Equipamentos e materiais de Saúde
  • geral@feiramedica.com

Feiramédica - Compra de meias de descanso

Adriana apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2020
No dia 05/02/2020 desloquei-me a este estabelecimento para adquirir umas meias de descanso. A funcionária perguntou-me a altura e o peso e disse-me com toda a certeza que o meu tamanho era o M, confiei e paguei 14.46€ pelas meias. Quando calçei as meias vi que elas ficavam pequenas, pois não sabem todas para cima. Dirigi-me à loja no dia 10/02/2020 para trocar as mesmas e foi-me negada a troca, mas no talão da compra diz que tenho 8 dias para trocar e quando comprei nada me foi dito que não trocavam meias. Fui atendida por outra funcionária e esta mediu-me a largura das pernas e constatou que eu precisava de um tamanho L. Uma vez que o erro foi do estabelecimento acho que deveriam assumir e trocar as meias porque pelas medidas que vocês se regulam não é certo, pois não somos todas iguais. Já à muito tempo que compro vários artigos neste estabelecimento e nunca me aconteceu o semelhante, estou desiludida com a empresa e quando tiver que comprar algum desses artigos vendidos nesta casa vou-me deslocar a outra empresa.
Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2020
Feiramédica
17 de fevereiro 2020

No seguimento da sua reclamação, a qual recebemos também através da reclamação escrita no livro de reclamações, vimos por este meio informar o seguinte:
- As referidas meias foram fornecidas com base na tabela de peso e altura apresentadas pelo fabricante. Partindo do princípio que, os dados facultados , relativamente ao seu peso e altura, estão correctos, o tamanho foi escolhido mediante a tabela, presente na caixa da collant, com a sua presença e acompanhamento. A comparação de tamanhos poderia ser feita de duas formas, uma vez que a referida collant tem duas tabelas (peso e altura e medidas da perna). Mas, no horário em que se dirigiu ao n/estabelecimento para comprar a collant (perto das 17h), as medidas da perna já não seriam fiáveis, uma vez que a perna vai “inchando” ao longo do dia. De qualquer forma, qualquer uma das tabelas é valida e da responsabilidade do fabricante, não sendo obrigatório utilizar as duas para verificar o tamanho certo. Mais se informa que a maioria das marcas presentes no mercado, de meias de compressão de descanso, apenas disponibiliza a tabela de peso e altura. Informa-se ainda que, os nossos colaboradores, com base: no peso e altura; nas medidas da perna; no estado da perna; na hora do dia; na aceitação do cliente à compressão; na sua experiência e noutros factores, recomendam um tamanho, mas, a decisão é do cliente. Os nossos colaboradores alertam para o facto que a hora do dia pode influenciar as medições e que não é possível trocar um artigo desta natureza.
- Mais se informa que as medições feitas no dia da reclamação (10/02/2020) não são conclusivas, uma vez que as medições das diferentes zonas da perna indicam medidas diferentes.
- Tal como pode ver pela cópia da Fatura-Recibo que anexou, todas as nossas faturas são emitidas com a seguinte informação: “Fatura necessária p/troca ou reclamação em 8 dias, de produtos em bom estado e c/embalagem original. Não se efectuam trocas de meias de compressão…”. As nossas condições de venda, estão também afixadas em local visível, no nosso estabelecimento. Neste caso tratando-se de uma collant de descanso, enquadrada nas meias de compressão, e por isso não será possível efetuar a troca que solicita.
- Gostaria de salientar também que refere, na reclamação do livro de reclamações físico: “…cheguei a casa, vesti as meias…”, dando a entender que experimentou as meias no mesmo dia que as comprou, já no final o dia, e provavelmente com as pernas inchadas, ao contrario daquilo que é recomendado pelos nossos colaboradores: calçar de manhã, de preferência logo ao levantar, quando a perna está menos inchada, evitando assim o referido inchaço. Aconselhamos que experimente calçar as collants novamente, ao levantar.
Por ultimo, informamos que a sua reclamação foi encaminhada para a Autoridade Competente (ASAE).
17 de fevereiro 2020
No livro de reclamações não consegui escrever tudo o que gostaria e então tentei abreviar o mais possível acabando por não me explicar bem, mas o que anexei junto da reclamação que enviei para a ASAE vai bem explícito e esclarecido pelo meu advogado. E ao contrário do que os senhores dizem, eu calçei as meias no dia seguinte, pelas 08:30 quando me levantei. Mais uma vez digo que não fui avisada por nenhuma colaboradora vossa que não era possível trocar meias e no talão vem descrito meias de compressão e não meias de descanso, para isso têm que ser mais explícitos nos seus recibos/ faturas. Não é pelo valor das meias que reclamo mas sim pela falta de respeito e consideração que têm pelos vossos clientes, pois sabem perfeitamente que essa tabela é meramente informativa e que pode não corresponder à realidade e continuam a usá-la para induzir em erro as pessoas e faturarem mais. Porque as meias não vão servir ao cliente e como vocês não trocam, este tem que comprar outras do tamanho certo. É lamentável toda esta situação por causa de umas meias de descanso, que ainda por cima não são uma peça íntima. Vocês permitem trocas de artigos bem piores como é o caso de cintas de pós-operatório de abdominoplastias, que as pessoas vestem aí no vosso estabelecimento e que estão em contacto com toda a pele da pessoa e com o pênis ou a vagina, porque essas cintas têm que ser usadas mesmo assim e vocês isso permitem a troca e até mesmo as pessoas experimentam aí e nem sequer compram e vai outra pessoa que tem as mesmas medidas e veste a mesma cinta da pessoa anterior. Sinceramente não faz sentido. Vou ficar com umas meias que não posso utilizar devido à falta do vosso profissionalismo. Mais uma vez demonstro o meu desagrado pelo vosso estabelecimento e espero que ninguém seja "burro/a" como eu ao ponto de vos comprar esse tipo de artigos.
Feiramédica
28 de fevereiro 2020
Tal como referido na resposta anterior, todas as nossas faturas são emitidas com a seguinte informação: “Fatura necessária p/troca ou reclamação em 8 dias, de produtos em bom estado e c/embalagem original. Não se efetuam trocas de meias de compressão…”. As nossas condições de venda, estão também afixadas em local visível, no nosso estabelecimento.
Meias de compressão englobam meias de compressão leve, como as meias de descanso, e meias de compressão mais forte, como as meias elásticas.
A possibilidade de troca, de qualquer produto adquirido em estabelecimentos físicos é uma opção dos comerciantes, que pode ser condicionada, desde que devidamente exposta. Neste produto em específico, a posição tomada baseia-se na questão da higiene e na fragilidade do produto.
Relativamente ao exemplo que deu, relativamente a cintas pós parto e de abdominoplastia, informamos que não é suposto que experimentem as mesmas sem roupa interior, assim como não é suposto que se experimente "roupa" sem roupa interior. No entanto, não podemos controlar o que o cliente faz dentro do nosso provador, assim como ninguém controla o que um cliente faz dentro de um provador de roupa. Experimentar não é usar, e ainda que necessite de usar a cinta diretamente, sem roupa interior, não necessita provar/experimentar da mesma forma. No entanto, a sua observação vai ser analisada, no sentido de perceber se este produto deve fazer parte das exceções às trocas.
Por fim gostaria de lembrar que a Feiramedica foi fundada em 1996 e conta com vários clientes frequentes, que inclusivamente compram meias e estão satisfeitos com o nosso atendimento.
Lamentamos a sua insatisfação, mas apenas fazemos cumprir as nossas condições de venda, que são iguais para todos os clientes.