Impressão e Publicidade

Fabriprint - Produto estragado - recusa de devolução do dinheiro

Rita Santos
Rita Santos apresentou a reclamação
24 de setembro 2021
No dia 1/09/21 comprei uma Silhouette Portrait 3 à Fabriprint. Quando chegou aparentava estar em boas condições, mas logo na primeira utilização a máquina demorou a ligar (precisei de clicar várias vezes no botão, quando um clique deveria bastar). Verifiquei se o erro era meu, analisei os cabos e entradas para excluir mau contacto e liguei a máquina a saídas de energia diferentes. O problema persistiu e a máquina ligava aleatoriamente depois de minutos a clicar no botão "on/off". Quando ligava funcionava bem, mas naturalmente eu não posso esperar pelo funcionamento imprevisível da mesma para poder trabalhar. Eventualmente, deixou de ligar completamente. Contactei a Fabriprint no dia 8/09/21 a comunicar o problema. Foi-me pedido um vídeo a comprovar a situação, o qual foi enviado no espaço de 1h. Esse email ficou sem resposta (até hoje) e tive que contactá-los novamente. Acabaram por agendar a recolha da máquina para o dia seguinte - ninguém apareceu. Sem resposta, contactei a Fabriprint e assumi a responsabilidade de enviar a máquina pela DPD na segunda, 13/09/21. Foi recebida pela Fabriprint no dia seguinte. No dia 16, depois de mais 3 emails sem reposta, finalmente disseram que iam avaliar o problema e no dia seguinte comunicaram que a máquina não tinha qualquer problema e que devo ter sido eu a ligá-la mal à ficha... Anexaram um vídeo da máquina a funcionar, que em nada veio contradizer a minha queixa. Disseram que iam devolver-me a MESMA máquina com outro cabo, pelo sim pelo não. Naturalmente, respondi-lhes que isso não era uma solução honesta ou justa, já que a aquela mesma máquina esteve nas minhas mãos, não funcionou (o que ficou comprovado no meu vídeo) e que eu estava no período legal para devolver este produto, com o qual não estava satisfeita. Hoje, 24/09/21, continuo numa troca de emails e com uma recusa constante da aceitação do meu pedido de devolução do dinheiro. Ignoram completamente os meus emails e apenas me pedem uma morada para o envio da mesma máquina. Saliento também a antipatia de quem está encarregue do apoio técnico e a arrogância constante nas respostas que vão pouco além de "mantemos a nossa posição, a máquina não tem nada" / "a máquina está em perfeitas condições" / "enviamos um vídeo a mostrar a máquina a funcionar". Parabéns pelo vídeo, gostava era que ela tivesse funcionado em minha casa.
Data de ocorrência: 1 de setembro 2021
Fabriprint
24 de setembro 2021
Relativamente à reclamação, cumpre esclarecer: 1- A Fabriprint respondeu sempre aos emails, desde que houvesse conteúdo, conforme comprovado no ficheiro anexo; 2- A plotter foi recepcionada pelo serviço técnico no dia 15 à tarde, conforme email constante no ficheiro suprareferido; 3- A Portrait foi submetida a múltiplos testes e não foi detectada qualquer falha. Por esse motivo o serviço técnico informou que iria devolver o equipamento conjuntamente com um adaptador novo, visto só subsistirem dois motivos para a questão levantada pela ora reclamante: "em todo o largo período em que a sua plotter trabalhou aqui nas nossas instalações não apresentou qualquer problema. Sobraram, assim, dois motivos para a sua queixa: problema no adaptador elétrico ou falha na ligação entre o seu PC e o equipamento" (excerto de email enviado pela Fabriprint). Chamamos a atenção para o fato da reclamante afirmar que a plotter de corte funciona e trabalhou bem e só apresenta a falha que não foi detectada em todos os testes feitos pela Fabriprint. Logo no email de comunicação da falha é pedida a troca/devolução, situação que nunca foi descartada pela Fabriprint, caso se confirmasse avaria ou inconformidade. A plotter funciona na perfeição! Apesar de considerarmos que não existe qualquer motivo para devolução, propusemos entregar uma nota de crédito pelo valor da máquina, conforme email de 21 setembro. A Fabriprint está disponível para rever a sua posição, desde que se comprove que a máquina tem uma avaria. A Fabriprint não verifica a existência de qualquer justificação para aceitar as exigências desta cliente.
Esta resposta tem um anexo privado
Rita Santos
27 de setembro 2021
Venho lembrar-vos de algo chamado Direito de Livre Resolução, que se aplica à compra que fiz com vocês, uma vez que foi realizada à distância. Esta diretiva foi transporta no Decreto-Lei 24/2014, de 14 de fevereiro, em anexo neste email.Caso não estejam interessados em consultar este Decreto-Lei, digo-vos eu o que nele está definido: o Direito de Livre Resolução dá ao consumidor a liberdade de cancelar o contrato celebrado com a empresa sem ser necessária uma justificação num prazo de 14 dias depois de o produto ser entregue. Tanto eu como vocês sabemos que eu tenho uma justificação perfeitamente válida para efetuar a devolução da máquina, mas dado que a Fabriprint se recusa a aceitá-la, espero que tenha a capacidade de entender que independentemente disso posso devolver o produto na mesma dentro do prazo em que vos contactei. Por isso, mas uma vez, venho exigir a devolução do meu dinheiro na totalidade, uma vez que é o meu direito legalmente estabelecido, bem como a vossa obrigação enquanto empresa que celebrou um contrato à distância. Deduzo que saibam o que estão a fazer quando se recusam a agir de acordo com algo que está definido por lei.
Fabriprint
28 de setembro 2021
Aconselhamos que consulte o Decreto Lei, alínea c) do artigo 3 e constatará que não tem qualquer razão. A Fabriprint está a agir de acordo com o legalmente estabelecido. Cumprimentos