Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona

Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona

Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona - Morte de um animal doméstico, por causa de uma experiência

João Peixeira apresentou a reclamação

No dia 31/05/2022, eu e a minha esposa dirigimo-nos ao Hospital Escolar Veterinário da Faculdade Lusófona, com o meu Porco Vietnamita (Toy) de apenas 3 anos, para uma consulta de estomatologia com o veterinário *. Marquei esta consulta pois o Toy apresentava uma espécie de "pequeno granuloma" (com menos de 1cm) na gengiva junto do primeiro pré-molar. A consulta aconteceu 3 horas após a hora marcada e na sala de espera pois, segundo o *, o veterinário de exóticos ** teve de se ausentar (o que gerou o atraso). Devido a esta situação o veterinário * não poderia sedar o Toy para remover cirurgicamente "o granuloma" uma vez que não tinha experiência com porcos. Informo prontamente o veterinário * que a consulta não se destinava a fazer qualquer procedimento ao Toy mas sim pedir apenas uma opinião sobre o que este apresentava na gengiva. Fomos então atendidos num dos consultórios, onde o veterinário * observou o "granuloma" e concluiu que na opinião dele era algo sem importância, mas que deveria ser removido, utilizando a expressão "não está aí a fazer nada".
Expressei, logo nessa consulta o meu medo relativamente, à entubação, à anestesia e a procedimentos cirúrgicos, pois tenho consciência que em Portugal é complicado encontrar alguém com conhecimento e competência técnica para realizar procedimentos em porcos. O veterinário * tranquilizou-me, dizendo que iria apenas ser necessária uma pequena sedação, seriam apenas precisos alguns minutos dado que seria um procedimento que duraria no máximo 5 ou 10 minutos, onde inclusive eu poderia assistir. Seguidamente solicitou na receção, que me fosse enviado no mesmo dia, um orçamento para o procedimento cirúrgico, onde devia constar, sedação para 66kg, sem fluidoterapia e análise histológica a amostra retirada. E tal como combinado, passadas umas horas recebi o orçamento, ficando o procedimento agendado para dia 14/06/2022.
Dia 14/06/2022, pelas 8h50, entrámos no consultório número 1, onde fomos recebidos pelo veterinário (de estomatologia), o veterinário ** (de exóticos) e por 8 a 9 estudantes equipadas a rigor. Nesse momento fui informado pelo veterinário ** que não poderia assistir ao pequeno procedimento e que iriam anestesiar o Toy e não apenas seda-lo, tal como havia sido combinado aquando da consulta. Dado os meus medos relativos a esses procedimentos questionei prontamente:
"não vão entubar o Toy certo?" e obtenho como resposta imediata do veterinário ** "claro que vamos com direito a tudo". Voltei a expressar a minha preocupação: "mas isso é um grande problema neles (porcos)!". Ao que obtenho como resposta do veterinário **: " um de muitos", tendo ainda o veterinário * acrescentado "o Toy não pode estar em melhores mãos, podem ficar descansados". E eu "fiquei" e o Toy foi para dentro do bloco.
As 11h recebo um telefonema do veterinário * referindo que o procedimento foi um sucesso e que o Toy esteve sempre estável. Refere ainda que quando este acordar me liga de novo para o ir buscar.
As 12h30 recebo novamente um telefonema do veterinário * onde me informa que posso ir buscar o Toy. Refiro que me encontro na sala de espera e passados 5 minutos o Toy é me entregue.
Quando o Toy chega junto de mim apresenta um ligeiro edema na face e pescoço, mas que eu associo a anestesia. No momento da entrega, reparo que no telefone do veterinário * está uma foto do Toy no bloco operatório, entubado COM A TRELA que lhe apertava bastante o pescoço colocada, as 8 a 9 estudantes a volta dele bom como o veterinário * e ** sorrindo para a foto. Peço imediatamente que esta me seja enviada. O veterinário * explica-me ainda que o veterinário ** (especialista em animais exóticos, que horas antes me informa que o Toy não ia ser sedado, mas sim entubado e anestesiado) não o consegui-o entubar o Toy e que foi ele * (que nunca tinha entubado um porco) que realizou o procedimento com recurso a uma vareta/guia.
Após deixar o Toy para fazer o procedimento, e tendo sido apanhado de surpresa com a mudança de planos (sedação que passou a anestesia), só quando este o entrega é que me questiono relativamente a algumas questões. Interpelo o veterinário *, sobre o facto de não me ter sido informado que o Toy tinha de fazer jejum de 12 horas mas não obtendo qualquer resposta. Questiono também se o Toy já fez alguma necessidade, dado que levou anestesia geral, não obtendo novamente qualquer resposta. Por fim, questiono ainda se o Toy pode comer, ao que o veterinário * mais uma vez não sabe dar resposta e fica de questionar o veterinário **. Resposta que nunca me foi dada, pois o Toy depois de ter levado uma anestesia geral desnecessária não fez qualquer tempo de recobro. Seguimos para casa cerca das 13:00h.
O Toy, quando chega a casa não se deita durante praticamente a tarde toda, e por volta das 17:30h come a sua primeira refeição leve. Pelas 18h inicia um quadro dificuldade respiratória grave e edema acentuado no pescoço. Ligo para o veterinário * que me atende à quinta chamada, informo sobre o quadro que o Toy apresenta e que em 30 minutos chego ao Hospital.
Quando chego ao hospital sou recebido pelo veterinário * (especialista em estomatologia) completamente perdido, sem saber o que fazer perante aquela situa de urgência. Administrou-lhe medicação para uma suposta reação alérgica grave, nomeadamente adrenalina, corticoide, entre outros, que não lhe fizeram qualquer efeito. Dado que o estado do Toy começava a agravar e nada lhe estava a ser feito para melhorar a dificuldade respiratória, cada vez mais acentuada, peço ao veterinário * para lhe ser administrado oxigénio. Só ao fim do quinto pedido é trazido um concentrador de oxigénio. Estou duas horas de joelhos a dar oxigénio a um animal a entrar em estado de agonia, e vendo o seu sofrimento, digo ao veterinário * que agora sim precisamos de o entubar ao que este me responde espantado que não podemos "escalar procedimentos".....
Cerca das 21h, o Toy entra em convulsão, com edema generalizado e cai para o chão morto. O meu animal que no início do dia era completamente saudável e vinha a este hospital fazer um pequeno procedimento(quase estético), com grau de complexidade mínimo e previamente combinado e orçamentado com recurso a uma pequena sedação, estava agora morto e completamente desfigurado. O veterinário * sem qualquer compaixão diz-me quase no mesmo instante que uma colega tem dois porcos bebes e se eu quero um deles. Diz-me ainda que não posso levar o corpo do Toy, porque a faculdade não permite. Situação que não aceitei e acabei por trazer o seu corpo comigo.
O veterinário ** (especialista em animais exóticos, responsável pela primeira tentativa de entubação mal sucedida e pela anestesia) não aparece durante todo o episodio de urgência.
Foi combinado e orçamentado, com o veterinário *, que o procedimento de retirada do pequeno granuloma da gengiva do Toy, seria com recurso a uma pequena sedação de 5 a 10 minutos suficiente para o procedimento em questão. No entanto o veterinário * e o veterinário ** deliberadamente no momento do procedimento e com uma seringa já na mão, informaram-me que o mesmo não iria de acordo ao planeado inicialmente, mas sim, seria feito com recurso a uma anestesia e que para isso o Toy iria ser entubado. Expressei como expliquei anteriormente a minha desaprovação quanto a esse facto e fui corrigido pelos dois veterinários.
Como resultado de uma entubação e anestesia completamente desnecessárias, realizadas neste hospital, o Toy morreu com varias perfurações internas graves, num sofrimento atroz e sem a assistência adequada dado o quadro clínico grave com que entrou posteriormente. Estes procedimentos foram feitos por dois veterinários que não sabiam o que estavam a fazer, e demonstram desprezo pela vida e bem-estar deste animal. Não me foi indicada a realização de jejum que é obrigatório na aplicação de anestesia geral. Foi entubado e anestesiado sem qualquer justificação clínica (a meu ver, apenas para dar uma aula e tentar adquirir, através da experimentação, capacidades técnicas que não possuem). A realização da entubação, ainda com a trela colocada que lhe pressionava o pescoço, demonstra um claro desprezo pela sua condição, e falta de conhecimento sobre a correta realização da técnica. Não lhe foi feito um recobro de 4 a 5h após a cirurgia, não lhe foi prestada assistência adequada pelo veterinário * que o recebeu na situação de urgência, não permeabilizou a via respiratória, não puncionou qualquer acesso venoso. Como já referi, o veterinário de exóticos **, suposto especialista e responsável por toda aquela situação não compareceu para dar assistência.

O que se passou neste hospital tem uma GRAVIDADE de carater nacional, pois os dois veterinários em questão que pertencem à faculdade Lusófona onde dão aulas, utilizaram um animal saudável, que fazia parte de uma família com um valor sentimental e ligação incalculável, como experiência para aquisição de conhecimento e capacidades técnicas, sem o conhecimento e autorização para tal. Este é um ato hediondo, uma prática de crueldade animal sem precedentes e que deve ser criminalizada.

Aguardo uma ação/resposta rápida deste hospital/faculdade tendo em conta a gravidade da situação. Estes dois veterinários não podem continuar a contatar com qualquer tipo de animal ou tão pouco exercer qualquer atividade ligada a esta área.

Aguardo a suspensão imediata dos dois intervenientes bem como um processo disciplinar

15 jul 2022
João Peixeira adicionou uma resposta

Continuamos a aguardar feedback da instituição relativamente a instauração de um inquérito interno bem como a suspensão imediata dos dois veterinários em questão.

Até ao momento apenas nos foi fornecida uma explicação técnica sem qualquer data nem informação de quem a elaborou pois nao está assinada por ninguém. Contém explicações clinicamente mais bizarras do que os próprios acontecimentos.

Aguardamos

29 jul 2022
João Peixeira adicionou uma resposta

Aguardamos

João Peixeira está a aguardar resolução da marca

Ver perfil de Ana Saramago

Ana Saramago

OS NOMES DOS MÉDICOS EM QUESTÃO SÃO:
VETERNÁRIO BRUNO TAVARES (ESTOMATOLOGIA) - CLINICA BOANOVA LEÇA DA PALMEIRA;
VETERNÁRIO RUI PATRICIO (ESPECILISTA EM ANIMAIS EXÓTICOS) - CLINICA ALL PET TIRES ;

Ver perfil de Maria Lucilia

Maria Lucilia

História exatamente triste, para quem nunca viveu com animais, é difícil perceber esse sentimento. Se houve incompetência médica têm que haver responsabilidade sobre os fatos ocorridos.
Quanto ao Sr. Jocelino, aconselho a crescer como ser humano, já que se trata de um comentário primitivo, calculo que a sua esposa tambem leve porrada em casa, assim como faziam os homens primitivos no Paleolítico.

Ver perfil de Leonor vaz

Leonor vaz

@jocelino realmente cada vez vejo mais pessoas sem noção neste mundo tao cruel … TU dizes o que dizes porque nunca passaste por isto ou por alguma coisa parecida cada pessoa tem a sua ligação com animais mas devemos respeitar nos uns aos outros é fácil se o senhor morrer abre - se um buraco e Ta tudo bem pensa nas tuas atitudes porque antes de apontar o dedo a alguém tem se dois a apontar para si próprio

Ver perfil de JL

JL

Surpreende-me, já que o veterinário Rui Patricio tem muito nome no que toca a cuidados de animais exóticos. Dito isto, leve a queixa até às últimas instâncias. Lamento pelo Toy.

Ver perfil de João Peixeira

João Peixeira Autor

JL se for consultar os comentarios no google da clinica ALL Pets Tires, onde o veterinário Rui Patrício é diretor clinico, garanto que vai deixar de estar surpreendido, não é normal tantas avaliações negativas ou se calhar até é!

Ver perfil de Isabel Maria

Isabel Maria

Desde quando um suíno é um animal exótico!?!?!
Eu sou engenheira Zootécnica e para mim os exóticos são, por exemplo, iguanas!!!
Cambada de incompetentes!!!🤬🤬🤬

Ver perfil de Susana Almeida

Susana Almeida

Infelizmente para nós os animais são família mas para eles é mais um dia de trabalho.

Faz muito bem em reclamar e tem o livro vermelho onde poderá apresentar a sua queixa.

Ver perfil de Maria José Rodrigues

Maria José Rodrigues

Lamento muito pelo toy. Há que apurar responsabilidades e a clínica terá de se retratar. Muita força para todos,

Ver perfil de Flor Correia

Flor Correia

Li tudo e fiquei indignada, revoltada e triste pela forma como este animal de estimação foi tão mal tratado. Erros humanos podem acontecer mas neste caso foi mesmo negligência e ausência de profissionalismo, afeto e respeito pelos animais. A provar-se tais factos devem estes veterinários ser afastados do exercício clínico . Lamento mto o que aconteceu e deixo um abraço aos protetores do animal . Sei o que custa perder um nosso amigo de forma abrupta e irresponsável . Já sofri a perda de um cão adorado num atropelamento que poderia ter sido evitado caso o motorista profissional fosse atento e não estivesse sobre efeito de álcool. Sofri muito. Devemos exigir mais respeito e profissionalismo pelos nossos animais e Amor!!

Ver perfil de Elisabete

Elisabete

João Peixeira, isso foi uma tragédia resultado de uma grande irresponsabilidade por parte desses veterinários. Faça queixa na Ordem dos Veterinários, esses médicos têm de ser responsabilizados. Sei o que é ter animais de estimação, cães e gatos, desde sempre e sei o que custa qdo eles ficam doentes e morrem. O João perdeu um membro da sua família porque os animais são família para nós que os amamos e cuidamos deles.
Pela foto o problema na gengiva se calhar poderia ser tratado com antibiótico sem necessidade de intervenção nenhuma. Não sei porque não sou veterinária. Se não estavam à altura da situação deveriam ter recorrido a colegas deles com experiência em porcos. Deve haver médicos especialistas em suínos pq esses que o atenderam não o são.