Faria & Cardinal, Lda

FarCar - Automative - Falhas na assistência pós-venda

Ana Luísa Almeida
Ana Almeida apresentou a reclamação
28 de setembro 2017

Em dezembro de 2016 procurei a Farcar para adquirir um veículo da marca Renault Scénic. No momento da compra foi-nos dada total garantia de que estaríamos a lidar com uma empresa profissional e que assumiria todos os compromissos com o cliente. O Sr. José Costa, vendedor, garantiu-me que tudo aquilo que fosse preciso a Farcar assumiria, visto que, o carro foi adquirido com garantia de 1 ano. O carro foi levantado e passados dois dias a mensagem de deficiência no travão imobilizador foi ativada. Informamos a Farcar acerca do ocorrido, o carro foi para a "oficina própria" da Farcar (Foca Automotive) e AINDA HOJE, depois de inúmeras reclamações e de inúmeras visitas à oficina, o problema continua por resolver...
Outra situação que me leva a fazer esta reclamação é o facto de ter começado a perceber através do chão da garagem que o carro estava a largar imenso óleo. Ligamos para a Farcar e o Sr. José Costa (vendedor) informou-nos que não deveríamos ligar para a Farcar a dar conta da situação mas sim para a "oficina própria". Ou seja, deu-me a entender que a Farcar está ali para vender os carros e que o acompanhamento do cliente no pós-venda tem que ser tratado com o mecânico, telefonista.. Assim seja. Combinamos com a oficina e o carro esteve mais de uma semana nas instalações da Foca Automotive para resolver o problema. Ligaram-nos para levantar o carro e, no momento da entrega do carro, este chegou-nos às mãos com os interiores completamente sujos com óleo.Este facto revela uma total falta de cuidado e consideração para com o cliente.
Passou-se cerca de uma semana e percebemos que o carro continuava a verter óleo e, já cansados da incompetência da Farcar/Foca Automotive, levamos o carro a uma outra oficina para que pudessem ver o que se passava. Percebemos que os senhores da Foca Automotive tinham "resolvido" o problema do óleo com uma esponja.
Neste momento o carro encontra-se com um problema no motor e a Foca Automotive/Farcar não assume a reparação, visto que, levamos o carro a uma outra oficina para resolver o problema do óleo... porque será??

Tomamos a decisão de vender o carro (visto ter-se tornado um poço de problemas) e de procurar um parceiro que trabalhe de uma forma mais eficiente e profissional.

Data de ocorrência: 28 de setembro 2017
FarCar - Automative
29 de setembro 2017
Boa tarde, em resposta a esta reclamação e em nossa defesa temos a relatar o seguinte:
Em Dezembro de 2016 vendemos a Renault Scénic, e assumimos a Garantia como o fazemos a todos os nossos clientes. Confirmo e reitero que estava/está a lidar com uma empresa profissional e séria;

Quanto a avaria do travão eléctrico automático, a mesma foi reparada a nosso pedido em oficina exterior com electricista. Arranjo esse que podemos provar com a respectiva factura. Saliento este importante pormenor, pois se a avaria voltou a ocorrer, facto que não tínhamos conhecimento, a reparação tem Garantia e será da nossa parte alvo de reclamação e pedido de correcção junto de quem fez o serviço;

Entretanto, também assumimos, a substituição da fita do Airbag, uma peça de desgaste não abrangida pela Garantia.
Depois fez-se a Revisão passado 10.000 kms! Nesta altura, o mecânico foi informado pelo marido da Dª Luisa, que tinha gasto "700 e tal euros", POIS REPAROU A BOMBA INJECTORA EM OUTRA OFICINA. Facto que causou surpresa e até lamento por parte do mecanico, pois informou o Sr. Pablo que a viatura tinha Garantia, devia ter vindo à Foca Automotive.

- a reclamação da pinga de óleo, é posterior a esta reparação -

A viatura esteve uma semana nas nossas instalações, pois foi dito pelos proprietários que podia ficar lá, para ver a tal fuga de óleo com tempo, pois não estavam a precisar da carrinha.
Detectamos e substituímos uma junta da tampa das válvulas que estava ressequida.
O facto do vendedor ter indicado para ligar para a oficina, tem a ver com a interligação da Farcar-Automotive (stand) com a Foca-Automotive (oficina). Como já tinha ido à oficina algumas vezes tratar directamente era o ideal. Nunca foi no sentido de descartar ou não querer saber, mas sim tornar as coisas mais rápidas. Mesmo assim, quando deixavam a carrinha, ligavam para o vendedor a informar e pedir para interceder junto da oficina.

Passado uns tempos, voltaram com uma reclamação de fuga de óleo, ao qual foi dito, que como tinha sido intervencionado noutro lado, que não nos podíamos responsabilizar por não saber o que foi feito e como foi feito o tal serviço...

No presente, os clientes reclamaram de um problema do motor, que consumia água, mas não trouxeram o carro à oficina, já tinham diagnóstico e orçamento.

Conclusão: entre omissões e meias verdades, o motivo desta reclamação é criar alarido, falar mal de nós na Praça Publica, porque no fundo sabem, que não deveriam andar com o carro por outras oficinas.
Ana Almeida
30 de setembro 2017

No seguimento da resposta submetida pela Farcar Automotive / Foca Automotive sou obrigada a clarificar vários pontos. A resposta da Farcar Automotive só vem reforçar a minha convicção de que fiz um juízo errado quando decidi avançar com o negócio com a Farcar Automotive. Continuam a demonstrar falta de rigor e revelam mais uma vez que as pessoas que trabalham na Farcar Automotive e Foca Automotive têm dificuldade em passar as mensagens e em comunicar umas com as outras de forma eficaz….

Vou responder tópico a tópico:

TRAVÃO IMOBILIZADOR

Impressionante o atrevimento de dizerem que desconheciam esta avaria quando, de todas as situações, esta foi sempre a queixa mais recorrente.

A avaria do travão imobilizador já existia na altura que experimentamos o carro e foi-nos prometido que a viatura seria entregue com isto resolvido, entre outras coisas.

De facto, foi entregue sem a mensagem na consola mas no próprio dia voltou a aparecer. Voltou a ser “resolvido” e… voltou a aparecer. E cada vez que o carro foi à oficina por outras razões, a mensagem do travão imobilizador estava sempre lá e era sempre “apagada”, voltando a aparecer uns dias depois ou até no próprio dia. Apesar de tudo fomos sempre muito pacientes em relação a isto.

Inclusive, quando fomos ao stand da Farcar Automotive no início de Agosto apresentar queixa pela última intervenção efetuada, aquela da semana em que cedemos o carro, uma das frases proferidas pelo Sr. José Costa foi “não percebo qual o stress com o travão imobilizador”, dando a entender que não entendia porquê da oficina não ter dado a devida resolução a esta situação.

Desde dezembro de 2016 até à passada segunda-feira, dia 25 de setembro, nunca nos foi dito que tinham feito o pedido de reparação numa oficina exterior. Se assim foi, porque é que neste espaço de tempo (dezembro 2016 – julho 2017) nunca reclamaram uma garantia sobre essa tal “reparação” à tal oficina?

De salientar, que na passada quarta-feira, 27 de setembro, quando o meu marido falou com um dos sócios, o Sr. Armando Faria, este lhe disse que a reparação tinha sido feita na Renault, na vossa resposta escrita nesta reclamação já foi feita em “oficina exterior com electricista”.

Repetindo, é demasiado grosseiro dizerem que desconheciam esta situação, para não utilizar outras palavras.

FITA DO AIRBAG

Na vossa resposta, enaltecem o facto de terem substituído a fita do airbag não abrangida pela garantia.
Como os senhores sabem, a mensagem da anomalia do airbag foi uma das que apareceu também logo no primeiro dia que levantamos o carro, embora esporadicamente, assim como outra em que dizia haver uma deficiência na injeção.

Sendo avarias que já vinham no carro, obviamente que a Farcar Automotive tinha de assumir.

O problema da injeção ficou resolvido, mas quando substituíram a fita do airbag, não colocaram a fita correta, o que nos deixou o sistema de cruise control sem funcionar.

Foi preciso esperar até à semana da última intervenção (meados de julho) para isto ficar resolvido (a tal semana mencionada na vossa resposta).

Resumindo e concluindo, esteve no mínimo desde dezembro de 2016 até junho de 2017 por resolver, com a desculpa de ser difícil de arranjar. Difícil só se fosse usada, porque na marca não faltam. O meu marido ainda se deu ao trabalho de enviar por email alguns links do Olx.

Portanto, foram 6 meses à espera de resolverem o problema que tanto enaltecem que assumiram.

FUGA DE ÓLEO

Foi mais do que uma vez, em várias visitas à oficina, que nos queixamos da fuga de óleo. A situação ficava resolvida por alguns dias mas depois voltava a aparecer. Até posso acreditar que tenham substituído a junta da tampa das válvulas, o que se esqueceram foi de colocar uma esponja para chupar o óleo que fosse muito mais absorvente. Na última intervenção nem durou uns dias, foi logo no primeiro. Mas aí agiram de forma displicente, porque nem resolveram isto, nem resolveram o problema do travão imobilizador e ainda nos deixaram o carro todo sujo por dentro (fotos no ficheiro em anexo).

E PORQUE NÃO DÃO GARANTIA?

Esta é a parte mais anedótica da resposta da Farcar Automotive neste portal.

Para começar, a garantia, que está por escrito (no ficheiro em anexo), menciona a cobertura de um ano para motor e caixa de velocidades. Prática comum na venda de carros usados.

Quando falamos com o Sr. José Costa em Agosto, este levantou a questão do carro ter sido intervencionado por outras mãos, e de facto assim foi.

Explicamos que as intervenções obviamente não tinham nada a ver com o motor e caixa de velocidades.

As tais intervenções foram a substituição de consumíveis, nomeadamente mudança de óleo e filtros, substituição de calços de travão e os pneus da frente. Nada que mexa com a mecânica do motor ou da caixa de velocidades. De notar que todas estas intervenções foram feitas por um mecânico da nossa confiança.

O Sr. José Costa deu a entender que perdemos a garantia por esta razão e ficamos logo a perceber o porquê de agirem de forma negligente na última intervenção.

Quisemos preencher o livro de reclamações mas foi negado com a indicação que deveríamos apresentar a queixa na Foca Automotive.

Não convictos, ficamos resignados.

Agora, a anedota:

Dizem na resposta, que quando o carro fez a primeira revisão após a compra, o meu marido terá dito ao mecânico o que passo a citar:

“O mecânico foi informado pelo marido da Dª Luísa, que tinha gasto “700 e tal euros”, POIS REPAROU A BOMBA INJECTORA EM OUTRA OFICINA. Facto que causou surpresa e até lamento por parte do mecanico, pois informou o Sr. Pablo que a viatura tinha Garantia, devia ter vindo à Foca Automotive.”

O mecânico nem poderia ter ficado surpreendido, nem poderia ter lamentado nada e muito menos ter informado ao meu marido que a viatura tinha garantia porque isto APENAS FOI UM COMENTÁRIO QUE ELE FEZ EM RELAÇÃO A UMA CARRINHA PEUGEOT da nossa empresa, que teve, de facto, uma avaria na bomba injetora, e cuja fatura referente a essa mesma reparação se encontra no ficheiro em anexo.

De facto, se soubesse que a Foca Automotive iria dar garantia à nossa carrinha Peugeot que não foi lá comprada, teria pedido a reparação da mesma e escusava-mos de gastar os 700 “e tal” euros.
Mais ainda, a revisão realizada na Foca Automotive, segundo a data da fatura (em anexo), foi feita a 01 de março, e avaria que tivemos na nossa carrinha Peugeot foi a meados de maio, por isso, nunca poderia o meu marido ter tido sequer este comentário com o mecânico na primeira revisão.

O comentário que ele fez foi num sábado em que ele se deslocou à Foca Automotive, porque o apoio do escape rebentou. O mecânico, e bem, aconselhou onde fazer esta reparação. Já agora, para conciliação de datas, coloco também a fatura da substituição do apoio do escape no ficheiro em anexo.

Mais ainda, alegam na vossa resposta aqui escrita, que esta é a causa da perda da garantia, o que é curioso porque nem o Sr. José Costa, nem o Sr. Armando Faria, nos disseram pessoalmente que foi esta a causa.

Resumidamente, a bomba injetora da Scenic continua a ser a mesma que veio, sem nunca ser reparada, pelo menos desde que o carro está nas nossas mãos.

POSSÍVEL AVARIA DA COLAÇA

Recentemente o carro começou a queixar-se de aquecimento do motor e a gastar muita água e como a Farcar Automotive e a Foca Automotive já se tinham descartado de mais alguma intervenção em garantia, resolvemos consultar alguém da nossa confiança.

Essa mesma pessoa, apenas ao dar uma vista de olhos, apercebeu-se logo que a água estava a sair pela rolha do depósito de água e que a POSSÍVEL CAUSA seria a colaça queimada. Não quis, obviamente, mexer mais e aconselhou-me a insistir com a Farcar Automotive / Foca Automotive por causa da garantia do motor.

Aproveitei para lhe pedir se me podia descobrir onde estava a fuga de óleo e foi aqui que se descobriu da existência da tal esponja para chupar o óleo.

No início da semana (sem grandes esperanças), fomos até à Foca Automotive falar com o Sr. Armando Faria que mais uma vez se recusou a assumir. Insistimos que as intervenções que tinham sido feitas fora da Foca Automotive não tinham nada a ver com o motor ou a caixa de velocidades mas, mesmo assim o Sr. Armando Faria não compreendeu dizendo que era normal deixarem de o fazer por termos feito a troca de consumíveis noutro lado.

Curiosamente nunca nos disse que a razão era a reparação “fantasma” da bomba injetora.

Nunca lhe foi dito que já tínhamos um orçamento e, quanto ao diagnóstico, é apenas uma possibilidade. No entanto, basta ir à internet procurar sintomas para saber que poderá ser uma avaria na colaça.

Após alguma insistência, o Sr. Armando Faria, admitindo que houve algumas coisas que falharam na comunicação e serviço pós-venda, ficou de falar com o sócio para tentar arranjar uma “solução que agradasse ambas as partes”. Na quarta-feira, dia 27 de setembro, em conversa telefónica com o meu marido, a solução dada pelo Sr. Armando Faria foi apenas do agrado deste: continuam a não assumir a garantia. Situação que fez o meu marido exaltar-se e inclusive perder um pouco a postura.

Enquanto consumidores, não apresentamos esta queixa de ânimo leve, apenas o fazemos porque a Farcar Automotive mostrou incapacidade de nos encontrar uma solução e uma total indiferença quando lhe dissemos que iriamos fazer uma reclamação. Não percebo o porquê de estarem surpresos com esta queixa.

Isto só prova que tanto a Farcar Automotive, como a Foca Automotive, utilizam todos os meios possíveis para fugirem às responsabilidades, e vão tentando adiar e adiar até que o tempo da garantia passe e não tenham de se responsabilizar por mais nada.

Por isto, não fui eu que vim denegrir a imagem da Farcar Automotive e da Foca Automotive na praça pública, são vocês próprios que o fazem. Venderam-me um carro com a promessa de que estaria a comprar um veículo em conformidade e a garantia de um excelente serviço pós-venda.

O objetivo desta reclamação é de apenas alertar a Farcar Automotive, a Foca Automotive e outros eventuais consumidores, que se devem informar e registar todos os contactos que são feitos para evitar que no futuro aconteçam situações como aconteceu connosco.
Esta resposta tem um anexo privado
Ana Almeida
30 de setembro 2017

Vou responder tópico a tópico:

TRAVÃO IMOBILIZADOR

FITA DO AIRBAG

FUGA DE ÓLEO

E PORQUE NÃO DÃO GARANTIA?

Esta é a parte mais anedótica da resposta da Farcar Automotive neste portal.

Não convictos, ficamos resignados.

Agora, a anedota:

POSSÍVEL AVARIA DA COLAÇA