Farmácias Portuguesas
Farmácias e Parafarmácias
3 Wells 80.4
Farmácias Portuguesas1.5
Farminveste

Farmácias Portuguesas - Não entrega de Medicamento por Falha de encomenda da Farmácia

Nicole Veiga
Nicole Veiga apresentou a reclamação
28 de maio 2018

Dia 22 de Maio de 2018, na parte da tarde dirigi-me à Farmácia Torres em Odivelas e atendida pela Dona e Técnica Responsável da Farmácia Dra. Edite.

Apresentei a seguinte Receita:
Kcalip produto dietético
Despacho 4326/2008 do DR 2º série de 23/1/08

Este medicamento é um suplemento com despacho do estado, receita passada pelo hospital das Estefania para crianças com doença metabólica caso do meu filho, que necessita do mesmo à 6 anos. Dado ser um medicamento de despacho para doenças raras/metabólicas é comparticipado sem qualquer custos para o paciente.

A Receita tinha data limite de 24 de Maio de 2018.

Dado a Medicamento não estar disponível em Stock (nunca costuma estar, é necessário encomendar ao laboratório) a Técnica responsável informou-me : " Irei fazer a encomenda, contacto quando chegar mas com toda a certeza e amanhã ( que seria dia 23 de Maio) por voltas das 16h30 já pode vir buscar a lata de medicamento)".

No Dia seguinte dia 23 de Maio não fui contactada pela Farmácia o que calculei que o medicamento não tinha chegado.

Passou dia 24 de Maio sem qualquer contacto.

No dia 25 de Maio a minha Mãe, dirigu-se pessoalmente à Farmácia para saber o que se passava com a demora da chegada do medicamento uma fez que o pedido de encomenda feito por mim no dia 22 de Maio e garantido estar disponível no dia 23 de Maio ainda não tinha chegado nem fomos informados de qualquer situação de atraso por parte da farmácia. Neste dia a minha mãe falou com a Técnica Dra.Isabel, que prontamente pediu o telemóvel da minha mãe prometendo de novo um contacto quando a lata de medicamento chegasse.

No dia 26 de Maio, a minha mãe recebe uma chamada por volta das 11h10 ( sábado) por parte da Técnica Dra.Isabel a informar que a lata de medicação teria acabado de chagar e que já a poderia ir levantar.

Quando a minha mãe se dirige à farmácia que a atende já é a técnica a dona da farmácia Dra.Edite , a 1ª técnica por quem fui atendida no dia 22 de Maio que tirou cópia da receita que ficou de fazer a encomenda do medicamento ao laboratório e que garantiu que o poderia ir buscar no dia seguinte dia 23 de Maio a partir das 16h30.

Qual nosso espanto?
A Dra. Edite recusou a entrega do Medicamento à minha mãe alegado que a receita estava fora do prazo!! Receita tem limite de prazo dia 24 de Maio e ela afirma que não poderia entregar a lata a dia 26 de Maio!!

Mas como é possível esta recusa se eu apresentei uma receita dentro do prazo dia 22 de Maio, houve uma falha no pedido de encomenda por parte da farmácia, porque em 6 anos nunca esperei tanto tempo por este medicamento. Inclusive se a Dra. Isabel a outra técnica ligou dia 26 de Maio a avisar, que podiamos ir buscar a medicação e como é que a Responsável se recusa a entregar a medicação acusando a nós de ter falhado a data da receita quando da nossa parte o pedido foi feito dentro do prazo ( 22de M;aio)?

O que mais grave é? Esse medicamento esta em stock sem qualquer custo para a Farmácia pois o laboratório fez a entrega mediante a receita. Este medicamento tem preço de venda ao público de 90€ caso seja vendido sem receita e a farmácia reteve o medicamento com eles e pode neste momento vender a qualquer outro paciente a custo de 90€ sem que a eles lhes tenha custado nada.

Estamos a falar de uma medicação solicitada por mim no dia 22 de Maio, prometida a entrega a 23 de Maio e só chegou na farmácia por encomenda deles a dia 26 de Maio!!

Nesta situação a Farmácia tem que se responsabilizar pela entrega do medicamento ao cliente. Ainda tiveram a coragem de propor um desconto e de vender a lata por 75€

Uma postura vergonhosa! Ainda mais por sermos clientes habituai, já pedimos várias vezes a mesma medicação que é até comparticipada pelo estado e tão importante e necessária para uma criança com uma Doença Rara!

Situação negligente por parte da Farmácia Torres de Odivelas que pretendo que seja esclarecida com os responsáveis.

Obrigada
Atenciosamente.