9.9

Tiago Louro
Tiago Louro apresentou a reclamação
19 de junho 2019
Boa noite.
A minha esposa sofre, infelizmente, de ataques de pânico que se despoletam com frequência em ambientes em que se sente sufocada ou incapaz de "fugir".
Ora esta situação tem-se manifestado diariamente face às sobre lotações constantes que se agravam ainda mais com a supressão de carruagens como aconteceu hoje pelas 7h50, hora em que por norma circula um comboio com 8 carruagens - sempre sobrelotado - mas que circulou com apenas 4.
Para quem sabe o que é um ataque de pânico não é difícil explicar qual é a sensação de viagem encurralada num lata de sardinhas, passo a expressão, mas para os demais é resumidamente uma sensação incontrolável como se o mundo fosse acabar logo ali, com essa sensação e a ansiedade resultante e face à incapacidade de conseguir apanhar um pouco de ar que permita reconcentrar energias, acontecem por vezes desfalecimentos... Mas não é o tormento da viagem, o sofrimento antes de sequer chegar ao comboio sabendo o estado de sítio em que se encontra a Fertagus e o abalo que se extende durante o resto do dia após esta experiência traumática (os que passam por ela sabem do que falo).
Feita a introdução, quero deixar a minha reclamação face à constante sobrelotação das carruagens, às constantes supressões de carruagens que agravam ainda mais esta situação.
Era sustentável quando acontecia pontualmente, quando era possível ir num outro horário que fosse menos lotado - agora vão todos - mas agora é completamente impossível, perguntou-me como uma grávida pode sequer considerar viajar na Fertagus? Não nos esqueçamos que o ser humano não é propriamente um exemplo de compaixão, ainda mais quando vê alguém que sofre de algo que não compreende.
O que tencionam fazer para resolver este problema? Urge a necessidade de mais carruagens... De mais horários... Não de menos cadeiras.
Se existe uma lotação máxima, porque não é controlada? Não existe um perigo associado a sobrelotação? Os problemas burocráticos que enfrentam não justificam tudo, entendo que não seja possível lugares sentados para todos, mas permitir que um comboio circule nas condições que têm circulado não é só negligente, demonstra uma total falta de consideração pelos seus utentes.
Data de ocorrência: 19 de junho 2019
Ver perfil de
20 de junho 2019

Compreendo inteiramente a sua explicação. Por certo é necessário entender-se o sofrimento causado por um ataque de pânico, principalmente nas condições que refre, para se dar valor à sua reclamação.

Infelizmente será uma situação que se tenderá a prolongar.