Farmácias e Parafarmácias

Farmácia Vitália - Informação enganosa sobre valor de manipulado

Daniel Carvalho
Daniel Carvalho apresentou a reclamação
30 de junho 2020
Fiz uma encomenda por email á Farmácia Vitália no Porto de onde sou cliente, mais concretamente ao laboratório de manipulados, pois como é habitual mando manipular o fármaco FINASTERIDA a 1mg com a devida prescrição médica para manipulados.
Em resposta ao meu email recebo os valores de 36€ para o manipulado sem receita e de 25,20€ com a respetiva comparticipação inerente á apresentação de receita médica especifica para manipulados, sendo essa mesma informação enviada por email pela Drª (*).
Mais se acrescenta que no mesmo email enviado pela farmácia, o manipulado se encontraria pronto a 2 de Março do presente ano, contudo tive de recorrer na época a outro laboratório pois a farmácia encontrava-se encerrada devido á situação do COVID - 19.
Hoje dirijo-me á farmácia em causa para fazer o levantamento do manipulado, onde sou informado que o mesmo já não teria comparticipação por ordens do INFARMED.
Fui até á farmácia de Santa Catarina onde encomendei o manipulado e fizeram a comparticipação do fármaco.
Ora eu pergunto, o INFARMED não aplica a legislação a todas as farmácias?
É correto mesmo tendo um email assinado pela responsável do laboratório a indicar a comparticipação do mesmo, não terem a "gentileza" de cumprir a sua palavra?
Estou profundamente descontente com o atendimento e forma como a Farmácia Vitália lidou com a situação e com a minha pessoa que sou ou n caso ERA!!! Um cliente fiel á mesma.
Lamentável e a partir de hoje não recomendarei a ninguém nem a farmácia nem o serviço de manipulados!!!
Data de ocorrência: 30 de junho 2020
2 de julho 2020
Desde já , a Farmácia Vitália deseja manifestar as suas desculpas , por todo o transtorno sofrido pelo sr.Daniel Carvalho.
Queremos esclarecer algumas situações. Em primeiro lugar , lamentamos termos fechado a Farmacia Vitalia no periodo de 13 a 24 de Março consequência da pandemia COVID 19, mas foi a medida de segurança para todos os nossos utentes , seguida pela indicação da DGS.
Em segundo lugar, referir que somos uma Farmácia que segue a legislação em vigor, a qual gostamos de ser transparentes e conscientes com todos. Deste modo as capsulas de Finasteride deixaram de ser comparticipadas pela SNS , isto segundo a circular 0054-2020 ANF DE 26 fevereiro 2020. Infelizmente devido à já referida pandemia tivemos um atraso no acesso a esta mesma circular, pelo que no dia 2 Março ainda não estávamos com a listagem das comparticipações. Assim sendo , foi lhe transmitido que seria feito um desconto, mas não a comparticipação.
Mais uma vez reitero as nossas desculpas,podendo sempre dispor da Farmacia Vitália neste manipulado, de um desconto e não de comparticipação da SNS.

Alguma das farmácias não procedeu correctamente. É uma questão de consultar o website do INFARMED para perceber se de facto tem direito à comparticipação.