1.5

Farmácias Portuguesas - Péssimo atendimento

Renata Fernandes apresentou a reclamação
28 de dezembro 2015

Bom dia, exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma queixa de duas farmácias, sendo elas a Farmácia Silveira do Forum Sintra, e a Farmácia Leite Lacerda, LDA, inserida no Centro Comercial Colombo.
No passado dia 26 do mês corrente, desloquei-me à Farmácia Silveira no Forum SIntra, para aviar duas receitas com prescrição médica. Como os medicamentos tem um custo ainda elevado, e eu disponho de um seguro de saúde que me paga a medicação quando prescrita por um médico, pedi uma cópia da receita (como sempre fiz), e pedi para que a farmácia colocasse um carimbo na factura.
Para além de não me terem carimbado a factura, não me foi ainda fornecida a cópia da receita (e eu disponibilizei-me a pagar a mesma, se fosse necessário), sem qualquer tipo de explicação ou justificação.
Como os medicamentos da outra receita não estavam disponíveis, acabei por aviar os de uma receita apenas, e para a outra receita, desloquei-me no dia seguinte, dia 27, à Farmácia Leite Lacerda Lda, no Centro Comercial Colombo. Quando fui atendida, voltei a pedir o mesmo, uma cópia da receita e um carimbo na factura para fornecer à seguradora Multicare. A sra. farmacêutica ainda preencheu-me uma ficha de cliente, com muita simpatia. Mas, para além de não ter fornecido novamente a cópia da receita, colocou-me o NIF errado, quando tinha fornecido o mesmo três vezes. O Talão deste veio carimbado e assinado, mas não percebo como é que colocaram-me o NIF erradamente, sendo que o mesmo é o 207607761, e não o número 285794531, que nem sequer sei a quem pertence.

Tentei ligar para ambas farmácias, mas não obtive qualquer sucesso nas respostas. Porque eu não resido a "dois passos" de uma das farmácias, e não quero desperdiçar mais o meu tempo, sem ter a certeza que o meu problema é resolvido.
Portanto, eu exijo, que me seja tudo dado CORRECTAMENTE. Porque estou no meu direito, e sempre pedi as cópias das receitas e nunca mas nunca tinha sucedido esta situação, e ainda por cima durante dois dias seguidos, o que é no mínimo estranho. e Exijo que o NIF da Factura da Farmácia do Centro Comercial Colombo, datada de 27/12/2015 (ou seja, de ontem), seja correctamente colocado, porque também preciso do mesmo para o IRS, certo?

Seguem em anexo ambas facturas, e os guias de tratamento das receitas em questão.

Vou ainda apresentar uma queixa no Portal da Queixa, para as Farmácias Portuguesas e ainda para cada uma das farmácias em questão.

Exijo uma solução rápida, senão activo outros meios de resolver este mesmo problema.

Melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 28 de dezembro 2015
30 de dezembro 2015
Exma. Senhora Renata Fernandes,

Acusamos a receção da sua reclamação, apresentada no dia 28-12-2015, sobre o atendimento prestado nas duas Farmácias identificadas e que mereceu a nossa análise cuidada.

Não obstante a nossa preocupação em promover níveis de serviço de excelência das Farmácias Portuguesas, que naturalmente se reflete, em particular, na satisfação que é evidenciada pelo atendimento prestado, julgamos que o eventual desagravo da situação que descreve poderá tão-só ser conseguido com a intervenção direta das próprias Farmácias visadas. Neste sentido, tomamos boa nota de que V. Exa. dirigiu também a sua reclamação às Farmácias aqui em causa.

Assim, não havendo alguma diligência útil que V. Exa. entenda que possamos promover dentro dos limites do nosso âmbito de atuação, ficamos na expetativa da resposta e resolução adequadas, pelas referidas Farmácias, que permita ultrapassar a situação que trouxe também ao nosso conhecimento.

Continuamos entretanto ao seu dispor.

Com os nossos cumprimentos,
29 de janeiro 2016
Exmos. Senhores,

Após uma extensa troca de e-mails com a Farmácias Portuguesas, venho por este meio informar que recebi todos os documentos solicitados por mim, para a minha morada.

Mais informo que ontem desloquei-me a outra farmácia (Cavaca, na Amadora), onde fui aviar uma receita médica. A farmacêutica em questão foi extremamente prestável, e forneceu-me a cópia da receita médica, e informou-me que é o dever da farmácia fazer a cópia da receita, e que a farmácia é que tem de colocar tudo de maneira correcta (desde NIF, assinaturas, carimbos), de modo a ir o mais completo possível para a seguradora.

Peço é que no Futuro, ambas farmácias tenham mais atenção aos pedidos.

Obrigada à Farmácias Portuguesas pela resolução do problema.