Farmácias Portuguesas

Farmácias Portuguesas - Especulação de preços em momentos de crise

Rita
Rita apresentou a reclamação
20 de março 2020
Venho, após recomendações públicas da DGS, pela importância de se lidar com situações deste género de forma adequada, denunciar valores exurbitantes praticados por estaFarmácia Marbel, na venda de produtos considerados essenciais para a saúde pública. No caso, desinfectante de mãos, que é recomendado por todas as autoridades competentes, como algo essencial nesta fase de pandemia. O único produto que tinham em stock eram embalagens de 250ml de "Álcool Gel Desinfectante", num embalagem normal de álcool da marca Dayna (Dayna quimicos, dayna.pt). Este produto é vendido pelo valor de 14.95€, quando todos sabemos que o preço de uma embalagem exctamente igual de álcool custa menos de 2€. Dando porém o benefício da dúvida nesta questão, no caso de ter sido o fabricante a vender este produto já a um preço inflacionado, podendo não deixar margem à farmácia para colocar a venda mais baixa, solicito que tal seja averiguado e provado que tenha sido esse o caso. Assim sendo, retiro a minha reclamação neste ponto. Irei dar início a uma reclamação à empresa Dayna também.
Outro ponto que quero deixar aqui registado é o facto desta farmácia não efectuar trocas nem devoluções de NENHUM produto na mesma vendido (tal como escrito nas suas facturas). Considerando a importância de assegurar a saúde pública no sentido de garantir que os medicamentos estejam intactos e inalterados, o que é compreensível, o meu caso particular foi o da aquisição desta embalagem de álcool por recear não ter outra alternativa, ter-me dirigido a uma loja ao lado da farmácia e ter encontrado embalagens de álcool a 2€, e 3 minutos depois ter regressado à farmácia explicando que tinha encontrado ali ao lado, e solicitando a troca/devolução/uma alternativa, mostrando as embalagens de álcool. Foi-me transmitido, de forma bastante hostil, a impossibilidade total de o fazerem, apontando com o dedo para o que está escrito na factura, de forma bastante arrogante. Assim fiquei com o produto adquirido, não tendo outra alternativa, mas desiludida com a pouca sensibilidade dos colaboradores deste espaço de saúde, que devia ter a comunidade como prioridade e desempenhar um papel solidário e compreensivo principalmente em momentos como este. Felizmente eu posso pagar estes 14.95€ por esta embalagem de 250ml, porém muitas pessoas não podem, o que significa que quem tem menos dinheiro, tem menos direito à proteção sanitária.
Data de ocorrência: 20 de março 2020