto ao fim de 6 meses de uso....
Também me tinham dado 2 caixas de óculos, as quais neste espaço de tempo, uma avariou a dobradiça e nas duas caixas o forro descolou.

Outra coisa que também me foi desagradando com o tempo foi a graduação que me deram. Eu tinha salientado que não queria uma graduação muito forte, que mexo muito no computador (que fica a meia distância), mas o facto é que a nova prescrição foi de cerca de 2 diopetrias, mais uma diopetria que as lentes dos óculos antigos. Foi um salto muito grande que confesso me baralhou um pouco, tinha de ver as coisas muito ao perto e fazia-me alguma confusão ao olhar para o computador (que continuava meio desfocado).

Bastante desagradado com a situação, a meados de Setembro, pus os óculos de lado e voltei para os antigos.
Com o COVID não me apeteceu lá ir novamente, até porque seria a terceira vez que lá iria por causa do mesmo assunto.

No entanto, por achar que estava prejudicado em 80 euros, voltei hoje novamente, mas desta vez fui a fabrica do Cacém, já que lá nunca tive problema com os óculos.

Eis que me disseram que a fabrica do Chiado é uma casa independente (estilo franshising, com gestão própria) e que tinham um funcionamento autónomo, mas que ali no Cacem me iriam resolver o assunto.

A minha queixa principal era a qualidade das lentes, uma das quais já tinha uma mancha, mas na realidade eu já estava descontente era com tudo (armação, graduação, caixas)

E mostrei como comparação os meus oculos com 10 anos, que ao fim deste tempo todo a armação está excepcional, embora a lente tenha em 10 anos alguns riscos.

O sr que me atendeu (de nome Rui) disse-me que iria resolver o problema, que me faria a troca das lentes, mas sugeriu se poderia ser na minha armação antiga, e como eu também estava descontente com a graduação, que seria feita nova consulta.

Eu percebo que nao me quisessem dar outra armação, que teria de haver cedências de ambos os lados, e aceitei a proposta.

Fui fazer nova consulta e la me ajustaram a graduação para um valor intermedio de 1.75. No entanto a optometrista veio me com outra conversa, que nao sabia o que havia sido acordado e que eu não devia por as lentes na armação antiga e sim numa nova, e que o custo dos oculos está nas lentes e nao na armacao, e que era dificil justificar uma reclamação 1 ano depois...

Quando voltei a falar com o funcionario original, que dizia que me trocava gratuitamente as lentes na armacao antiga, a conversa já foi outra.

Que já tinha passado um ano, que era uma nova graduação, e que não podia podia suportar o custo total, e portanto eu teria de pagar uma das lentes, ou seja teria de pagar cerca 40 euros, por algo que estou descontente praticamente desde o inicio... e ficar sem os óculos antigos que são os que ainda me safam.

Fiz-lhe um mangito ao sr., e vim me embora. E ofereci-lhe a "* PROIBIDO *" que me venderam, que lixo já eu tenho muito em casa.
Uma coisa eu aprendi na vida, quando se reclama por se ter sido mal servido, nunca devemos dar mais dinheiro para continuar a ser mal servido.

Eu comprei estes óculos há 1 ano, não tem qualquer qualidade, ainda estão na garantia, e perante uma reclamação feita num período de garantia foi me tentado cobrar mais dinheiro. E ainda fiquei sem os óculos novos, porque até fico revoltado de olhar para eles.

Pior que tudo passei lá a manhã inteira, no raio da consulta, mais valia terem explicado no início que me iam cobrar as lentes, que me tinha ido logo embora e escusava de lá ter passado 3 horas.

Não obrigado. Esta empresa já deu o que tinha a dar.

E nunca mais irei aceitar graduações feitas por optometristas que, obviamente, lhes faltará alguma sensibilidade que o oftalmologistas terá.

Vou ter de comprar óculos noutro lado, e graças a esta empresa que se gaba por ter óculos baratos, que me chateia com publicidade no telemóvel a toda a hora com descontos de 30 euros em óculos novos, na realidade os óculos que virei a ter irão me ficar 80 euros mais caros.

E com tanta publicidade que me envia de descontos de 30 euros demonstrou total incapacidade e falta de vontade em resolver o problema a um cliente.

Aliás com tanto desconto, não admira que a qualidade tenho ido pelo cano abaixo....
Data de ocorrência: 8 de janeiro 2021
Rui S
Rui S avaliou a marca
13 de janeiro 2021

Fui contactado no dia 11/1 (3 dias depois da reclamação) pela Fábrica do Óculos do Cacém. e hoje desloquei-me lá, e resolvi a situação Fui atendido pela Cláudia Santos que foi muito simpática e atenciosa, bem como por mais dois colaboradores que foram bastante simpáticos, mas que não fixei o nome. Trocaram-me as lentes, com uma graduação mais baixa, tal como pretendia. Gostei bastante da forma como fui tratado hoje. Ainda me sinto meio "desconfiado" pela situação que passei há 5 dias, mas reconheço que hoje fizeram um grande esforço para rectificar essa situação. Os meus agradecimentos.