Farmácias Portuguesas

Farmácias Portuguesas - Recusa de venda de medicamento sob receita médica

Miguel Fonte
Miguel Fonte apresentou a reclamação
2 de agosto 2021
No balcão de atendimento apresentei a receita e foi-me dito que havia um genérico com o preço de 2,84€. A funcionária já com o medicamento na mão a tentar passá-lo no código de barras, disse-me que não poderia efectuar a venda. Referi várias vezes que estava com dores, e prontifiquei-me a pagar uma soma superior, a deixar a minha identificação, e a receber posteriormente o estorno. Continuou a negar-me a venda. Pedi para falar com o responsável ou com a directora técnica. Foi-me dito que ninguém responsável estava presente. Quando afirmei em tom bem alto que não era ético não me venderem o medicamento e que eram incompetentes, apareceu um senhor de mais idade, vindo de um gabinete, que me disse que só com receita médica, ao qual eu mostrei a receita que vai em anexo. Foi extremamente desagradável e continuou a negar-me a venda do medicamento.
Lamentável e pouco ético, sem mais comentários.
Data de ocorrência: 2 de agosto 2021
Miguel Fonte
14 de agosto 2021
Juridicamente o que se passou ė grave. Pode recusar-se a venda de um medicamento a um utente do SNS, portador de uma receita?
Foi-me negado a prestação de auxílio uma vez que referi várias vezes estar num estado debilitado, quase impedido de caminhar.
Pouca formação dos empregados com responsável ausente.