Farmácia Lecoq
Farmácias e Parafarmácias
3 Wells 80.4
Farmácia LecoqN/A
Maria da Conceição R.F.D. Bettencourt, Unipessoal Lda

Farmácia Lecoq - Medicamento vendido a menor, com posologia para maiores de 18 anos de idade

Luís Amaral
Luís Amaral apresentou a reclamação
7 de março 2018

Venho por este meio reclamar que no dia, 21-11-2017, pelas 10H51, conforme venda n. 660287, pela Dr. M., na farmácia atrás mencionada, sita na Rua Conselheiro Medeiros, foi vendido o medicamento designado por Ben-U-Ron 1000 mg x 18 comp, a uma menor de idade (5 anos de idade), nomeadamente a Nair, com o contribuinte n.º 279xxx564, compra efectuada pela mãe da menor, Paula.
Existem medicamentos não sujeitos a receita médica que apenas podem ser vendidos na farmácia.
Embora possam ser vendidos sem receita médica, a sua venda apenas é possível em determinadas condições, avaliadas pelo farmacêutico, que não foi o caso.
A automedicação não é aconselhável em crianças, grávidas e mães a amamentar sem acompanhamento médico ou farmacêutico.
O medicamento vendido, nomeadamente o ben-u-ron 1 g, comprimidos, destina-se à administração oral em adultos, com idade igual ou superior a 18 anos.
Como pai da criança, recebi da mãe da menor, a factura mencionada para pagamento conforme acordo homologado na conservatória local, cfr. processo de divorcio n.º 166272017, sendo que e como também tenho o exercício partilhado das responsabilidades parentais, apresento a presente reclamação, pois, além e do meu ver, tal medicamento não poderia ser vendido no nome da menor em causa, atentando até contra a integridade física desta, facto este que deveria ter sido confirmado pela farmacêutica identificada na fatura como Dr.ª M., aquando da venda.
Ou então surge a intenção da mãe da menor, de comprar medicação para seu uso, usando o NIF das filhas e assim depois, conseguir burlar o pai, neste caso eu.
Do presente deve ser dado conhecimento a todas as entidades competentes.

Data de ocorrência: 7 de março 2018

Boa tarde! Não sei o que pensar desta reclamação. Como é que alguém possa pensar que um FARMACÊUTICO alguma vez dispensaria comprimidos ben u ron 1000 a uma criança e ainda por cima tão pequena. Também é de lamentar o facto de pensar que a mãe da sua filha o estaria a burlar (a embalagem custa 2,79€). A fatura pode ir em nome de quem a pessoa quiser, mesmo que os medicamentos adquiridos não sejam para o indivíduo cujo NIF consta na fatura. Provavelmente, o que se sucedeu foi que a senhora se dirigiu à farmácia para adquirir medicamentos/produtos para a menina e entretanto decidiu levar tbm para si o ben u ron, não tendo pedido faturas separadas por lapso. Antes de denegrir o nome e profissionalismo dos outros deveria ter averiguado a situação com a mãe da criança.