Impressão e Publicidade

Vítor Gomes
Vítor Gomes apresentou a reclamação
17 de janeiro 2017

Reclamação

Na sequência de uma encomenda de diversas máquinas precisei de expor o meu assunto por escrito. No fundo, é uma reclamação que pretendo apresentar baseada na forma como um colaborador da Fabriprint geriu a área pré-venda e pós-venda. Bem sei que são áreas delicadas e trabalhosas, mas têm de ser geridas com profissionalismo e seriedade. É aqui que estão espelhadas as vendas presentes e futuras e a afirmação da marca/empresa no mercado.
Devo dizer que o gestor do meu processo, desde a primeira reunião, passando pela encomenda, até à data presente, foi o Sr. J.G.

1- Depois de trocar alguns e-mails sobre as funções das máquinas desloquei-me às instalações da empresa para uma reunião com o Sr. J.G. Devo dizer que fui pessimamente atendido. Em primeiro lugar, não me mostrou nenhuma máquina nem apresentou um único exemplo de trabalho produzido. Depois de ver que eu não trabalhava na área de impressões e publicidade não demonstrou interesse em explicar com mais detalhe e muito menos deu sugestões de modelos de máquinas que se ajustassem à dimensão do meu negócio.
Para além disso, o Sr. J.G. estava com imensa pressa, pois tinha já uma cliente à espera para uma reunião. A reunião demorou cerca de 10 minutos e fiquei desiludido com o atendimento e esclarecimento por parte do Sr. J.G.
Depois de me inteirar junto de pessoas da área sobre os desempenhos das máquinas resolvi fazer a encomenda de diversos artigos à Fabriprint na ordem de 5000 €, embora não tenha gostado da primeira abordagem por parte do colaborador Sr. J.G. Tomara a Fabriprint ter muitos clientes como eu.

2- Quando recebi todos os equipamentos a prensa manual 38x38 modelo britânico de estampar vinha com defeito de origem. Os pratos não fechavam bem. Este problema originou desperdícios no material em diversos trabalhos. Já para não falar em atrasos na entrega de encomendas e, num caso de um cliente, tive de pagar a terceiros para me fazerem o trabalho (regime de revenda). Depois de muita insistência a Fabriprint assumiu a responsabilidade e ficou acertado enviar-me uma máquina nova ligeiramente superior. Para isso, paguei mais cerca de 50 e tal euros. Quando recebo a máquina não queria acreditar. Era uma máquina usada e danificada que vinha numa caixa sem documentos. Volto a ligar ao Sr. J.G. e diz-me que foi um lapso por parte de um colaborador do armazém. Não me convenceu com essa versão e, como tal, resolvi pedir a devolução do dinheiro e fui comprar uma máquina a outro fornecedor e, devo dizer que os trabalhos têm saído com qualidade.

3 – Uma outra máquina que adquiri, a impressora OKI C301, para transfers de têxteis brancos, foi outro fiasco, pois praticamente não foi usada e vinha com defeito grave de origem. Quando recebi, no fim de Dezembro, algumas encomendas, verificámos que o papel transfer ficava bloqueado na impressora. Substituíram o fusor, mas não resultou. O problema é maior. É um defeito de origem. A máquina continuou a encravar o papel transfer. Depois de muitos telefonemas ficou combinado enviar a máquina pela transportadora requisitada pela Fabriprint (Transportadora Urbanos). Quando recebeu a máquina o Sr. J.G. envia-me um e-mail a relatar que a máquina chegou em péssimas condições porque não vinha corretamente acondicionada. MENTIRA. A causa do problema foi a falta de cuidado por parte da transportadora. A Fabriprint não assume nenhuma responsabilidade nesta questão. A responsabilidade direta é da transportadora porque houve falta de cuidado no transporte e no manuseamento das caixas. A responsabilidade indireta terá de ser da Fabriprint porque a requisição do transporte foi vossa.
A Fabriprint não quer assumir nenhum custo quando tem responsabilidade na matéria. A impressora ficou danificada fisicamente com o transporte e querem apontar as responsabilidades para o meu lado e descartar responsabilidades por parte da transportadora e da empresa que requisitou o serviço.

Data de ocorrência: 17 de janeiro 2017
Fabriprint
20 de janeiro 2017
A Fabriprint não aceita o teor da reclamação que considera injusta e de má fé pelos seguintes motivos:

1 - a) Todos os nossos clientes recebem um atendimento personalizado e profissional de todos os colaboradores, incluindo do Sr. João Gonçalves. Este último mostra-se sempre disponível para esclarecer qualquer cliente.

b) Consoante a necessidade dos clientes estes são esclarecidos de todas as questões acerca dos equipamentos gráficos que comercializamos a fim de garantir um uso seguro e o seu maior aproveitamento.

c) Salientamos, também, que vários dos nossos clientes não familiarizados com a área gráfica, iniciaram com sucesso o seu percurso graças ao apoio recebido na Fabriprint, nomeadamente com o apoio do sr. João Gonçalves.

2 - Não compreendemos como o mesmo consta na reclamação pois todas as ocorrências mencionadas foram resolvidas dentro dos prazos legais.

3 - A argumentação apresentada pelo reclamante denota má fé, pelo seguinte:

a) A impressora Oki (A4) foi adquirida no final de Setembro de 2016, com 10 transferes A3 (20 A4) de oferta, e com instruções para impressão de Papel transfer na mesma. No início de Novembro o cliente adquiriu mais 20 Transfers A3 (40 A4) e só nos informou de falha técnica da impressora no fim de Dezembro. No decurso desse tempo não há registo de qualquer insatisfação por parte do reclamante.

b) Quando surgiu a reclamação indicámos como proceder junto da Oki para solicitar assistência em garantia e após o relatório da marca enviámos prontamente a peça descrita como avariada.

c) Como se mantivesse o problema solicitámos a recolha do equipamento para avaliar o mesmo com um técnico da marca nas nossas instalações. A Recolha foi efectuada pelos CTT Expresso e não pela Urbanos, conforme o reclamante alega.

d) A impressora foi entregue nas nossas instalações, numa caixa de cartão sem danos. Ao abrirmos o volume verificámos que a impressora é muito menor que a caixa e que não tinha havido qualquer cuidado na sua protecção porquanto vinha sem qualquer tipo acondicionamento (conforme disposto na alínea a) do nº 2 e do art. 18º do Dec.-Lei 239/2003 de 4 de Outubro). As fotos anexas provam a má embalagem: a impressora apresentava a tampa aberta, o cabo de energia dentro dela, um canto partido, e as cabeças led com várias danos visíveis. Pode verificar estes factos nas imagens e vídeos disponíveis para download no link no fim do texto.

e) Apesar de ultrapassar a nossa responsabilidade pelo facto descrito em d) solicitou-se a intervenção de um técnico da Oki para avaliar a impressora ao abrigo da garantia. Este, após verificação retirou a garantia ao equipamento por danos causados por mau acondicionamento.

Todos estes elementos apresentados pela Fabriprint estão sustentados nos documentos anexos

Ao longo de todo o processo o reclamante foi sendo informado de todas as questões.

Pelo exposto a reclamação denota má fé ao imputar a responsabilidade do acontecido em 3 a outros quando esta situação nasceu da perfeita incúria com que o equipamento foi tratado pelo ora reclamante.