9.2

Falinas - Empresa cobra subscrição sem que o cliente perceba

Júlia Birkett
Júlia Birkett apresentou a reclamação
14 de fevereiro 2023
No último dia 7 de fevereiro, efetuei uma compra de um creme de mãos no site falinas.com. O total da encomenda custou-me 4,64€.
Hoje, uma semana após a compra (dia 14 de fevereiro), verifico a minha conta bancária e vejo uma cobrança do mesmo site falinas.com no valor de 47€.
Assustei-me e não estava a perceber o que poderia ter acontecido. Foi então que me apercebi e lembrei-me de ter recebido um e-mail hoje pela manhã, que dizia:

"A SUA CONTA FOI SUPERADA!

Olá, Júlia!

A sua carteira Falinas foi agora carregada com 47 créditos que podem ser utilizados em qualquer artigo da loja.

Compre, receba créditos ou pule

A cada 14 dias, sua conta será completada com créditos com uma taxa de conversão de 1: 1. Você pode optar por ignorar a recarga quantas vezes quiser ou cancelar sua assinatura sem vinculação.".

Ou seja, esta empresa está a extorquir dinheiro de seus clientes através de uma subscrição, sem que os clientes percebam que estão a subscrever a qualquer serviço. Dá a falsa sensação de que está somente a comprar um produto como num e-Commerce normal.
Recebi um e-mail normal de compra efetuada com o valor de 4,64€ logo após de finalizar a compra. Em momento algum fui notificada via email que haveria essa cobrança de 47€ mais tarde.
Para pior a situação, ao solicitar o cancelamento do serviço, fui informada de que há uma taxa de 6,95€ para cancelar. Isso não me parece de acordo com as regas do Centro Europeu do Consumidor, que garante o direito de desistência de um serviço nos primeiros 14 dias, sem qualquer cobrança ou justificação.
Sinto-me enganada e é inaceitável ter sido cobrada em mais de 50€, quando meu objetivo final era somente comprar um produto que custava menos de 5€.
Como pode uma empresa poder fazer isso com os seus clientes?
Espero que consigam me ajudar.
Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2023
Júlia Birkett
28 de fevereiro 2023
Infelizmente vi muitas reclamações sobre essa empresa (só depois de postar a minha queixa) e acho difícil conseguir reaver meu dinheiro de volta.
Eles dizem que posso utilizar os 47€ que tenho como crédito em minha conta, mas tenho medo de cair num golpe novamente e me cobrarem a tal "subscrição" mais uma vez.
Estou perdendo as esperanças sobre este caso. Só espero divulgar ao máximo essa empresa maliciosa para que outros não caiam na mesma que eu.