10.9

Fertagus - Cobrança de coima

Fernando Dantas Castellar
Fernando Castellar apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2020
Venho por meio desta mensagem apresentar a minha defesa referente à contraordenação nos transportes coletivos de passageiros número 22591 que me foi aplicada no dia 19/02/2020, às 12:06, pelos agentes de fiscalização Sra. (*) (número de funcionário 120418) e Sr. (**) (número de funcionário 128601). No caso, fui abordado pelos funcionários acima após embarcar na estação Entrecampos, com destino à Coina, sendo que meu ponto de desembarque era a estação de Campolide. Foi-me pedido o passe válido e lhes entreguei o meu cartão Lisboa VIVA Navegante Metropolitano válido para o mês de Fevereiro. Entretanto, ao realizarem a abordagem, disseram-me que o cartão não havia sido validado em um dos postos de validação da empresa Fertagus, mas sim em um posto eletrônico de validação da empresa Comboios Portugal (CP), o que resultou em uma aplicação de contraordenação que resultaria no pagamento de uma coima. Por tratar-se de um exemplo claro de equívoco em que não houve intenção expressa de burlar o sistema por minha parte, como possuo o título de transportes válido, perguntei à Sra. (*) se eu poderia realizar a validação do título de transporte na estação seguinte no posto de validação da Fertagus, o que me foi negado. Dada esta negativa, argumentei também com a Sra. (*) sobre a minha falta de conhecimento em respeito à validação do título de transporte em pontos eletrônicos específicos, uma vez que os postos eletrônicos de validação de ambas as empresas se encontram lado a lado na mesma plataforma de embarque. Tampouco tinha o conhecimento de que a validação equivocada do titulo de transporte era passível de uma contraordenação do sistema sob subsequente pena de multa. Para além disso, não há indicação expressa em nenhum sítio da estação de que há postos eletrônicos específicos para a validação do passe quando o usuário vai embarcar em um comboio operado pela empresa Fertagus ou pela empresa CP (de facto, mal se consegue ver que o posto de validação eletrônico da empresa CP pertence a esta empresa). A Sra. (*) sugeriu-me entrar com um pedido de defesa junto à Fertagus, o que estou a realizar nesta mensagem.
Levando-se em consideração que: 1) sou portador de título de transportes válidos na categoria Navegante Metropolitano Lisboa VIVA válido pelo mês de Fevereiro de 2020; 2) foi solicitada, de minha parte, a oportunidade de validar o título de transportes válido na estação seguinte no posto de validação correcto, o que foi negada pela Sra. (*); 3) realizei a validação do título de transporte em um posto de registo eletrônico presente na plataforma, sendo esta validação realizada de maneira equivocada em virtude da falta de indicação expressa de que aquele ponto eletrônico, de facto, pertencia à empresa CP; e 4) em virtude dos itens 1), 2), e 3) não foi minha intenção burlar do sistema, mas apenas equivoquei-me na hora da validação do título de transporte válido, venho por meio de este documento pedir o cancelamento da contraordenação que me foi aplicada, bem como o pagamento da coima que lhe é referente.
Agradeço a atenção e rogo por uma resposta o mais brevemente possível.
Fernando Castellar
Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2020