Farmácias e Parafarmácias

Farmacia ferreira da silva - Troca de meias de compressão

Cláudia
Cláudia apresentou a reclamação
9 de maio 2016

Boa noite, venho por este meio expor a seguinte reclamação:
No passado dia 1 de maio dirigi-me à farmácia Ferreira da Silva com uma recomendação do meu médico especialista em cirurgia vascular, de umas meias de compressão da marca Mediven. A técnica de farmácia efetuou as medidas necessárias e deu-me as meias elegante da referida marca.
O médico inicialmente numa primeira consulta recomendou essas meias pois eram as mais indicadas para efetuar escleroterapia. O que sucede é que no dia do tratamento, a 7 de maio, após um diagnóstico mais pormenorizado, alterou o plano de tratamentos, ou seja, numa fase inicial começaria com laser pulsada. Devido a esta alteração, às meias que adquiri na farmácia de nada serviam para o tratamento em questão. Por lapso do médico, as meias indicadas eram da mesma marca Mediven mas desta feita o modelo swing, uma vez que não necessito de umas meias com tanta compressão.
Por razões lógicas, expliquei na farmácia que não usei as meias pois não eram aquelas as pretendidas para o tratamento que realizei. Estou desde sábado sem usar meias, uma prática impensável após realização de tratamento laser com o intuito de trocar na farmácia.
A técnica de farmácia explicou que não efetuam trocas em circunstância alguma pois não garantem que as meias mantém a mesma compressão e que o erro tinha sido meu. De facto, houve um erro mas não foi meu, eu como cliente não posso nem tenho de saber qual o tipo de meia mais apropriado, isso compete ao médico que, acidentalmente, cometeu um erro ao prescrever. Esta situação é insuportável para mim, pois o custo daquelas meias importa em 65€ e eu não pretendo, de todo, a devolução do dinheiro, pretendo apenas efetuar a troca pelas meias corretas. Aliás, eu nunca cheguei a colocar aquelas meias porque se elas não servem para o propósito, então porque razão iria usar umas meias daquele tipo. Expliquei toda a situação à funcionária e ela foi desagradável comigo alegando e depositando a culpa no cliente, neste caso em mim. Numa primeira fase, quando fui comprar as meias disse-me e deixou bem frisado que se posteriormente houvesse algum problema com as meias, que a farmácia assumia esse problema e é inconcebível que depois não se verifique e que as nossas farmácias estejam representadas por maus profissionais que fazem de tudo para obter o lucro mesmo prejudicando o cliente, o seu público alvo.
Peço a vossa sensibilidade para me ajudar com esta questão, até porque isto não passa de implicância e má vontade da farmácia em causa, porque na farmácia Cardoso em Gondomar centro, eles resolveriam está questão da forma que seria de esperar. É claro e óbvio que as meias de compressão quando são usadas se nota perfeitamente, sobretudo no calcanhar e, no meu caso, como é até à raiz da coxa, alteração no silicone, e a empresa melhor do que ninguém saberá detectar quando uma meia foi usada e se tem defeito.

Data de ocorrência: 9 de maio 2016
14 de julho 2016
A cliente deslocou-se à Farmácia Ferreira da Silva e apresentou a prescrição médica de umas meias de compressão da marca Medi modelo Mediven Elegance para utilização pós cirúrgica. Assim, foram vendidas à cliente as meias de acordo com a prescrição. Posteriormente, a cliente dirige-se à farmácia e solicita a troca das meias por outras de um modelo diferente, meias de descanso da mesma marca, alegando que o Médico se teria enganado e prescrito o modelo errado para o efeito pretendido. A colaboradora que atendeu a Sra. D. Cláudia Silva analisou as meias e desde logo verificou sinais de uso pois uma das pernas estava deformada e mais comprida do que a outra, o que acontece após uso da meia. Por este motivo, a troca do artigo foi recusada e explicado à cliente que uma vez que as meias tinham sido já usadas não poderiam ser vendidas novamente e que a Farmácia não poderia assumir este prejuízo por não ter qualquer responsabilidade no equivoco. Adicionalmente cabe-nos esclarecer que a fatura emitida à cliente tem como nota de rodapé que a Farmácia Ferreira da Silva não troca medicamentos nem meias elásticas. As meias foram enviadas para marca que as fabrica e foi, através de um relatório técnico, comprovado o uso das mesmas.
Cláudia
15 de julho 2016
Boa tarde, lamento que só agora tenham recorrido a esta portal para me dar a resposta que já obtive à mais de um mês. No entanto, confirmo que o que escreveram anteriormente está de acordo com a informação que me deram anteriormente via telefone.
No que respeita à utilização das meias, como sabem, é quase como a questão de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. A farmácia Ferreira da Silva afirma convictamente que as meias foram usadas, ou apenas uma delas, e continuo a insistir que jamais foram usadas, caso contrário não me exporia a este tipo de situação. Mas devo referir que as meias Mediven foram-me vendidas abertas, ou seja, não têm nenhum invólucro a garantir que a caixa nunca foi aberta. E mais, a funcionária que me vendeu as meias abriu-as à minha frente, uma vez que a caixa não tinha invólucro. E eu posso perfeitamente questionar a segurança do produto que me estão a vender. Como é que os senhores me podem garantir que as mesmas meias, uma vez que, e reforço a ideia, a caixa que fazia acompanhar as meias não se fazia acompanhar de invólucro ou selo de segurança, não foram anteriormente abertas e/ou experimentadas?
Essa questão de qualidade não me conseguem responder, nem vocês nem, pelos vistos a Mediven.
Obrigada

Mais uma espertinha a ver se engana os tolos...
Neste caso, se o erro foi do médico, tem de pedir responsabilidade a ele... qual a culpa da farmácia? além disso parece que afinal usou a meia tal como a marca refere e ainda tem a lata de vir aqui fazer queixa...