16.0
FEDEX CORPORATION

FedEx - Taxas de desalfandegamento

Emanuel apresentou a reclamação
27 de março 2019
Fiz uma compra online no site ebay de uns óculos de sol que vieram dos Estados Unidos e foi entregue à Alfandega.
Ligaram para pedir os meus dados para o desalfandegamento e eu dei.
Passado uns dias a encomenda chegou ao destinatário para pagar ao reembolso um valor muito superior ao dos óculos que encomendei, no qual eu recusei porque deveriam ter perguntado se era de acordo com o valor que tinha de pagar para o desalfandegamento.
Queria que me justificassem o porque não perguntarem se estava de acordo com o valor a pagar do desalfandegamento e também quer saber quais as soluções que tenho.

Comprimentos
Data de ocorrência: 27 de março 2019
FedEx
29 de março 2019
Caro Cliente,

Acusamos a receção da Vossa reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que já procedemos à abertura do respetivo processo de averiguação.
Contamos brevemente voltar ao contacto com V. Exa. de modo a prestar todos os esclarecimentos necessários ao encerramento da reclamação apresentada.
Estamos gratos pela Vossa aposta na FedEx/Rangel Expresso, e tudo iremos fazer para continuar a merecer a Vossa preferência.
M. Cumprimentos
Serviço de Apoio ao Cliente
FedEx
17 de abril 2019
Exmo. Sr.

No seguimento da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção, e após análise do processo, venho pelo presente esclarecer:
No dia 19-03-2019 deu entrada o envio, através da carta de porte nº 786006703516, na Alfândega do Aeroporto do Porto, proveniente dos Estados Unidos da América, com o valor declarado de 54,99 USD, sujeito ao pagamento de taxas alfandegárias, encargos de terminal e encargos administrativos.
Foi enviado e-mail, no dia 15-03-2019, pelo nosso colaborador Diogo Valente, a informar de todos os procedimentos e custos para o desalfandegamento do envio.
Todos os envios transportados pela FedEx, de um país que não pertença à Comunidade Europeia, conforme está previsto no Código Aduaneiro da União (CAU), são presentes à Alfândega e se o valor da mercadoria for superior a 22 euros, estão sujeitos à tributação de Iva, direitos aduaneiros e impressos. Por este serviço prestado no desalfandegamento do envio é cobrado pela FedEx/Rangel Expresso S.A. o valor 12,50€+Iva de Encargos Administrativos e 27,50€+Iva de Encargos de Terminal. Para a tributação das taxas aduaneiras, mesmo que seja aplicado um desconto pela empresa expedidora, são sempre declarados os valores reais das mercadorias.
Nos casos em que os importadores pretendem tratar diretamente do processo de desalfandegamento, ou nomeiam outros Declarantes/Despachantes para o efeito, a mercadoria não pode continuar no nosso Armazém autorizado, tendo que ser transferida para os Armazéns da Portway – no Aeroporto do Porto. Essa transferência de mercadoria, a qual nos é imposta e não de nossa iniciativa, tem custos que não estão cobertos pelo valor de transporte/frete, liquidado pelo Expedidor. Para a efetuação da transferência, é necessário um funcionário, uma viatura e cerca de 1 hora para procedimentos administrativos e descarga., cujo custo é de Euros 35,00 + Iva.
Mais informo que o serviço pago ao fornecedor, aquando da compra do artigo, é referente somente a despesas de transporte, não estando incluído eventuais encargos do despachante pelo desalfandegamento da mercadoria e taxas aduaneiras (Iva e direitos aduaneiros).
Valor da mercadoria e transporte (Valor Aduaneiro): 83,92 EUR
IVA 23%: 27,44€
Sem mais de momento e na expectativa de termos esclarecido V. Exa., apresentamos os n/cumprimentos.
Serviço de Apoio ao cliente
19 de abril 2019
Obrigado pelo esclarecimento.

Eu tambem pedi quais as soluções que tinha.

Sem querer ofender niguem, foi a primeira e a ultima vez que usei o vosso serviço.Porque a Ctt fez um desalfandegamento por um valor bem mais baixo que esta situação e a compra que tinha feito era mais alta.
Por isso nao quero mais o vosso serviço e não aconselho a niguem.

Com os melhores comprimentos
Flavio Camarao
Emanuel avaliou a marca
22 de maio 2019

nao me resolveram o meu problema